Sociedade Paralela – A Sociedade cria o Monstro

Coluna por: André Tavares

“Com letras pesadas, batidas incisivas e penetrantes, o Sociedade Paralela se mantém ativo na cena, mostrando a seu público e fãs, quanto o sistema oprime nosso povo e nossa gente”.

Black China (Marcelo T. Ramos), Myster Paul (Paulo S. de Oliveira), são os integrantes que formam o grupo Sociedade Paralela, fundado em meados de 2016 por Black China e Myster Paul. Propagando o ideal que o Hip-Hop é uma ferramenta de responsabilidade social e educacional, com o poder de formar novos artistas, instruindo sobre a concepção de realidade política, através dos conteúdos líricos que relatam dentre muitos temas o cotidiano da população periférica, o grupo passa do Gangsta, Boom Bap, Trap, chegando até misturar o rap com o samba, a qual institui muitas de suas influências.

Rap Forte Sociedade Paralela - A Sociedade cria o Monstro
Black China & Myster Paul – acervo pessoal

Após uma prévia pausa dos palcos, os rappers voltam com força total no ano de 2016, passando por Céu’s, Etec, embaixada da Espanha, favelas, periferias e ocupações artísticas e culturais, se apresentando também em shows que contaram com a participação de alguns nomes renomados do Hip-Hop como Facção Central, Fernandinho Beat-Box, James Lino (Potencial 3), Gaspar e Dj Tano (Z’África Brasil), Moysés e Dj Beretta, Comando DMC, Mano Cobra (Conexão do Morro), entre outros. O álbum de estréia do grupo foi em 2019, intitulado de “A Sociedade Cria o Monstro” (ASCOM), que vem acompanhado do lançamento de alguns curtas-metragens, como “Inferno Branco“.

Black China

Filho de músicos, criado pela mãe que era cantora, cresceu em constante contato com a música, aprendeu noções de canto, conheceu o Break nos anos 80, foi um fiel frequentador da Estação São Bento, ponto de encontro do Hip-Hop paulistano, onde começou à compor, formando em 1996 junto-a Myster Paul e Ol’Danny Dee o grupo de Rap Fúria Negra. Atualmente vocalista do grupo Sociedade Paralela desde 2016, atuando como Compositor e Vocalista.

Myster Paul

Suas atividades no Hip-Hop iniciaram através do Break nos anos 80, onde em 1988 passou à integrar a equipe Dance Machine como Breaking Boy. Em 1994 passou à tocar percussão e cantar no grupo de samba chamado Evolução. Formando em 1996 junto ao Black China e Ol’Danny Dee o grupo de rap Fúria Negra, em 2000 participou do programa MTV Yo Raps! como integrante do grupo de Rap DVC. Atualmente vocalista do grupo Sociedade Paralela desde 2016, ano em que o grupo foi fundado, atuando como compositor e vocalista. Conheça o ultimo trabalho dos manos, lançado agora em Fevereiro, “Diss Pru Recalque” é o nome da “pancada” sonora.

Sociedade Paralela – Diss Pro Recalque – 

Coletivos

O Sociedade Paralela faz parte do Coletivo FH2NR , conhecido pelo evento “Invadindo a Capital“, evento itinerário com a finalidade de arrecadar alimentos para famílias carentes . O evento é financiado pelos grupos do próprio coletivo , e já tiveram como atração Lauren, Tribunal Mc’s, Zona de Risco, Sistema Negro entre outros. O grupo faz parte do coletivo “Tarja Preta” , coletivo que promove eventos e gravações com intuito de auxiliar iniciantes no Hip Hop, e propagar a união como ferramenta de crescimento e educação sociopolítica. Deixarei como indicação duas faixas que acho sensacional, e gostaria de compartilhar com você.

Black China (Sociedade Paralela) – Vida Que Segue & Uh Tempo Não Volta:

 

Sociedade Paralela – Fé Em Deus & Marcha No Progresso:

Pra você que curtiu o trampo dos manos, abaixo deixarei suas redes sociais e contatos, fiquem todos com Deus.

 

Facebook – https://web.facebook.com/sociedadeparalela

Instagram – https://www.instagram.com/blackchinasp/?hl=pt-br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCNjRUFrtLhMxahgCcVhJDRw