Cantora e compositora amazonense Elisa Maia é a convidada do podcast do Divercidade

Projeto, lançado em maio, tem o objetivo de dar voz aos artistas independentes brasileiros e está disponível nas plataformas de podcasts.

Divercidade, sua revista eletrônica de cultura. É essa a vinheta que dá início aos episódios do podcast do Divercidade, que foi lançado em maio deste ano, com a missão de dar voz aos artistas independentes brasileiros.

São cantores, compositores, músicos em geral, cineastas, videomakers, atores e atrizes, escritores, dançarinos, artistas que produzem com qualidade que se esforçam para para divulgar seus trabalhos com poucos recursos financeiros. Muitas vezes, estão em início de carreira e ainda não espaço nas mídias tradicionais.

De maio até agora, foram disponibilizados 10 episódios, com entrevistas com Mariana Degani, Gaê, Clarice Falcão, Ayrton Montarroyos, Caio Nunez, Renato Enoch, Thalles, Romero Ferro, Jabu Morales e, agora, a Elisa Maia.

Todos têm, em comum, carreiras promissoras e muita criatividade, que imprimem nas canções que compõem e produzem. Além da peculiaridade de utilizarem as redes sociais como forma de fazer seus trabalhos tornarem-se conhecidos por mais gente.

É um verdadeiro desafio, pois as redes sociais formam as bolhas em que se corre o risco de falar somente com um restrito número de pessoas, geralmente amigos, uma vez que o algoritmo das redes é feito para restringir o alcance, não para ampliar. Se quiser ampliar, é preciso pagar. O que queremos, com o podcast do Divercidade, é tentar quebrar essa barreira, fazendo com que mais pessoas possam ouvir a história de vida, o que pensam e conhecer as criações desses artistas promissores“, explica André Tomazela, jornalista e idealizador do projeto.

Episódio 10 com Elisa Maia – O episódio mais atual do podcast traz entrevista com a cantora, compositor e produtora musical amazonense, Elisa Maia, que acaba de lançar a música e o videoclipe “LUA PARA TANTAS FACES” nas plataformas digitais de música e no YouTube.

A faixa marca a estreia da cantora como produtora musical, em parceria com o amazonense Bruno Prestes. Além disso, traz participações especiais da baterista carioca Larissa Conforto, que assina atualmente como Àiyé, e do vocalista e pianista Ian Fonseca, da banda Supercolisor.

Na letra, a artista revela estranheza com os tempos atuais e fala sobre tentar escapar de desconfortos já instalados pela manhã, para, em seguida, decretar “ou muda a vibe ou muda a atmosfera“.

 

Somando quase 5 minutos “Lua Pra Tantas Faces’ segue um clima anos 90, aliando guitarras pesadas e sujas à vocais com influência R&B, costurados por programações eletrônicas que remontam drum’n’bas e bases de reggae. O resultado é um som muito gostoso de ouvir.

O videoclipe foi gravado em uma casa recém-construída no terreno da família na periferia de Manaus e traz a participação mais do que especial do pai da cantora, já falecido, o seu Baiano, como apoio durante as filmagens.

Denso, etéreo e transformador, o projeto audiovisual teve direção de Victor Kaleb, fotografia de Robert Coelho e concepção de arte e figurino por Anália Nogueira. Samya Carvalho assina a montagem e Marcelo Rodriguez a correção de cor. Confira o clipe:

O episódio está disponível no Spotify, na Deezer, Google e Apple Podcasts, além de outras plataformas.

Divercidade – O podcast é um braço do site de mesmo nome (http://www.divercidade.org), que existe desde março de 2011 com a mesma missão, a de dar voz aos artistas independentes do Brasil. Para saber mais, é possível acompanhar as novidades no instagram @divercidadesite.

Para mais informações:
André Tomazela – jornalista
andre.tomazela@divercidade.org
(11) 96846.8668
www.divercidade.org