Homenagem aos relíquias do rap nacional.

Por: André Tavares:

Na matéria de hoje, venho com uma responsabilidade muito grande que é a de trazer para você leitor, manos e grupos pioneiros no rap nacional, que serviram de porta de entrada e também muita resistência para que possamos até hoje levantarmos e glorificarmos nosso movimento. Assim como em outros artigos que escrevo, peço total licença e desculpas se por um acaso vir a esquecer de alguém ou de algum grupo, pois como todos sabem, nossa corrente é muito grande e com uma história de tamanha preciosidade e respeito.

Venho humildemente lhes apresentar 10 grupos que marcaram geração dentro do rap. e que marcam até hoje para os apreciadores do rap nacional, e também deixar meu sincero respeito e apreço por toda essa galera que citarei a seguir. Ai vai meu forte abraço para Mt Bronks; Balinhas do Rap; Radicais do Peso; Racionais Mc’s; Dj Urso & Doctor Billy; Doctors Mc’s; Os Metralhas; Mc Jack; Dj Raffa & Os Magrelos; Jr. Blaw; Rap Sensation; Crazy Crew; A Furia; Mr. Theo; Balanço Negro; Mc Ira; Rap Girls; Electric Boogies; Bombetas Mágicas; MRN; Redenção Rap; Fatos Reais; RPW; Consciência Humana; Pivete & Branco, e pra todos que contribuem sem exceção, só tenho a dizer uma coisa. Muito obrigado por tudo que fizeram por nossa cultura.

Em um bate papo casual com meu grande amigo Grandmaster Fish, do grupo Geração Rap, descobri curiosidades sobre o inicio de sua trajetória, e fiz questão de registra la e compartilhar com todos vocês o inicio de um dos grandes nomes do rap nacional que deixou e ainda deixa sua marca dentro do hip hop. Curtam abaixo este depoimento em escrito deixado pelo nosso mestre, e em especial e primeira mão para os leitores do Rapforte.

 

Rap Forte Homenagem aos relíquias do rap nacional.
Grandmaster Fish – Fundador do grupo “Geração Rap” foto de arquivo pessoal

 

Grandmasterfish – “ Opa! Tudo começou em 1986 … reuniões aos sábados a tarde para curtir um som na casa do Gilson ” Big Flea”. Sempre moramos na mesma rua, eu, Big Flea, M.C. Eddie e mais alguns outros  amigos.

O nome Geração Rap é meu…, e em 1988 gravamos o 1° disco na coletânea  Ritmo Quente da Kaskatas …com a música – “Cuidado” (Fish e Big Flea) ou seja a 1° formação.

 

Rap Forte Homenagem aos relíquias do rap nacional.
Lp – Ritmo Quente – Impossível não dançar – The Best Of Rap – 1988 – Primeiro som gravado pela rapaziada do “Geração Rap” com a música “Cuidado”

 

Rap Forte Homenagem aos relíquias do rap nacional.
Grandmaster Fish & Mr. Big Flea

Em 1990 Big Flea sai, e vai tentar uma carreira solo paralela há uma conversão ao Evangelho. M.C. Eddie entra em seu lugar… e ainda em 1990 gravamos o 2° disco a coletânea Rap Ataca também da Kaskatas com a música Armas.

O  1° Álbum solo vem em 1992 “o futuro esta em suas mãos ” pela tnt records ( Grandmaster Fish,  M.C. Eddie & DJ ALPISTE).  Em 1994 Dj Alpiste se converte ao evangelho e em seu lugar entra o DJ Izzy e nesse mesmo ano lançamos o 2° álbum solo  “O show deve continuar “.

Rap Forte Homenagem aos relíquias do rap nacional.
1° álbum solo do Geração Rap

 

Rap Forte Homenagem aos relíquias do rap nacional.
2° Álbum do Geração Rap

 

De 95 pra cá vários trabalhos paralelos,  carreira solo,  participações,  projetos e até que em 2019 fiz o álbum “The Factory” com Dj Alpiste. São 19 faixas absolutamente inéditas nenhuma regravação, Eddie e Big Flea se juntaram e fizeram um ótimo Ep “Eddie e Big Flea” (Geração Rap ) Resumidamente taí a sua história contada por quem a construiu!”

 

Rap Forte Homenagem aos relíquias do rap nacional.
Álbum: The Factory de 2019

 

Rap Forte Homenagem aos relíquias do rap nacional.
Grandmaster Fish & Dj Alpiste – foto do seu acervo pessoal

 

Rap Forte Homenagem aos relíquias do rap nacional.
Da esquerda para direita, grande B.boy, mestre Guiga de Aço, Grandmaster Fish, Nino Brown, André Tavares, M.C. Eddie e Robert Lins, um grande conhecedor da cultura hip hop.

 

Depois deste registro histórico, pegarei o ensejo e mostrarei para você leitor, dois sons da pesada do grupo Geração Rap e mais 09 grupos que tocaram muito nas festas e rádios de São Paulo durante todo o final dos anos 80 e na década de 90 inteira. Sintam se a vontade para viajar comigo neste voo musical de clássicas do nosso rap nacional. Fiquem todos com Deus, e até uma próxima.

 

Geração Rap – Armas:

 

Geração Rap – Pirulito:

 

Thaíde & Dj Hum – Corpo Fechado:

 

Thaíde & Dj Hum – Soul do Hip Hop:

 

Duck Jam & A Nação Hip Hop – Colarinho Branco:

 

Duck Jam & A Nação Hip Hop – Coisas de Brasil:

 

Pepeu – Nomes de Meninas:

 

Pepeu – P de Pepeu:

 

Black Juniors – Quero Ver Você Mexer:

 

Black Juniors – Mas que linda estás:

 

Mister – Melô da Chic:

 

The Dynamic Duo – Ritmo Marcante:

 

Ndee Naldinho – Lagartixa:

 

Ndee Naldinho – E essa mulher, de quem é:

 

Filosofia de Rua – Se O Mundo Inteiro pudesse me ouvir:

 

Comando DMC – Tributo ao Presidente: