por rapvibe192,
A cotidiana luta pelo sonho
Diretamente de Volta Redonda no RJ o MC DC (Dragão Crioulo) do coletivo CalMob vem encerrando um ano repleto de trabalhos especiais, tendo lançado em março a mixtape Interminável Neurose Vol.1 o MC retorna nesse fim de ano com o quarto EP da sua carreira, Guerra Do Sonho.
DC é um MC que faz parte do coletivo CalMob que por sinal é um dos coletivos de maior importância no cenário do Rap carioca, não necessariamente pela expressão dele na cidade (até porque é um coletivo do interior do RJ) mas pela criação e característica única que eles possuem, desde 2017 entregando um conteúdo de excelência nas música e no audiovisual desenvolvido por todos os integrantes, é um coletivo cheio de identidade que essencialmente explode em criatividade e preza quase que obsessivamente pela qualidade, muito parecido com o que foi a ODD Future em quesitos de qualidade de criação e desenvolvimento.
Capa e contra capa do EP visual Guerra Do Sonho de DC CalMob
Guerra Do Sonho
toda essa estética bem explorada que o DC chama de ‘olhar sincero sobre o cenário urbano que envolve sua existência‘ anda resultando em um amadurecimento surreal nas músicas que ele anda preparando, é perceptível esse amadurecimento acontecendo e essa necessidade de falar quando vemos o DC lançando uma mixtape no começo do ano e encerrando esse mesmo ano caótico com um EP cheio de atitude chamado Guerra Do Sonho.
O EP possui 3 faixas: Guerra do Sonho, Deus No Mercado e Primeira Hora do Dia, todas explorando bastante das rimas e dos cantos como comumente acontece em seus trabalhos, o EP visual lançado como um curta no YouTube aborda toda essa busca dos sonhos e dos conflitos em torno dos esforços necessários… acima de tudo um EP muito afirmativo quando dialoga com essa necessidade de continuar falando, fazendo e sonhando mesmo (mesmo com as adversidades).
EP Guerra Do Sonho disponível no YouTube pelo canal da CalMob
Um pouco mais do EP pelas palavras do DC: “Acabamos aprendendo com o tempo que o esforço é feito pelo que se vale a pena. Os objetivos são mutáveis, variam de acordo com a necessidades. Mas o maior desejo continua sendo o mesmo, seja mais conforto, mais satisfação ou mais sentido em tudo que se constrói. Algo que simplesmente não passa, carrega-se a vida inteira. Todos os dias buscando essa posição. A cotidiana luta pelo sonho é traduzida em rimas e batidas nessa obra, que conta com 3 faixas, duas assinadas pelo beatmaker Ninju e uma no nome de l v k s, ambos da região Sul Fluminense do Rio de Janeiro.”
A Elis Regina uma vez disse que viver é melhor que sonhar, mas se você não sonha sua vida é oque? A Guerra Do Sonho é a vida e eu vim contar um pouco da minha pra vocês
Trecho do DC no Mini Documentário Guerra Do Sonho EP (disponível no Instagram do DC @dragaocrioulo)
O que o som vê o visual sente
É muito interessante ressaltar que esse é um EP visual, o que quer dizer que o conteúdo, o sentimento, os significados acontecem em dobro, e nesse caso, em uma sinergia e qualidade que torna esses dois mundos diversos simples irmãos gêmeos.
Antes de falar especificamente desse trabalho vamos falar de quem trabalhou na concepção dele além do DC, a produção visual contou com a designer Beatriz Arêas (@btrzrs) que foi diretora de arte durante todo o processo, roduziu a capa e material para internet com o objetivo de divulgação. Dirigiu também o clipe de “Deus No Mercado” e coletou takes para o clipe de “Guerra Do Sonho”. Não menos importante, foi a participação de Lucas Linhares (@iam.elci), representando o coletivo Cinza City (@cinza_city). Foi responsável pelo material fotográfico de divulgação e colaborou com takes para o clipe de “Guerra do Sonho”.
Capas de cada faixa do EP Guerra Do Sonho
Esse trabalho visual é de uma delicadeza e sensibilidade que não cabe em palavras, o cuidado extremamente nítido em tentar manter cada verso ligado a cada sequencia de takes e toda atmosfera colocada para o visual de cada música… Na faixa Guerra Do Sonho é interessante ver os filtros postos sobre os vídeos dando o mesmo tom presente na música, as locações espetaculares que não se privam pela estética e que se libertam pela proximidade (lojas, ruas com pouca iluminação, calçadas não tão belas e etc), tem também as acelerações do vídeo em determinados momentos que fazem parecer uma viagem não como uma montanha russa, mas uma viagem pelas memórias da jornada que o DC conta. É acima de tudo um visual muito sutil, não são só cenas, são histórias de lugares e pessoas contadas sem que se precise encenar… Simplesmente acontece diante dos olhos do DC, da Beatriz e do Lucas.
Em Deus No Mercado o visual já é bem diferente da primeira faixa, os takes agora tem mais duração, são mais contemplativos mas ao mesmo tempo essa é uma música bastante afirmativa mesmo na dificil situação de falar de sonhos entre Deus e o Mercado, as figuras religiosas são muito presentes nesse vídeo assim como as figuras do mercado no meio do cotidiano caótico… aqui a Guerra Do Sonho se mostra verdadeiramente uma guerra com implicações digamos, devidamente conhecidas, aos sonhadores tem uma questão interessante no fim desse vídeo mas que é uma assunto que percorre cada linha dessa obra de ponta a ponta, o sonho dos negros, a proteção dos negros, a exploração e violência aos negros, a excelência dos negros e no fim… ‘Conte quantas pessoas negras você percebeu nesse vídeo, isso é muito sério’.
Entramos na ultima faixa Primeira Hora Do Dia como se estivéssemos acordado e as imagens se formando aos poucos (a música segue o exemplo), muitas arvores, plantas, e todo tipo de vegetação é vista nesse vídeo que segue incansavelmente o ritmo de cada palavra que o DC diz. Essa ultima música é interessante pois é uma faixa muito cantada, diferentemente da primeira que tem rima atrás de rima e diferente da segunda que é diversa nesse sentido, é seguindo essa ideia que visualmente essa se torna a parte mais leve de todo o vídeo, as ideias parecem mais nítidas. O EP se encerra nessa faixa com um cachorro se levantando e seguindo em frente, assim é na Primeira Hora Do Dia.
Não importa a condição que você vive, mesmo se ela não for a mais favorável e sem recursos você sempre vai pensar em melhorar seu lugar, pra você ou pra quem tá do seu lado… dar o próximo passo, rumo a sua melhor versão, rumo ao seu maior objetivo contra tudo e contra todos
DC CalMob no Mini Documentário Guerra Do Sonho EP
Essa matéria é parte do que nós da rapvibe192 sentimos ouvindo esse EP e compreendemos dentro nos nossos limites e dentro dos diálogos com o DC CalMob, tem um universo dentro desse EP e como já dissemos anteriormente, tem muita coisa que não cabe em palavras e certamente não caberia nessa matéria, esse é um trabalho pra se ver e ouvir mil vezes e sentir a cada vez uma emoção nova… escute o EP, tenta trocar uma ideia com o DC, e ouça outras musicas dele e desse universo gigantesco que é a arte que ele produz.