Por: André Tavares:
Na matéria de hoje, venho com uma responsabilidade muito grande que é a de trazer para você leitor, manos e grupos pioneiros no rap nacional, que serviram de porta de entrada e também muita resistência para que possamos até hoje levantarmos e glorificarmos nosso movimento. Assim como em outros artigos que escrevo, peço total licença e desculpas se por um acaso vir a esquecer de alguém ou de algum grupo, pois como todos sabem, nossa corrente é muito grande e com uma história de tamanha preciosidade e respeito.
Venho humildemente lhes apresentar 10 grupos que marcaram geração dentro do rap. e que marcam até hoje para os apreciadores do rap nacional, e também deixar meu sincero respeito e apreço por toda essa galera que citarei a seguir. Ai vai meu forte abraço para Mt Bronks; Balinhas do Rap; Radicais do Peso; Racionais Mc’s; Dj Urso & Doctor Billy; Doctors Mc’s; Os Metralhas; Mc Jack; Dj Raffa & Os Magrelos; Jr. Blaw; Rap Sensation; Crazy Crew; A Furia; Mr. Theo; Balanço Negro; Mc Ira; Rap Girls; Electric Boogies; Bombetas Mágicas; MRN; Redenção Rap; Fatos Reais; RPW; Consciência Humana; Pivete & Branco, e pra todos que contribuem sem exceção, só tenho a dizer uma coisa. Muito obrigado por tudo que fizeram por nossa cultura.
Em um bate papo casual com meu grande amigo Grandmaster Fish, do grupo Geração Rap, descobri curiosidades sobre o inicio de sua trajetória, e fiz questão de registra la e compartilhar com todos vocês o inicio de um dos grandes nomes do rap nacional que deixou e ainda deixa sua marca dentro do hip hop. Curtam abaixo este depoimento em escrito deixado pelo nosso mestre, e em especial e primeira mão para os leitores do Rapforte.
Grandmasterfish – “ Opa! Tudo começou em 1986 … reuniões aos sábados a tarde para curtir um som na casa do Gilson ” Big Flea”. Sempre moramos na mesma rua, eu, Big Flea, M.C. Eddie e mais alguns outros amigos.
O nome Geração Rap é meu…, e em 1988 gravamos o 1° disco na coletânea Ritmo Quente da Kaskatas …com a música – “Cuidado” (Fish e Big Flea) ou seja a 1° formação.
Em 1990 Big Flea sai, e vai tentar uma carreira solo paralela há uma conversão ao Evangelho. M.C. Eddie entra em seu lugar… e ainda em 1990 gravamos o 2° disco a coletânea Rap Ataca também da Kaskatas com a música Armas.
O 1° Álbum solo vem em 1992 “o futuro esta em suas mãos ” pela tnt records ( Grandmaster Fish, M.C. Eddie & DJ ALPISTE). Em 1994 Dj Alpiste se converte ao evangelho e em seu lugar entra o DJ Izzy e nesse mesmo ano lançamos o 2° álbum solo “O show deve continuar “.
De 95 pra cá vários trabalhos paralelos, carreira solo, participações, projetos e até que em 2019 fiz o álbum “The Factory” com Dj Alpiste. São 19 faixas absolutamente inéditas nenhuma regravação, Eddie e Big Flea se juntaram e fizeram um ótimo Ep “Eddie e Big Flea” (Geração Rap ) Resumidamente taí a sua história contada por quem a construiu!”
Depois deste registro histórico, pegarei o ensejo e mostrarei para você leitor, dois sons da pesada do grupo Geração Rap e mais 09 grupos que tocaram muito nas festas e rádios de São Paulo durante todo o final dos anos 80 e na década de 90 inteira. Sintam se a vontade para viajar comigo neste voo musical de clássicas do nosso rap nacional. Fiquem todos com Deus, e até uma próxima.
Geração Rap – Armas:
Geração Rap – Pirulito:
Thaíde & Dj Hum – Corpo Fechado:
Thaíde & Dj Hum – Soul do Hip Hop:
Duck Jam & A Nação Hip Hop – Colarinho Branco:
Duck Jam & A Nação Hip Hop – Coisas de Brasil:
Pepeu – Nomes de Meninas:
Pepeu – P de Pepeu:
Black Juniors – Quero Ver Você Mexer:
Black Juniors – Mas que linda estás:
Mister – Melô da Chic:
The Dynamic Duo – Ritmo Marcante:
Ndee Naldinho – Lagartixa:
Ndee Naldinho – E essa mulher, de quem é:
Filosofia de Rua – Se O Mundo Inteiro pudesse me ouvir:
Comando DMC – Tributo ao Presidente: