3 anos de Free Fire: A sintonia do rap nacional com o game mais popular do Brasil.

No aniversário de 3 anos do Battle Royale mais popular do Brasil, citamos a influência positiva do game dentro do cenário do Rap Nacional.

A 3ª etapa da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) Série começa amanhã, 22 de agosto, terceiro aniversário do Free Fire. Em virtude disso montamos um dossiê que comprova a influência positiva do game na expansão do alcance do Rap Nacional. Listamos também 5 músicas recentes sobre o tema, que vão da primeira produção musical do pro player El Gato com a Los Grandes, “Jogador Caro” contando com a participação de Rafah, Malaô e Dark MC; passa por “Zé Guaritinha” de Brown e Jottapê e vai até o “Calça Angelical” música de MC Caveirinha e Alok que será tema LBFF.

Os eSports vêm dominando o mercado de games e atraindo legiões de jovens no mundo. Por que a modalidade cresce tanto?

Para começar vamos comentar sobre o eSports no geral. É inegável o potencial de inclusão social que o eSports permite. O nivelamento por trás da tela abre uma possibilidade de profissionalização que antes não existia em esportes tradicionais, além do contato com seus ídolos ser muito mais próximos, os serviços de streaming e as redes sociais permitem o diálogo entre influenciadores e o público.

As mudanças tecnológicas ocorridas nas últimas 2 décadas criaram uma sociedade muito diferente do que se via em gerações anteriores. Antigamente o acesso ao entretenimento e ao esporte era algo completamente passivo, sujeito às programações dos canais de TV. Essa década marca também a grande presença física de espectadores aos eventos e a explosão do aumento na audiência lotando arenas e estádio, assim como os shows de música.

Esses pontos aliados às características próprias dos games e a fácil integração do público jovem com as novas tecnologias e tendências criaram um ambiente propício para uma modalidade que em muitos pontos revoluciona a sociedade.

Entre vários games um dos destaques no Brasil é o Free Fire que por consequência vem alavancando o Rap Nacional.

No dia 22 de agosto o Free Fire comemorara 3 anos desde seu lançamento oficial, o game foi passando por betas e foi lançado oficialmente no Brasil no dia 4 de dezembro do mesmo ano.

Desenvolvido e publicado pela empresa asiática Garena. Free Fire, o game mobile mais jogado do Brasil, ganhou popularidade exatamente por ser um jogo leve e compatível com a maioria dos celulares baratos que cabem no bolso da população. Em alguns casos sendo uma das poucas formas de entretenimento possíveis: Navegar pelas redes sociais, jogar Free Fire e ouvir um bom rap, trap ou funk.

O Free Fire  hoje faz parte da rotina de muitos jovens brasileiros e acabou por invadir também as letras de músicos famosos e outros nomes da nova geração.

Um DJ brasileiro de fama internacional, Alok foi o responsável por criar a música tema do Mundial de Free Fire 2019, disputado no Rio de Janeiro. No local também foi apresentada pela primeira vez a colaboração entre Mano Brown e Jottapê na “polêmica” faixa “Zé Guaritinha” (que não agradou os saudosistas do rap) mas deu sorte ao Corinthians que se sagrou campeão mundial da categoria.

Assista a cerimônia de abertura: Campeonato Mundial 2019 FREE FIRE em novembro de 2019 com as presenças ilustres de Mano Brown, MC Jottapê & Alok:

O Corinthians além de campeão mundial, também venceu o campeonato nacional do último ano, para você ter ideia da proporção que o Free Fire tomou, o Flamengo a maior marca do Futebol Brasileiro fechou parceria com B4 e disputará LBFF Clube. O time antes que só investia no League of Legends, terá divisão de Free Fire. No último final de semana o time ligado agora ao Flamengo foi campeão de um torneio organizado por Alok onde os jogadores levaram R$ 25 mil para casa.

Rap Forte 3 anos de Free Fire: A sintonia do rap nacional com o game mais popular do Brasil.
Alok é um dos embaixadores do Free Fire no Brasil e criou seu próprio campeonato.
Música de Alok e MC Caveirinha será tema da Liga Brasileira de Free Fire:

Falando agora sobre a 3ª etapa da Liga Brasileira de Free Fire Série A, conforme revelado pela Garena, a premiação total do campeonato é de R$ 100 mil, a LBFF funciona sob o sistema de pontos corridos e serão 18 times na disputa. Devido a paralisação dos eventos presenciais durante a pandemia, esta etapa será realizada totalmente online e contará com transmissão no Youtube, na SporTV e na BOOYAH!, plataforma de streaming.

A música tema do LBFF desse ano de 2020 é “Calça Angelical” de Alok e o príncipe do trap nacional, MC Caveirinha, este é o segundo clipe produzido oficialmente para o Free Fire. Em novembro de 2019, durante o Mundial da modalidade, Mano Brown e MC Jottapê se apresentaram pela primeira  vez com a música “Zé Guaritinha”, em dezembro do mesmo ano, ela recebeu seu clipe oficial, rodeado de influenciadores do cenário do Battle Royale. Entre eles “El Gato”.

Free Fire é um jogo que abriu várias portas para novos talentos no Brasil. Inclusivo, o game da Garena deu e segue dando oportunidade a uma série de pessoas que procuram viver do sonho de trabalhar com os eSports. Ao longo dos três anos de existência, o Free Fire já revelou grandes nomes que seguem fazendo história no cenário brasileiro, Cerolzera, Nobru, Babi, Wanheda, Tami e outros grandes nomes figuram entre os maiores do Brasil no battle royale. Além de Rodrigo “El Gato”, um entusiasta do Rap/Trap e um dos pontos cruciais que fizeram esse elo com o rap nacional.

El Gato é um dos principais influenciadores de Free Fire do país — Foto: Divulgação/Garena

El Gato é um dos principais influenciadores de Free Fire do país — Foto: Divulgação/Garena

Rodrigo Fernandes, o EL GATO, é o maior nome do setor mobile e dono de um incrível talento de comunicação que o levou a ser um fenômeno na internet. As redes sociais o levam a um status digno de celebridade, no YouTube ele tem 7,9 milhões de inscritos e no Instagram são 4,1 milhões de seguidores

Ex-pregador e ator, El Gato tem uma das histórias de vida mais loucas do Free Fire. Assim como no jogo ele caiu de paraquedas na comunidade quando buscava se reinventar e acabou estourando como um dos maiores nomes do segmento. Além de fazer streams e seguir com o seu canais, o descontraído El Gato também é dono de um dos maiores times de Free Fire do cenário nacional, a Los Grandes, que disputa a Série A da Liga Brasileira. Outro ponto que destaca El Gato dos demais influenciadores é a ostentação; em seu Instagram, o rondoniense exibe a vida que construiu graças ao Free Fire, mostrando desde carros até mansões e roupas de luxo. (trecho com informações do site GE.com)

5 Músicas Rap Nacional com a baseadas no Free Fire:

Jogador Caro! – Rap do El Gato feat Rafah, Malaô e Dark

Uma das primeiras músicas que ilustram essa relação do Rap Nacional com o Free Fire é “Jogador Caro” lançado e Junho de 2019 no canal do pro player El Gato em parceria como Rafah, Malaô e Dark MC o “Rap do El gato” conta hoje com mais de 17,8 milhões de views apenas no Youtube. Este foi o primeiro trabalho da Los Grandes envolvendo música e Free Fire. O “hino” dos players estava sendo cotado inclusive para ser a música de abertura do mundial de Free Fire realizado no Rio de aneiro no Final de 2019.

“A nossa foi a primeira música relacionada ao rap, até então tinha algumas paródias só, eu como era da Los Grandes já jogava Free Fire. Um dia nós estávamos fazendo uma live juntos, ouvi El Gato pedindo para uma pessoa fazer uma música para ele. Eu ouvi calado, cheguei em casa e canetei. Fiz uma parte da música e mostrei pro El Gato e ele pirou, ai na sequência eu vi que tava faltando alguém na música, Dark MC chegou e completou, fizemos um hitzão (risos), ai chegamos la em SP e o Rafah fez o refrão. Eu e o Dark MC jogávamos Free Fire juntos e sei que ele tem uma caneta pesada, né ta ligado.” Disse Malaô em contato via Instagram.

Assista o vídeo clipe disponível no Youtube:

Zé Guaritinha – MC Jottapê, Mano Brown e KondZilla

No auge da série “Sintonia” da Netflix onde era protagonista MC Jottapê entrou na onda do sucesso do Free Fire e lançou uma música provocando os zé guaritinhas – famosos “campers”, que se escondem em locais estratégicos para conseguir kills ao invés de sair para o jogo. A track recebeu uma parceria de respeito: a lenda da música brasileira Mano Brown, do Racionais MCs, produzidos por pela gigante do funk KondZilla.

Criticado por “sair de suas raízes” ao fazer um funk sobre um jogo de celular, Mano Brown foi questionado por fãs e defendido por outros, que alegavam que a carreira do rapper sempre foi guiada por falar com o seu povo – e porque não o povo da Lan House que hoje joga Free Fire, como Brown mesmo diz na letra da música.

O debate sobre a música chegou até mesmo a Emicida que defendeu o companheiro de profissão.

Até Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, reagiu à música. “Mano Brown e Jottapê mandaram muito!“, escreveu no Twitter.

O clipe lançado em dezembro de 2019 foi um sucesso absoluto, com as participações especiais de Babi (LOUD) e o streamer El Gato (Los Grandes), hoje supera as 53 milhões de visualizações.

Assista o vídeo no Youtube:

Alok & Hungria Hip Hop – Psicose (Lyric Video)

Um dos nomes mais ouvidos do hip hop nacional, Hungria alcançou a casa dos bilhões de visualizações em seu canal no YouTube, o brasiliense é dono de alguns dos maiores hits recentes do rap nacional como “Made in Favela” e “Lembranças”. A parceria da música “Psicose”, baseada no Free Fire, o uniu a Alok, um dos DJs mais respeitados do mundo com mais de 14 milhões de ouvintes mensais apenas no Spotify.

“Eu fiquei muito feliz com o resultado pois, por trás dessa música, existe uma mensagem de motivação. Muitos jovens se sentem pressionados e inseguros, sem saber para onde ir. E isso tem muitas conexões com o universo do ‘Free Fire’, muitas pessoas ainda não entendem a sua real importância, mas o jogo passa a ser um estilo de vida. É um mercado real que existe, muitos jogadores sustentam suas famílias com isso e tem muita gente atrás desse sonho”, comenta Alok.

Lançada em junho de 2020 “Psicose” aproxima-se das 19 milhões de visualizações no Youtube.

Sou da LOUD (feat. Gilklan) – Videoclipe Oficial:
A realização do clipe foi uma parceria entre a LOUD e a MAX Arena, com produção de Lucca Bloise Di Masi. O clipe mostra Playhard e os integrantes da LOUD, além dos convidados Camilota, Petar Neto, Tawna, Ana Xisdê, Tom Toledo e Jokker.
Fundada em maio por PlayHard, a LOUD possui jogadores, influenciadores e promove torneios e eventos de esports, como o Todos Por Um e o SEXTOU. Além disso, a organização a dominou completamente o ranking da categoria Novos Criadores do YouTube no Brasil e no mundo em 2019. (Trecho com informações de vs.com.br)
Lançado em 14 de dezembro de 2019 e acumula mais de 27 milhões de visualizações.
Assista o vídeo disponível no Youtube:

Alok feat MC Caveirinha – Calça Angelical

Mais uma vez citamos o embaixador do Free Fire no Brasil e no mundo. O DJ Alok e o rapper mirim MC Caveirinha lançaram, durante a transmissão das finais do Campeonato do Alok, ocorrida no último sábado (15), a música “Calça Angelical“, que faz várias referências ao Free Fire. A música faz alusão há um dos itens mais raros do game e será tema da próxima etapa da LBFF (Liga Brasileira de Free Fire), prevista para iniciar no dia 22 de agosto.

A vídeo clipe disponível no Youtube conta com 2,5 milhões de visualizações em apenas uma semana: