O recente descontentamento de Matuê (relatado no Twitter) com algumas situações faz o rapper chegar em um ponto compartilhado por Kanye, Marechal e Rihanna.
Certamente o rapper de Fortaleza (Matuê) é hoje um dos nomes de mais expressivos no cenário do Rap nacional como um todo. O jovem artista de 27 anos vem construindo ao longo dos anos uma carreira muito impecável e segue carregando milhares de fãs por onde passa. Matuê depois do aclamado álbum “Máquina do Tempo” entregou sua coleção “Lugar Distânte” além do feat com Teto em “M4“.
Quer Voar
Depois de alguns meses sumido o rapper reaparece com a música “Quer Voar” recentemente lançada e que trás uma discussão importante. A nova música aparece junto com uma campanha de Matuê para incentivar a doação de sangue. Além disso toda a campanha respingou em outro debate mais especifico mas deixemos isso pra daqui a pouco.
Confira o videoclipe de “Quer Voar” disponível no YouTube da 30PRAUM:
Desabafo de Matuê
A música em si certamente está sendo muito bem recebida pelos fãs do rapper de Fortaleza, mas dias atrás a situação era de confusão. Desabafo com certeza é uma palavra que pode ser muito bem atribuída a música em conjunto com outras mais. No entanto o desabafo de Matuê em seu Twitter trás uma discussão sobre expectativa e responsabilidade no mínimo complicada.
Confira parte de uma série de postagens do rapper em seu Twitter:
Essa campanha de marketing do colar foi só uma forma da gente coletar os dados de milhares de pessoas pra gente promover a doação de sangue ? ninguém ia perder alma nenhuma só ia receber um e-mail dahora promovendo a doação nesse momento de COVID onde as doações estão em baixa
— matuê (@matue30) August 9, 2021
Essa perseguição toda me debilitou muito, vai fazer um mês que vou e volto de médico e hospital, meu corpo dói muito, quando eu acordo de amanhã é um tarefa quase impossível me levantar, desenvolvi vários quadros que nenhum médico consegue explicar. Minha saúde tá péssima
— matuê (@matue30) August 9, 2021
Vou fazer esse lançamentos que já estão pronto e tchau por um tempo, ninguém é obrigado a passar por isso eu não desejaria o que tô passando nem pro meu pior inimigo.
— matuê (@matue30) August 9, 2021
Certamente parte desses posts está exposto (como arte) no novo clipe do rapper de “Quer Voar“. Entretanto a frase que mais chama atenção é a divulgada em um teaser do novo som. Nessa fala especifica Matuê linka diretamente seus desabafos com uma crítica certeira e genuína. O rapper disse:
“O Tuê já é um cara que tipo assim… é muito competitivo lek, gosta de ganhar tá ligado. Mas é aquilo que eu falei, a galera quer mais, quer mais, quer mais, todo mundo quer mais do Tuêzin tá ligado?!. Eu noto que as pessoas colocam ele tipo assim mano… com a expectativa tão alta lek ao ponto de nunca ser suficiente.”
Nunca ser o Suficiente (Rihanna)
Essa frase final no desabafo do Matuê na hora nos faz lembrar de alguns outros artistas que passaram e passam por esse ponto crucial na carreira. Acima de tudo não tem haver com o artista em si mas com a cobrança injusta dos fãs em relação a novos projetos. Como disse o rapper de Fortaleza “todo mundo quer mais…“, no entanto até que ponto querer mais é cruel?.
Rihanna é uma das artistas certamente mais cobradas por novos projetos, a artista segue focando em negócios fora da música oque acaba chateando parte dos fãs. Mas a responsabilidade e o controle de uma obra é restrita ao artista e nunca ao público, parece óbvio mas não é. Em um mundo onde o consumo de arte está cada vez mais acelerado as pessoas entendem que essa velocidade deve ser repassada aos artistas.
É compreensível que a cantora fique chateada quando perguntam sobre um novo álbum, ela só não está no momento de fazer um e exigir isso é desonesto. Além disso essa expectativa com toda a certeza não faz mal só para o artista pressionado mas também para o fã que se frustra. Portanto entendam quando a Rihanna diz:
“Parem de fazer perguntas sobre o álbum enquanto eu estou tentando salvar o mundo, ao contrário do nosso presidente”
Esse ponto crucial não só de enxergar um limite na relação com os fãs mas de também de tomar as rédeas de suas vontades é uma sensação compartilhada. Além de Rihanna e Matuê podemos perceber isso com o rapper MC Marechal e Kanye West também além de muitos outros. Na realidade além de quase todos os outros artistas no mundo.
Nunca ser o Suficiente (Marechal e Kanye West)
MC Marechal é o caso mais evidente dessa relação fã x artista e essas expectativas deselegantes, o famoso “Cadê o CD?“. O MC carioca vem ha anos segurando seu álbum pois não sente que é o momento para lançar, mesmo com a pressão do público. Controle é a palavra chave, controle sobre sua arte, suas vontades, suas escolhas… Acima de tudo liberdade.]
Kanye West com seu álbum “Donda” é um outro exemplo, os fãs clamam por um álbum anunciado em 2020. Aparentemente o rapper está fazendo uma turnê de um projeto não lançado pulando de estádio em estádio, sensacional. Sabem quando Kanye irá lançar “Donda”? quando ele quiser!
MC Marechal chegará com um novo álbum quando entender que é o momento pra isso, Rihanna segue a mesma linha. E agora Matuê entra para o time dos que se sentem desconfortáveis com as expectativas dos outros sobre sua arte. Oque isso resulta? certamente lançamentos menos ligados as tendências, datas mais separadas, doenças como o caso do Matuê, pausas na carreira… No entanto é um ponto chave para retomar o controle, essa não é uma guerra contra os fãs, é um descoberta interior.