L7NNON é criticado por símbolo nazista em clipe de álbum recém lançado.

Na última semana o rapper L7NNON lançou o álbum ‘Hip Hop Rare, tudo corria bem, porém há algumas horas um grupo de usuários do Twitter percebeu símbolos nazistas tatuados em homem que aparece em um dos clipes.

L7, o rapper de Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro vem curtindo a boa fase e colhendo os frutos do segundo álbum de sua carreira que causou uma boa repercussão na cena durante a última semana. Nele o artista traz a perspectiva de uma pessoa que enfrentou muitas barreiras para chegar ao lugar que sempre sonhou.

Fazendo seu trabalho firme na caminhada do rap e sem ter registros de envolvimento em polêmicas, no próprio disco ‘Hip Hop Hare‘ o artista ressalta todas as dificuldades enfrentadas durante sua jornada. O trabalho conta com as participações de Black Alien, um dos maiores nomes da história do rap nacional, BolinGaabMC Marks e MC Hariel. O renomado produtor Papatinho assina a produção e os beats.

Perto de completar uma semana de lançamento, um desses dissabores da vida de uma pessoa pública veio a tona, diversos fãs repararam que no lyric vídeo do som “Faça Valer” no Youtube, que contém registros de shows do artista, em um determinado momento surge um homem com tatuagens nazistas no meio da plateia.

Rap Forte L7NNON é criticado por símbolo nazista em clipe de álbum recém lançado.
Imagem: Captura de tela do lyric de “Faça Valer” no Youtube.

Mesmo que na minha opinião o artista e sua equipe de edição não tenham culpa dessa desprezível imagem ter passado despercebida, é importante a repercussão para divulgação e conhecimento público desses símbolos, para podermos denunciar (ou meter a porrada nesses nazistas) quando vermos.

O rapper assim que soube dessa informação, não titubeou e tratou de se retratar publicamente e também tirou o clipe do ar, confira as palavras de L7NNON sobre o episódio.

Assista as declarações de L7NNON no IGTV.

O símbolo com uma cruz ao meio representa a White Pride World Wide, uma organização de suprematistas brancos, enquanto o outro é uma runa odal, usada pelo Partido Nazista e frequentemente vista em imagens de grupos neonazistas. O Partido Nazista alemão do século XX fez uso extensivo do simbolismo gráfico, que vai muito além da suástica. O rap por ser um movimento de cultura urbana totalmente antirracista e antifascista nunca pode compactuar com pessoas que tenham essa ideologia.

Perfil do @rapfalando no Twitter compara as imagens em publicação: