MC Paulin da Capital e Kyan entram em disputa pelo uso do nome “Mandrake”

Mandrake

Paulin da Capital alega ter pago R$ 35 mil reais para patentear Mandrake, marca que o rapper Kyan usa desde 2019.

O funkeiro paulista MC Paulin da Capital provocou um grande debate nas rede sociais nessa terça-feira (7) após ir até seus stories do Instagram pedir para outros artistas não usarem mais o nome “Mandrake”. Afinal, de acordo com o funkeiro de 27 anos ele teria registrado a marca e pago cerca de R$ 35 mil pela exclusividade.

No vídeo público em sua rede social, Paulin da Capital mostra vários papéis em cima de uma cama. Supostamente os tais contratos, processos e possivelmente registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

“Tô tendo uns probleminha com meu nome Mandrake, tá ligado? Tem muita pessoa colocando na bio ‘Mandrake’ igual eu escrevo na minha bio. Por isso esses processos aqui, tive que pagar 35 mil para esse nome ser meu. Vou pedir com educação para não estar colocando isso na bio que tá me atrapalhando” disse Paulin.

O funkeiro afirma que os fãs que pesquisam pelo termo “Mandrake” no Instagram acabam caindo em perfis de outros artistas como Kyan e DJ Mandrake. “Mandrake só na minha bio por favor, se quiser colocar Mandrake, coloca com Q“; disse o artista reiterando que perdeu um perfil com 3 milhões de seguidores.

Por outro lado, temos um Mandrake bem conhecido também na cena do trap. O rapper da baixada santista, Kyan, também usa essa alcunha há um bom tempo, tendo a palavra literalmente tatuada no peito.

“Mandrake é um estilo de vida. Faz parte da minha história e da história de vários quebrada de SP. Eu nunca precisei escrever “Vida louca” eu sou um vida loka, eu sou um Mandrake. Diferença de ser um “Brown” e ser um “Benny”; publicou Kyan.

Antes disso, ainda sem esse contexto, Kyan havia publicado algumas fotos do personagem dos quadrinhos ‘Mandrake, o Mágico‘ de 1934 por Lee Falk. O personagem foi baseada em Leon Mandrake, um mágico que fazia performances no teatro pelos anos 20, usando uma cartola.

Agora há pouco, Paulin da Capital voltou a comentar o assunto e bateu o pé afirmando que não vai abrir mãos da exclusividade pois “quem estourou com o nome de Mandrake” foi ele.

O assunto dividiu opiniões nas redes sociais, nomes como Don Cesão, MC Cebezinho e DJ Mandrake saíram em defesa de Kyan. O fato é que o rapper Kyan tem uma música intitulada “Mandrake” lançada em novembro de 2019; enquanto Paulin da Capital se denominou “Mandrake Chavoso” pela primeira vez em dezembro do mesmo ano.

Antes de mais nada, relembre o primeiro sucesso da carreira de Kyan: