Há 18 anos atrás perdíamos Sabotage.

Nesse mesmo dia em Janeiro de 2003 o Brasil recebeu a triste notícia da morte de Mauro Mateus dos Santos.

O eterno Maestro do Canão, foi um artista versátil e muito a frente de seu tempo. Sabotage deixou músicas imortais, recebeu inúmeros prêmios musicais e participou dos filmes ‘O Invasor’ e ‘Carandiru’.

Infelizmente a sua brilhante carreira foi interrompida por um ato covarde ocorrido em 23/01/2003 na Zona Sul de São Paulo.

Segundo o relato de algumas testemunhas, durante os últimos momentos em vida, Sabotage deixou a esposa no trabalho e se despediu dela pois viajaria em destino à Porto Alegre. Após o rapper embarcar num carro, foi abordado por um homem que o atingiu com quatro disparos, sem nenhuma chance dele se defender.

Somente no ano de 2010 o homem acusado do crime foi julgado e condenado a 14 anos de prisão. Além da mulher, Sabota deixou dois filhos e uma legião de fãs no Brasil e no mundo.

A música “Rap é Compromisso”, a faixa também da nome ao seu único álbum em vida, e é um dos maiores hinos do rap nacional:

Trabalhos póstumos:

O canal oficial do rapper no Youtube conta atualmente com mais de 114 milhões de visualizações. Nesse mesmo dia 23/01 no ano de 2020 foi lançado nesse canal um importante projeto para manter a sua memória viva: #SabotageVive.

O projeto se trata de uma série de vídeos com apresentação de Tamires e Sabotinha, filhos do rapper.

Buscando exaltar o seu forte legado, as memórias dos filhos se cruzam com registros de Sabotage ao vivo em uma produção emocionante da distribuidora de música OneRpm.

Assista o primeiro capítulo da websérie disponível no Youtube:

Em vida Sabotage lançou apenas um álbum completo, o clássico ‘Rap é Compromisso’. No ano de 2016 com o consentimento da família foi lançado seu segundo álbum. Concebido de forma póstuma o disco tem 11 faixas e conta com participações de Negra Li, Céu, Dexter, Sandrão e até Shyheim, ex membro do grupo Wu-Tang Clan.

“Estávamos começando a fazer o segundo disco dele”, contou Daniel Ganjaman, a quem Sabotage faz seguidas menções em rimas nesse álbum.

“Isso foi durante muito pouco tempo, uma semana. Segunda, terça, quarta, quinta e na sexta ele foi assassinado. A partir daquilo, obviamente, tudo ficou encostado durante um tempo. Tanto esse material quanto qualquer outa coisa relacionada ao Sabotage.”  disse o produtor em entrevista à Rolling Stone.

Mano Brown:

Em 2018 foi ao ar uma colaboração que os amantes do rap nacional sempre sonharam em ver. A “Love Song” inédita de Sabotage “A Maior Dor de Um Homem” foi lançada no Spotify com participação do rapper Mano Brown.

Impulsionada por esta e mais canções que foram lançadas nas plataformas de streaming, Sabotage nos dias atuais tem mais de 750 mil ouvintes mensais no Spotify.

Ouça a Love Song “A Maior Dor de Um Homem” no Spotify:

Colaborações com mídias brasileiras e o funkeiro MC Hariel:

O ano de 2020 foi de bastante trabalho da família de Sabotage. Buscando manter a sua memória viva, durante o mês de Outubro foi lançada uma colaboração com a Mídia Ninja, portal que disponibilizou diversas fotos e vídeos de cobertura atuais e nacionais, que casaram com o material inédito arquivado, ressaltando o Racismo, a Violência e a Miséria sistêmica no Brasil.

A música escolhida foi “Pais da Fome (Homens Animais)” e já tinha uma trajetória especial. De acordo com registros, a letra foi composta no final da década de 90, porém em 2002 Maurinho deixou uma segunda versão gravada. A canção foi lançada oficialmente somente no álbum póstumo de 2016.

Ninja e 13 Produções apresentam “Pais da Fome (Homens Animais)” versão 2020 disponível no Youtube:

Uma das colaborações mais recentes da família de Sabotage foi com o funkeiro Hariel e a Ponte Jornalismo, juntos esse time lançou mais um som póstumo com imagens atuais da opressão policial entre outros fatos que são denunciados desde a época de Sabotage.

O funkeiro mais próximo do rap nacional, Hariel tem muita admiração pelo legado do Maestro do Canão e tem inclusive o rosto de Sabota tatuado no braço.

Eu tenho uma tatuagem do Sabotage. As letras dele serviram de lição de vida para mim. Essa coisa de ser favelado, mas não ficar ostentando isso, de fazer o seu trabalho e ajudar os seus, ser uma pessoa bem quista.” disse Hariel em entrevista ao site UOL.

Hariel recebeu o convite para participar da música dos próprios filhos de Sabotage, Sabota Jr e Thamires. A produção do single “Monstro Invisível” é do DJ Kalfani, filho do também DJ e produtor KL Jay, integrante do Racionais MCs.

Confira o clipe de “Monstro Invisível” de Sabotage e MC Hariel disponível no Youtube:

Assista também a entrevista exclusiva do Rap Forte com o filho do Sabotage: