Melly foi o assunto da semana após vitória no Premio Multishow 2023
Não poderíamos falar desse evento no meio musical que tocou particularmente o rap, de uma forma que muitos não estavam esperando. Em uma lista para “Artista Revelação 2023” da premiação Multishow, Melly, ao lado de Kayblack e Veigh, saiu com o troféu da categoria.
Sem dúvida, o trap vem vivendo momentos históricos nos últimos anos. Ambos os nomes, de fato, têm trabalhos muito relevantes. Se reunirmos o Ep. ‘Contradições‘ e o álbum ‘Dos prédios (Deluxe)‘, certamente temos dois dos projetos mais elogiados e vistos de 2023 na cena do Trap.
Melly, por sua vez, foi categorizada por muitos como “desconhecida” (vale destacar que a artista acumula cerca de 200 mil ouvintes mensais no Spotify). Mas esta foi uma oportunidade perfeita para levantar um debate que deveria ser mais comum no meio musical: “números x qualidade”.
Sem querer ofender (mas já ofendendo): quem é Melly?
Foi com mensagens como “não desmerecendo” ou “com todo respeito”, que muitos foram atacar Melly na sua postagem de agradecimento. Entretanto, antes de julgar, que tal conhecer essa voz tão expressiva do nordeste?
Dona de uma musicalidade indomável, e adorável, Melly tem 22 anos e é do Salvador. Recentemente, ela foi um verdadeiro destaque após sua apresentação no Afropunk Bahia.
Ela vem de berço artístico, e confessou que quando era mais nova chegou a acompanhar o seu pai em shows. Melly, participou do Afropunk que houve no Brasil, e agradeceu imensamente pela oportunidade, que permitiu a ela, apresentar o que realmente tinha a oferecer.
Sem dúvida, ela é uma artista revelação, e que muitos de nós podemos nos aventurar a descobrir também! Afinal, como a própria artista enfatizou em sua última publicação no próximo ano ela tem um disco para mostrar!
Os números não batem: o que os artistas pensam disso?
É… realmente os números não batem, até porque se entrarmos no perfil do Veigh e clicarmos nos “9.347.502 ouvintes mensais” que ele tem exatamente agora, não vai tocar música.
Contudo, esse é o ponto chave que este evento levantou, pois, as pessoas (consumidoras de música) estão tão “algoritimizadas”, que acham estranho (musicalmente) algo que não tem milhões de visualizações.
Isso revela assombrosamente como as pessoas parecem estar ouvindo música com os olhos. Esse tweet, que recebeu destaque nos assuntos sobre “Melly“, aborda e expressa muito bem isso:
Algumas páginas do rap aproveitaram o momento para levantar a questão comparando os números de Veigh e Kayblack, mas o que os artistas, realmente na cena falaram sobre? Levantamos apenas alguns:
Don L, que vez ou outra expõe sua opinião acerca de situações no rap nacional, deixou claro a sua satisfação com a decisão dos jurados:
Para o artista, que destacou não conhecer o trabalho de Veigh e Melly, achou a premiação foi justa, uma vez que poderia não “fazer nenhuma diferença”. E errou? Sinceramente, vai ficar claro na própria fala do Veigh, em que ele parabeniza a campeã. Outro a se pronunciar, foi o DJ Mu540:
E claro, apontamos também abaixo a própria fala de Veigh, que notando o movimento na internet, foi deixar claro a sua felicidade com o resultado, destacando as suas verdadeiras conquistas esse ano:
No fim, fica uma grande reflexão, uma vez que gerou muita dúvida, e comentários afrontosos na internet. Felizmente, também há muitas mensagens de felicitações, e principalmente da parte dos artistas, que escutam além dos números.
Afinal, famosa ou não, a música de Melly é de uma qualidade inquestionável, e se você não a conhece, confira um de seus sucessos!