Rashid celebra 10 anos de seu EP de estreia ‘Hora de Acordar’ com documentário inédito.

O doc é uma realização da Foco na Missão com participações de Projota, Rael, Kamau, Laudz (Tropkillaz), Marechal, Apolo, Fióti, Luiz Guima, Luiz Café, Nave Beatz, DJ Mr. Brown, Dário, Marcelo Lima, Ênio César e Daniela Rodrigues.

‘Hora de Acordar‘ é o título do primeiro EP do rapper paulista Rashid e também a expressão que o levou o jovem MC de batalhas a transpor os obstáculos daquela época. Levantar, emergir, despertar: era o momento de alçar-se ao sonho que começava a ser construído ali, sua carreira solo, não importavam as adversidades, elas eram, inclusive, um tempero a mais para saciar aquela fome de fazer acontecer.

Em 2020 o Rashid comemora 10 anos do seu EP de estreia ‘Hora de Acordar‘. Muito elogiado o projeto é considerado um clássico do rap nacional e o artista não poderia deixar de passar sem celebrar um marco tão especial. Em uma produção que vai direto ao ponto, o doc traz depoimentos de pessoas essenciais para que o debut de Rashid viesse a se tornar pedra fundamental para o rap brasileiro, que alçou voos ainda mais altos com a virada da década em 2010, ano emblemático na carreira dele e que marca o início oficial de sua trajetória solo.

Passada uma década, agora em 2020, Rashid relembra o processo de produção do EP com o documentário homônimo, gravado remotamente devido a pandemia. ‘Hora de Acordar’ é um documentário que tem a participação de pessoas essenciais na elaboração do EP e que vieram a crescer e se estabelecer no meio artístico tanto quanto ele próprio: Projota, Rael e Fióti compartilhando rimas; os produtores Nave Beatz, Luiz Café e Laudz (Tropkillaz) nos beats; a condução de Marechal com sua expertise de produtor e MC; Mr. Brown, DJ que acompanha Rashid até hoje e Daniela Rodrigues, sua empresária e esposa, são alguns dos envolvidos na produção do EP e que deixaram seus depoimentos no documentário, atestando que o que os unia era a vontade de crescer, aprender fazendo, sem muita teoria, era na prática, na raça.

Lançamento do EP na livraria Suburbano Convicto, 2010 (Foto – Alessandro Buzo)

O documentário reúne e registra todos esses importantes relatos e muitos outros, contados com nostalgia mas também com a certeza de que as sementes plantadas lá em 2010 tinham força para dar frutos nos anos seguintes, como o sucesso da música “Bilhete”, que se tornou hit das rádios e playlists em sua versão 2.0, lançada em 2017 em parceria com Luccas Carlos.

As imagens de arquivo, um deleite à parte, confirmam a relevância de Rashid desde as primeiras batalhas, quando seus versos já arrancavam aplausos da plateia pela sagacidade e deixavam clara a afinidade dele com o microfone, assim como o potencial dos parceiros, como Laudz, que produziu o beat de “E Se” aos 17 anos e hoje é reconhecido Brasil afora pelo trabalho no duo Tropkillaz.

Para Rashid, ‘Hora de Acordar‘, o EP, tem um sabor especial: ele é o elo entre os sonhos de adolescência e suas conquistas da vida adulta, e é um dos primeiros passos na ponte que ele ajudou a construir para que os sons da periferia atravessassem os muros altos das desigualdades. O documentário é mais um capítulo desta trajetória hoje consolidada, com raízes fortes e cujo lema “Foco na Missão” o inspira a progredir sempre, do passado ao presente até o futuro, quando terá ainda mais histórias de vitória para compartilhar.

Assista ‘Hora de Acordar’, o documentário, já disponível no Youtube:

Ouça todos os clássicos do EP ‘Hora de Acordar’ disponíveis no Spotify: