Saiba mais sobre Victor Trok, o artista visual que vem se destacando nas redes sociais

O jovem paulistano foca nas ilustrações digitais, já viralizou algumas artes em páginas do Instagram e acaba de lançar um portal próprio.

Talvez você ainda não conheça o artista Victor Trok, mas se acompanha algumas das principais páginas de rap do Instagram provavelmente deve ter visto as imagens criadas pelo artista visual pelos “feeds” da vida. Uma das últimas a repercutir foi com a frase “Primeiro encha a geladeira depois lança os kit !!!” que foi replicada e curtida milhares de vezes no principal aplicativo de fotos da atualidade.

Amante da cultura de rua e principalmente do hip hop, Victor abusa da criatividade no meio digital. Fortemente influenciado pelo rap nacional, o artista iniciou sua carreira em 2015, e sua principal referência nas ilustrações são os desenhos cartoons entre os anos 30 a 90, aplicando-as em contornos que remetem ao grafite e conversam facilmente com o nicho do Hip-Hop.

Outra característica marcante são as representações de emoções dos seus personagens. Victor ilustra as vivências das pessoas que fazem parte da cultura urbana.

Há cerca de um mês tivemos o primeiro contato com o artista; muito sagaz, de lá pra cá ele já desenvolveu um portal com domínio próprio e ampliou seu portfólio para além do Instagram.

Em um bate papo bastante enriquecedor Victor contou como essa paixão começou:

Desenho desde criança, e isso me acompanhou durante toda minha adolescência. Por outro lado, algo que também sempre me acompanhou foi o sentimento de insuficiência, qualquer coisa que eu produzia não me satisfazia.” conta Trok.

A dolorosa perda de um dos amigos que mais acreditava e incentivava Victor foi crucial para ele se tornar quem é hoje.

“Logo após um amigo que sempre me incentivava a acreditar nas minhas artes faleceu, eu fiz uma promessa a mim mesmo, viveria: ‘Em busca do crescimento’, através dessa frase surgiu o meu primeiro personagem. Assim como o Walt Disney possui o Mickey, eu tenho o Coguma, que sempre foi e será o meu personagem principal. Em dias difíceis lembro do significado dele e insisto em acreditar na minha arte.”

Para Victor a arte é mais do que um desenho, se trata de um ponto de fuga, algo que o faz se sentir livre e vivo:

Uso a minha arte como válvula de escape, seja para escapar de um sentimento que passo no momento, ou algo ruim que observo em minha volta que me causa revolta ou algo bom que me inspira. Desde pequeno tenho dificuldades em me expressar através de palavras, e sinto a necessidade de passar isso para o papel. Muitas críticas são criticas pra mim mesmo, um ensinamento para o meu eu do passado, ou para o meu eu do presente. A maioria dos personagens são uma representação sobre a minha pessoa.

A estética peculiar das artes de Trok é quase como uma viagem no tempo:

“Me inspiro principalmente nos desenhos animados dos anos 30 aos anos 90, gosto dessa estética exagerada e divertida que o cartoon tem. A estética das artes urbanas também está presente em meus trabalhos.”

Assim como o amigo que acreditou em seu potencial, Victor acredita que possa inspirar mais pessoas a se libertarem através da arte:

”Espero que minha arte possa continuar falando com as pessoas, e que eu possa servir de inspiração. Assim como tenho amigos artistas que me ensinaram muito, tenho a missão de continuar aprendendo e ensinando até chegar a minha hora.” conclui Victor Trok.