Ser “Emocional” no Rap é fortificante para a Caxanga em seu novo single

Reprodução/Instagram

O coletivo criativo e produtora Caxanga Pro de Nash, Emo, Victor Tavares, Americano E 2N lança um novo single em sua trajetória.

Os artistas cariocas Nash, Emo, Victor Tavares, Americano e 2N certamente já tem uma história no mínimo interessante juntos. Acima de tudo o ‘quinteto ternura‘ tem uma amizade pra lá de especial da qual eles cultivam enquanto produzem seus sons. Diretamente do QG na favela Para Pedro no Rio de Janeiro os cinco artistas se unem novamente em mais um projeto pela Caxanga Pro.

Caxanga Emocional

O quinteto chega com uma nova ideia, no entanto essa não é a primeira reunião deles para a concepção de um projeto. Os artistas cariocas estiveram recentemente no EP “Guias de Dentro pra Fora” do Victor Tavares e deram um show a parte. Nesse novo momento Nash, Emo, Victor Tavares, Americano e 2N aparecem com o single “Emocional” caminhando em direções profundas dentro do Rap.

  • Para assistir ao videoclipe da música “Emocional” disponível no canal do YouTube do Victor Tavares Clique AQUI.

Conheça um pouco mais do trabalho também realizado em prol da comunidade Para Pedro (RJ) pelo coletivo:

O trabalho que vem sendo feito pelos 5 artistas é sem sombra de duvidas uma reconstrução não só de quem está a volta deles mas um levante próprio. Além disso a musicalidade que sai quando se reúne um coletivo underground dessa forma é impecável, direta e suja no melhor dos sentidos.

Emocional dentro do Rap

O primeiro a cantar no som é o Emo, ele assina a edição do vídeo com Nash, a Mix/Master, o beat com Sahum. Além disso o jovem artista ainda consegue achar um tempo pra assinar o refrão que, me perdoem os mais conservadores, soa como atemporal. Quando digo que soa atemporal não é porque é futurista e sim porque exprime de uma maneira tão única a realidade que a torna além do tempo.

No entanto se tem alguém que entende tão bem de tempo quanto o Emo esse certamente é o Nash. Não só metricamente muito consciente mas com um entendimento do seu próprio espaço difícil até para o mais sábio dos homens. O Nash rimando é como o Messi, sabe onde está e no caso do artista carioca não tem medo de mostrar seus medos, é o efeito “Emocional”.

Se é pra falar de ser emocional sem medo (ou com) de certo que o Victor Tavares tem a casca para isso. O genuíno “Guias de Dentro pra Fora” é um dos diversos exemplos de como ele consegue evoluir a cada palavra que escreve. Em “Emocional” não é diferente, sonhando acordado, revirando o passado e haja coragem pra se desmontar e montar novamente.

Rap Forte Ser "Emocional" no Rap é fortificante para a Caxanga em seu novo single
Captura de trecho do clipe de “Emocional”

Fenomenal igual o Ronaldo Fenômeno, ou melhor, certeiro igual Roberto Carlos no ataque, certamente é o Americano rimando. Entretanto dessa vez ele vem numa levada diferente, até porque tá tudo diferente, hoje ele já conta nos dedos quantos estão do lado. “Emocional” trás o melhor e o pior de cada um, é aqui onde todos juntam os cacos, o Americano faz isso com excelência.

Por último e não menos importante temos o 2N finalizando essa música como se jogasse de terno. Tentando se encontrar na confusão sem entender como manter a calma depois da pressão o 2N coloca pra fora o melhor dele. Acima de tudo ele lança uma série frenética de rimas que com toda a certeza são as mais genuínas e sinceras que ouvi nos últimos tempos.

Sem medo (ou com), Acima de tudo verdadeiros

Emocional” faz com primor oque meio mundo (ou talvez até o mundo todo) tem dificuldade em fazer. Não é só sobre se reconstruir, pois primeiro há de se perder o medo em se desconstruir por inteiro. É sobre ser honesto, ser errado e não ter medo de assumir isso, é sobre principalmente ser corajoso o suficiente para ser “Emocional” em cima do beat.

“Energia impulsionada pela emoção ou talvez alimentada por necessidade, pela cultura já falei que dou meu coração, escrevendo por esperança pra comunidade.”

Trecho do rapper 2N em “Emocionado”.