Robert Ross, mundialmente conhecido por Black Rob, nasceu no dia 12/07/1969 em Nova York e desde muito cedo seu interesse e talento pelo rap era nato. O rapper se criou no East Harlem, e lá para os seus doze anos de idade, começou a fazer suas primeiras rimas, suas fontes de inspirações na época, foram nada menos que os rappers Spoonie Gee, Doug E. Fresh e Slick Rick.
Quando tinha seus 22 anos, “Rob” usava o pseudônimo de “Bacardi Rob“, com o extinto grupo “Schizophrenics” a qual nenhum álbum até aquele momento havia sido gravado, pois somente em 1996, ele se associou a “Bad Boy“, gravadora fundada pelo grande produtor e rapper Puff Daddy. Mesmo Black Rob, fazendo inúmeras participações com diversos rappers pela gravadora, sua consagração só veio em 1999 com o álbum “Life Story“, a qual o mesmo estourou com a música “Whoa!“, levando o astro por meses a ser primeiro lugar pela Billboard (um prêmio que honra os artistas e as canções mais populares do ano), dando assim visibilidade para o rapper no mundo todo.
Ao decorrer de sua carreira, Black Rob passou por vários conflitos pessoais, familiares e financeiros. No ano de 2006, foi preso por suspeita de roubo a jóias em um hotel ocorrido no ano de 2004. Fora do sucesso e dos holofotes, o rapper ficou preso até o ano de 2010. Em toda sua carreira, o astro lançou dois álbuns de estúdio, fora o “Life Story“, a qual o consagrou. Em 2005, ele lançou “The Black Rob Report“, onde não se teve o emplaque sonoro que ele almejou.
Em 2011, um ano após sua saída da prisão, lançou seu ultimo disco, o “Game Tested, Streets Approved“, a qual deixo como destaque a canção “Celebration” com participação de Breyan Isaac.
No ano de 2015, Black Rob sofreu um leve derrame a qual o fez modificar seu modo de vida, e mudando totalmente sua dieta e o levando a uma vida mais saudável, só que infelizmente com o passar dos tempos, um agravamento renal, fez com que o rapper que já estava internado a dias, veio a falecer no ultimo dia 17/04/2021.
Abaixo deixarei um pouco de suas obras, a qual marcaram sua forte presença dentro do hip hop. Para começar, deixo seu maior sucesso, a canção “Whoa!” lançada em 1999, confira.
Black Rob – Whoa!:
Para o ano de 2005, deixo como referencia a música “They Heard I Got Life“.
Black Rob – They Heard I Got Life:
E para seu ultimo trabalho gravado em 2011, ressalto a música “Celebration“, com a participação de Breyan Isaac, confiram esta “pedrada” sonora.
Black Rob & Breyan Isaac – Celebration:
E para fechar, deixo um vídeo raro a qual o “Maestro do Canão“, nosso eterno Sabotage homenageia seu ídolo, com a instrumental do som “Whoa!” em uma canção imperdível e muito pesada, confira.
Sabotage & Black Rob – Quem vai busca Like Whoa:
Fiquem todos com Deus, e até uma próxima matéria.