Absurdo: Prefeitura usa recursos [i]legais para impedir a batalha de MC’s em São Bernardo do Campo.
Nas últimas semanas o movimento hip-hop vem sofrendo repreensão em diversos locais, um dos casos mais emblemáticos foram dos policiais que dispararam, sem motivo, contra o público em Cabro Frio no RJ. No entanto, nessa segunda-feira (13), novamente surgem denúncias da organização de outra batalha de MC’s.
A Batalha da Matrix, que ocorre em São Bernardo do Campo, toda terça-feira às 19:30, vem recebendo forte rejeição da prefeitura da cidade. Através do Twitter, os representantes destacaram que o organizador da batalha, Lucas do Vale, recebeu duas multas, que juntas somam mais de R$ 15 mil.
No post eles relatam que escolha de criminalizar o evento, partiu sobre o pretexto da batalha de MC’s estar “ultrapassando o barulho permitido para o horário”.
Prefeitura de São Bernardo do Campo multa organizador de Batalha de MCs em mais de R$ 15.000,00
O fio é longo mas segue até o fim pra saber da história… pic.twitter.com/yje6h6RL6p— Batalha da Matrix (@BatalhaDaMatrix) June 13, 2022
A organização disse que a perseguição iniciou desde quando eles retomaram as batalhas, em abril. Começaram dizendo que não podia realizar a batalha, então, argumentaram sobre o uso do som, até que decidiram proibir os usos da tomada da praça.
Segundo a Batalha da Matrix, a pasta da cultura municipal, não fez nada para gerar um contato entre as duas partes. Por outro lado, ela se omitiu no meio do caso. Além disso, os organizadores também alegaram que não teve nenhuma tentativa de diálogo dos representantes da prefeitura do município de São Bernardo do Campo.
Assim, a batalha está proibida de ocorrer, de modo que, segundo o tweet, as medições que deram base para as multas, foram realizadas de maneira indevida – ao lado da caixa de som. Além disso, a multa chegou sem uma notificação prévia para Lucas, e segundo a organização da batalha de MCs, a polícia tem sido hostil até com quem vai prestigiar a batalha.
Até quando essa perseguição contra o hip-hop vai continuar? Sendo que o acesso a cultura é um direito estabelecido por lei! Além do mais, frequentemente as batalhas de rimas organizam mutirões de doações de agasalhos, alimentos e proporcionam lazer aos jovens e crianças.