Caxanga-Pro entrega a excelência visual e sonora da favela em “Facada Entre Os Dedos”

Reprodução/Youtube

A produtora da favela Para Pedro (RJ) Caxanga-Pro mostra em sua nova música “Facada Entre os Dedos” que na selva de pedra tem luta, conquistas e muita arte.

Certamente a produtora Caxanga-Pro vem em um ritmo frenético nesses últimos meses do ano. A produtora carioca com base na favela Para Pedro (Zona norte do RJ) tem intensificado as produções entre os artistas da comunidade. Além disso juntamente com o grupo Cultura Parapedrense composto por Americano, Victor Tavares, Nash e 2N a Caxanga chega com novos projetos no cenário.

Facada Entre os Dedos

Hoje (22/8) a produtora lançou sua mais nova música “Facada Entre os Dedos” com direito a um videoclipe impecável. A Caxanga-Pro une o aniverariante do dia Americano á Jorjão, 2N, Victor Tavares e Analucinogena para mais uma obra de cria. A música totalmente “fora da margem e fora da lei” como diz o próprio Americano é acima de tudo um grito diretamente da selva de pedra.

Confira o videoclipe da música “Facada Entre os Dedos”:

A música reúne os 4 artistas do Para Pedro para fazer oque eles sabem de melhor nessa vida, rimar muito. Em um beat free naquela pegada mais under possível o quarteto alinha as ideias e entrega a excelência musical e visual (ela mesma) de quem tem muito a dizer. “Facada Entre os Dedos” é certamente a música que o mundo precisa sentir, há dor em quem luta e há esperança em quem se dispõe a lutar.

O nome da música é bem sugestivo ao que significa viver em um lugar tão cheio de conflitos como é o Para Pedro. O risco cotidiano da selva de Pedra sem sombra de dúvidas é muito responsável pelas rimas afiadas e sujas no melhor dos sentidos. Entretanto existe algo maior que os conflitos diários e que é destaque em “Facada Entre os Dedos“, os novos Reis do Para Pedro.

Rimas Entre as Vielas

Como o Americano bem diz “a faca hoje são os dedos” e já que estamos falando de coisas afiadas nada mais justo que falar da rima do aniversariante do dia. Acima de tudo a atitude entregue pelo rapper que contraria as estatísticas completando 25 anos é a chave desse som. Cultura da quebrada, desconstruindo e construindo novas mentes, é assim que o Americano sabe que tá de parabéns.

Reprodução/YouTube

Na sequência Victor Tavares entra nesse beat desrespeitoso pra tecer algumas palavras dignas de total atenção. Oque dizer de alguém que mesmo sabendo que a realidade é uma guerra comprada faz questão de implorar por paz em suas linhas. Resistência do Victor, que aliás não é de hoje pois há alguns meses construiu o “Guias de Dentro pra Fora” só pra não morrer engasgado.

Jorjão chega inconfundível e incomparável com sua letra bem cadenciada mostrando pra que veio. O artista carioca entrega toda sua autentica atitude nos seus versos em “Facada Entre os Dedos”, além disso as visões de futuro foram atualizadas. Você pode até não gostar do Jorjão e da sua rima em direção ao progresso, mas a pergunta que fica é “Tu parou aonde?”.

Reprodução/YouTube

Fechando com ‘chave de ouro’ a música temos esse que certamente é um dos MCs mais certeiros do estado, 2N. Acostumado a encerrar as faixas colaborativas acho que agora entendo o porque dele ser o último a rimar e também o possível porquê do 2 antes do N. No fim do som ou você fica pensativo ou a música te instiga a agir, o 2N consegue fazer os dois com sua rima, 2 em 1 nesses dias de luta e dias de glória. Acima de tudo fortalecendo o mental de quem ouve, pela arte de rua e pelo Para Pedro… Senhoras e senhores, 2N.

Beleza entre Imagens & Efeitos (Analucinogenana)

No entanto existe um outro ponto especial pra que a mensagem seja passada, o videoclipe impecável com direção do Victor e a Co-direção do Americano. O clipe gravado no ponto de cultura do Para Pedro beirando a Arena da um novo ar ao trabalho já especial.

Boa parte desse trabalho sensacional merece ser creditado a Analucinogena que é quem assina a produção de efeitos visuais. A difícil tarefa de dar vida a imagem foi certamente cumprida pela artista carioca que deu um ar muito dinâmico a toda mensagem. Ela não só capturou com excelência todas as questões dissertadas no som como ritmou o videoclipe com a sonoridade alegre do beat. Os artistas reunidos na quadra de basquete com uma estética visual nostálgica, espontnea e moderna fazem desses efeitos literalmente um feat.

“Facada Entre os Dedos” é em sua essência não só um grito de liberdade como um amostra do que a favela é capaz de produzir mesmo em meio ao caos.