Nesta última sexta-feira (25), um evento infelizmente chamou a atenção do Brasil e alguns rappers falaram sobre.
Não é de hoje que o racismo é evidente no tratamento da “justiça”, e mais um evento triste veio provar isso. Na última sexta-feira (25), um assassino de 16 anos fez 4 mortos e deixou 13 pessoas feridas. Rappers e figuras públicas manifestaram a sua indignação frente ao caso.
Outro ponto que se destacou foi a maneira como a notícia foi abordada, de modo que um comentário preciso fez o Estadão aparecer claramente como um portal racista. Um tweet de Levi Kaique repercutiu após apontar uma falha gravíssima do jornal:
O jovem que atirou era branco, filho de um PM que tinha afeição a Hitler.
Mas o Estadão opta por escolher a foto de uma arma nas mãos de uma pessoa negra pra ilustrar a matéria… pic.twitter.com/308aTdm0c9
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) November 26, 2022
Apesar do crime ser de autoria de jovem branco, filho de policial militar, a capa da matéria trazia a mão de uma pessoa negra. Isso evidencia ainda mais o racismos nos meios de comunicação convencionais, entretanto o Estadão foi apenas um exemplo. Ao jogar a mesma imagem no Google, ficou visível que diversos portais utilizaram a mesma imagem sem se importar com o impacto disso de fato.
O autor do crime tem 16 anos, o que provavelmente implicará em liberdade com algumas advertências ou encaminhamento para tratamento. Ele atacou duas escolas que estão na região de Aracruz, no Espírito Santo. O assassino, entretanto, invadiu as escolas com uma roupa camuflada, e após efetuar os disparos, ele fugiu em um Renault Duster que estava com as placas tampadas.
Desse modo, Orochi foi ao seu perfil do Twitter para manifestar a indignação com o tratamento que o “jovem” recebeu mesmo após uma atrocidade. Deixando bem claro sua raiva com o caso, chegou até mesmo a mencionar que “vida se paga com vida”.
Se o atirador do Espírito Santo fosse um negro e não fosse filho de polícia o tratamento seria completamente outro, indignado com a abordagem policial com esse fdp que merece a morte, vida c paga com vida!!!
— CHIRÓ (@orochi1999_) November 26, 2022
Matuê também aproveitou o momento e assim, colocou os seus seguidores para refletirem acerca do ocorrido. Em seguida, muitas discussões se formaram, levantando questões que se desdobraram em diversos pontos.
"Adolescente invade escolas no Espírito Santo e mata 3 pessoas". Ele não é negro, não é pobre, não é da periferia, a arma não é do tráfico. Ele é branco, filho de militar, é neonazista, a arma é do seu pai. Reflita
— matuê (@matue30) November 25, 2022
Não deixe de ver também: Kayblack libera “Carta pra Deus” seu novo hit!