Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O rapper Dexter foi alvo de racismo na internet, autor dos ataques pede desculpas.

Dexter foi alvo de racismo na internet.

Uma das lendas do rap nacional, Dexter 8° Anjo foi alvo de racismo em uma das últimas publicações em seu perfil do Instagram na segunda feira (15). Dexter divulgou as ofensas em seu perfil e algumas horas depois o responsável pelos ataques foi identificado. A equipe do rapper publicou também um áudio no IGTV com o pedido de desculpa do autor dos crimes de ódio.

Dexter ainda revelou que contou com o suporte e a orientação de Mano Brown para tomar todas as medidas cabíveis.

Dexter, sempre foi um ativista social, seja nas músicas ou nas ruas o rapper está integralmente envolvido no combate a todo tipo de discriminação. Assim como Mano Brown, Thaíde, Big da Godoy e Ylsao, Dexter junto a cúpula do rap nacional esteve presente por exemplo nas manifestações antirracista e antifascista que ocorreram em São Paulo, na primeira semana do mês de Junho, onde defenderam a igualdade racial, levando em consideração os recentes casos de abuso policial contra negros.

Resistência do rap presente!

Foi exatamente em uma publicação que Dexter denunciava agressões policiais, que um usuário do Instagram cometeu a injúria racial.

O usuário menor de idade havia comentado na publicação do rapper de forma extremamente racista a seguinte frase “Racismo sempre existiu, macaco do caralho”. Esse comentário gerou  uma grande revolta em Dexter e seus seguidores. O oitavo anjo então expôs os comentários e indicou que estaria denunciando os crimes praticados na rede social.

“ACHOU QUE IA PASSAR BATIDO NÉ SEU VERME?
VAI SEGURANDO E SAIBA QUE É SÓ O COMEÇO.” Disse Dexter.

Entenda o caso, começando pela identificação e denuncia do autor:

https://www.instagram.com/p/CBcKlrThvVZ/

Confira a nota na íntegra:

“Inicialmente, o RAPPER DEXTER se solidariza com as famílias que sofrem racismo diários, e afirma que não deixará passar despercebido as atitudes racistas, ameaçadoras e injuriosas recebidas no início da noite do dia 14/06/2020, pela pessoa intitulada no Instagram de _eaerafael . Que num comentário ao POST chamou o RAPPER DEXTER de MACACO e no direct/privado continuou com outras ofensas e ameaças.

O hip-hop nacional, os movimentos sociais e periféricos estão engajados em extirpar da nossa sociedade toda forma de discriminação, razão pela qual em repúdio as atitudes criminosas, ofensivas, humilhantes e ameaçadoras, declaramos que as medidas judiciais e legais serão tomadas em conformidade com as Leis vigentes para o caso.
O motivo foi um vídeo alusivo ao ESPANCAMENTO DE UM RAPAZ pela polícia, a ideia e objetivo eram, e, é fazer uma reflexão sobre a importância do combate a todas as formas de discriminação, e preconceito, sobretudo a étnica, no comportamento ético e nas práticas policiais e governamentais do nosso Brasil que estão declaradamente direcionadas aos pobres, pretos e periféricos.

Embora não exista obrigatoriedade, dever moral, social, religioso ou legislação que obrigue um cidadão a gostar de outro cidadão, o respeito deve imperar em todas as suas formas, não se pode aceitar a discriminação religiosa, sexual ou de raça, é fundamental que a lei e, sobretudo, às organizações que a ela se submete, e as pessoas públicas, como é o caso do RAPPER DEXTER e tantos outros lutem diariamente e não permitam que o direito de um cidadão seja violado por outro, pelo simples fato da sua cor de pele ser diferente, ou opção religiosa e sexual.
Frisa-se que liberdade de expressão não é agir de forma racista, ameaçadora ou injuriosa, não se pode usar um direito para causar dano a coletividade ou para ferir a dignidade da pessoa humana. Inclusive, jamais chamar um cidadão de MACACO.

Neste termos a OITAVO ANJO PRODUÇÕES e o RAPPER DEXTER repudiam o comportamento racista de membros das redes sociais, que se utilizam desta ferramenta para agredir, discriminar, ofender e ameaçar a vida de pessoas.”

Algumas horas depois do fato ter sido exposto a equipe do rapper Dexter publicou um vídeo no IGTV  em que o autor das injurias foi identificado como menor de idade e residente no Rio de Janeiro, o mesmo gravou um áudio de aproximadamente um minuto pedindo desculpas pelas ofensas.

“Eu sou o cara que o atacou injustamente, sem pensar em porra nenhuma, com raiva, mas é isso, estou pedindo de coração desculpas pela merda que fiz, não só ao Dexter mas a todos que ofendi, eu ofendi uma raça inteira. Não é que eu quis B.O não, é que me arrependi mesmo pra caralh*.. é como ele disse pra mim, espero que isso seja exemplo pra muitos. Estou pedindo ai de coração para todos que ofendi.. Isso aqui ele me deu uma chance ainda, mas tem rapazeada que paga com a vida, muita gente morre… obrigado ai pelo Dexter por ter me dado essa oportunidade”. Disse o menor de idade.

Na legenda da publicação do pedido de desculpas Dexter disse os seguinte:

“E o ódio dele se transformou em que? Internet é terra de ninguém né? até ontem o bonitão ai também pensava assim, até batermos na porta dele bem ali no Rio de Janeiro… pode morar na conchinchina que nos chega. E que sirva de lição para uns outros ai… racistas não passarão…” publicou o rapper.

https://www.instagram.com/p/CBeU2pFlcAd/

“Judicialmente falando, o racismo praticado por ele não daria em nada. Infelizmente nada! Demoraríamos anos para obter em juízo “apenas” as mesmas desculpas registradas por ele no áudio (em respeito as leis do estatuto da criança e do adolescente que sim, deve ser respeitado, não podemos postar o vídeo). Ele tem apenas 15 anos e é triste ver para onde uma parte de nossa juventude está caminhando.

Agradeço o carinho de todxs vocês que estiveram lado a lado comigo nessa empreitada fazendo valer nossa voz e fazendo com que obtivéssemos êxito. @munizleo obrigado pela edição do vídeo. Obrigado também a minha esposa @andresapouseiro e aos queridos amigos @portelaadvogado , Dr. Jayme e ao Mano Brown pela colaboração e orientação para que injustiças e/ou infrações não fossem cometidas. Sigamos na luta família!
Que Deus nos abençoe grandemente e que os racistas entendam que já era! Que a sua violência contra nosso povo está com os dias contados. Paz pra nós e poder para o povo preto!!!” Concluiu Dexter.