Conversamos mais uma vez com o rapper de Porto Alegre que lança agora seu segundo single, mantendo a pegada ácida com direto a “Mário Frias rebolando” e “Open Cloroquina”.
O pessoal que acompanha o Portal Rap Forte tomou conhecimento que o bem humorado rapper Blanca, artista de Porto Alegre, estreou recentemente no cenário com o single “Eu Só Quero Voar” que foi destaque em alguns dos principais veículos de rap nacional. “Eu Só Quero Voar” é um boom bap também na levada do Soul, com produção do Tixaman e participação do cantor Hugo Rafael, vocalista do grupo de pagode Sambô.
Agora o estreante mostra de vez suas credencias, e também a forma que vai abordar temas atuais, em “Festa Clandestina” assim como o título sugere, Blanca critica as festas clandestinas que estão acontecendo agora mesmo em um período em que devia ser mantido o isolamento social. Apesar de alguns locais já terem liberado eventos com restrições, Blanca discorda e diz que “Sem teste é fácil, isso aí é ganância. Se normalmente já não fiscaliza e estoura o número de pessoas, por qual razão vai respeitar agora? É tudo clandestina tio. Tá morrendo mais de 150 mil e eles tão contando dinheiro.“
O single em destaque hoje, “Festa Clandestina” está disponível em todas as plataformas digitais e foi produzido por Gean Brasil. Nos comentários de algumas prévias que foram publicadas nas redes sociais o trampo foi bastante elogiado e alguns internautas chegaram a fazer comparações de que no som Blanca lembra os bons tempos do rap de mensagem com Gabriel Pensador. Nas devidas proporções é de se concordar, porém vamos ter a oportunidade de acompanhar a evolução dos próximos trabalhos de Blanca em breve, já que o rapper nos conta que prepara um álbum para os próximos meses.
Em “Festa Clandestina” Blanca não mede palavras e manda um papo reto, num clipe que traz imagens, manchetes e notícias que denunciam festas clandestinas e até mesmo stories de casos emblemáticos de pessoas famosas que ficaram marcadas por darem festas e desrespeitar o isolamento.
Confira abaixo o clipe de “Festa Clandestina” disponível no Youtube:
Ouça “Festa Clandestina” também no Spotify:
Confira abaixo a entrevista completa com o artista Blanca:
Rap Forte: Blanca, você lançou “Eu Só Quero Voar”, que é uma música bem crítica, agora tá chegando com uma crítica altamente contextual em “Festa Clandestina”, poderíamos afirmar que seu rap vai ser sempre crítico?
Blanca: “Bom pessoal, primeiramente muito obrigado pelo espaço, sempre bom contar com a família Rap Forte pra levar a mensagem, satisfação ao Pablo e a todos os envolvidos. Então, pô acho que sim cara! Sempre é meio forte tá ligado. Mas é uma responsa que eu carrego tá ligado? Já disse aqui e repito, sou branco cara, meu lugar aqui é por empatia e profunda admiração por essa luta, tá ligado? Que é a base de uma democracia pra mim, saca? Então, pô. No mínimo eu tenho que questionar e gerar reflexão, provocar pensamento e somar. Acho que nunca pode somar só pro meu ego a parada, tá ligado? Meu ego tem que ser inspiração pro bagulho ficar sinistro. Mas assim, o bagulho sempre tem a essência do Soul, tá ligado? Então sempre tem um swing. E posso adiantar que no meu álbum que lança em novembro, vai ter até funk com crítica, love song com crítica. Pois nesses tempos atuais, é mais que necessário, tá ligado? Acho que é o papel crucial do artista, provocar o progresso e diminuir o volume dessa minoria barulhenta. Que seja estourando o nosso boom bap na face deles, tio.”
Rap Forte: O single “Festa Clandestina” tem imagens de diversos eventos que ocorreram no período de isolamento, agora algumas cidades como São Paulo, liberaram eventos com restrições, você acredita que a crítica ainda é válida?
Blanca: “Muito! Acho que não só eu, acho que tem mais de 150 mil famílias que concordam comigo. Digo de cunho factual, tenho amigos bem próximos que são médicos e estão atuando na luta. Eles me afirmaram que só testa quem é internado, saca? Aí fica simples de justificar números viáveis entende? Tão passando o pano e sobra sempre pro povo! Sem teste é fácil, isso aí é ganância, tá ligado? Se normalmente já não fiscaliza e estoura o número de pessoas, por qual razão vai respeitar agora? É tudo clandestina tio! Tá morrendo mais de 150 mil aí que eles tão contando, tá ligado? Pensa bem tio! Foda que o Brasil é um país conservador e que difícilmente questiona os interesses do sistema. “Se a lei diz, tá certo!”, mas em tempos que o fascismo está sob o controle, e sempre na verdade, é preciso ter base factual para analisar os interesses. Acha que eu tô viajando? Pesquisa aí “número de mortes por síndrome respiratória”, quando não testa vira síndrome respiratória, já vimos no “Tropa de Elite”, “Morreu na praia é afogamento”. O Brasil é um país que a elite manda. E tem uma parte da elite que ganha grana fazendo evento, tá ligado? Nem digo os donos do clube, mas tudo que eles giram entende? E o jeitinho brasileiro foi dado. Mas o bagulho é fator exponencial saca? O caos tá instaurado, pois tem bilionário que não consegue ver um país tropical sem faturar dinheiro no verão. Afinal, o que são vidas para essa galera? Então sim irmão. Tá tudo clandestino, saca? Tanto que alguns estados não passaram esse pano. Provavelmente estados com menos recurso, não pense que é pelas vidas não.“
Rap Forte: O que você acha que deveria ser feito?
Blanca: “Agora os liberais ficam loucos! O ESTADO TEM QUE AGIR! Até nos EUA agiu! Aqui tão dando 600 conto, tá ligado? Convido vocês a darem um google, digita lá “Custo de vida no Brasil”, bom eu digitei e tá ligado que segundo a Expatistan, o custo de vida para uma família de quatro pessoas viver com acesso a comida, cultura, lazer e saúde, é de mais de 10 mil reais! Daí o “presidente” vai lá fora e mente na cara dura, tá ligado? Sem contar toda a desinformação e desserviço que fica até óbvio de falar que ele promove. Irmão, a resposta é básica e já foi dita mil vezes! Taxa a porra dos bancos! Os cara lucram mais de 30 bi ano! LUCRAM! A Unilever fatura em média 30 bi! FATURA! COM PRODUTOS NO MUNDO TODO! OS CARAS LUCRAM MAIS DE 30 BI! UM BANCO! ROUBANDO DO NOSSO DINHEIRO! COM TAXAS E JUROS ABUSIVOS! ESTOCANDO DINHEIRO SE APROVEITANDO DO DESESPERO DA NOSSA GENTE! QUE SE ENDIVIDA PARA PAGAR AS DÍVIDAS QUE A OPRESSÃO OS PROPORCIONA! A CONTA NÃO FECHA, TÁ LIGADO? Taxem os malditos bancos, botem grana na mão da galera, manda ficar em casa os setores que tem como, faz lockdown, isola em uma região os contaminados, como foi feito na Nova Zelândia, tá ligado? Faz essa organização pelos municípios, de baixo pra cima. O estado tem que agir. O problema é que colocaram um liberal conservador no poder. E esse paradoxo tá refletindo no cú do povo meu irmão!”
Rap Forte: E seu álbum, fale mais um pouco o que podemos esperar.
Blanca: “Cara! Meu álbum tem bastante crítica, bastante boom bap, bastante levada Soul, tem crítica ao padrão, a alienação da massa, ao machismo, ao conservadorismo, aos pastores pilantras que usurpam os fiéis, ao desmatamento, obviamente ao racismo, homofobia, a todas essas escrotidões! Faço questão de levantar a discussão e dar o papo reto! O processo foi bem desafiador pois produzimos tudo com todos os cuidados, Gean fez tudo do quarto dele, eu fui gravar com tudo higienizado, equipe reduzida, só tirava a máscara quando tava sozinho na cabine. Os clipes todos com roteiro adaptado pro contexto, mínima estrutura, tudo enxuto, saca? Não dá pra ser hipócrita, tá ligado? E a gente acredita que tá mais que na hora de dar esse papo e provocar a reflexão. Afinal, essa luta é o propósito! Nós gosta de boom bap e dá o papo que tem que dar. Se discorda cola mais, nós discute no respeito, na moral! De forma democrática, tá ligado? Pois é isso, prego pelo progresso, saca? Acho que já é até pejorativo o termo politicamente correto, o papo é de avanço, bom senso entende? Não precisa ser careta! Só tem que ser irado, pois se é escroto não é irado. Enfim, pra saber mais no fim de novembro vai tá disponível pra geral! Satisfação! Máximo respeito Rap Forte!” a
Assista o vídeo clipe no IGTV do Blanca:
https://www.instagram.com/p/CGrBi23JJeK/