Lil Wayne , Kodak Black, Desiree Perez entre outros nomes receberam indulto de Donald Trump horas antes do presidente dos Estados Unidos deixar o cargo.
Em seu último ato como presidente dos Estados Unidos, o controverso Donald Trump em seu direito como autoridade maior do país, concedeu perdões e comutações de pena a Lil Wayne, Kodak Black, Desiree Perez e mais 140 pessoas. A secretaria da casa branca divulgou o comunicado, que prevê perdões para 73 pessoas e comutação de sentenças para outras 70, na manhã de quarta-feira (20).
Alguns dos nomes mais ilustres dessas listas tem forte influência no hip hop gringo. Em novembro de 2020, o astro Lil Wayne se declarou culpado da acusação de porte ilegal de arma e poderia ser condenado a até dez anos de cadeia.
“O perdão para o Sr. Carter é consistente com a visão de muitos juristas – incluindo a juíza da Suprema Corte Amy Coney Barrett – de que processar um cidadão não violento por meramente portar uma arma de fogo viola a Segunda Emenda da Constituição dos Estados Unidos“, disse o advogado de Wayne, Howard Srebnick ao Complex.
Sobre o perdão o advogado de Lil Wayne finalizou: “A arma folheada a ouro, que o Sr. Carter nunca operou, é uma peça de colecionador, dada a ele como um presente de Dia dos Pais.”
Já o rapper Kodak Black foi condenado em novembro de 2019 a quase quatro anos de prisão por falsificar documentos para obter uma arma. Kodak está atualmente na prisão com uma sentença de 46 meses por falsificar formulários federais para comprar armas de fogo. Porém o rapper da Flórida ainda carrega uma dura acusação de estupro que ainda está pendente.
Também incluída está a CEO da Roc Nation, Desiree Perez, conhecida como ‘braço direito’ de Jay-Z. Ela recebeu perdão total da pena após cumprir longos anos de prisão por envolvimento em um esquema de tráfico de drogas em 1994. Quatro anos depois, ela enfrentou acusações de porte de arma de fogo e furto. No comunicado à imprensa da terça-feira (19) à noite, o governo disse que Perez “assumiu total responsabilidade por suas ações e mudou sua vida” nos anos seguintes.
Como mencionado anteriormente, a onda de comutações e perdões de Donald Trump chega enquanto ele se prepara para deixar oficialmente o cargo em apenas algumas horas. Joe Biden se tornará o 46º presidente dos Estados Unidos ao meio-dia EST, após derrotar Trump nas urnas por mais de 7 milhões de votos populares na eleição de 2020.