Entenda essa caso que ocorreu na última sexta envolvendo Teto
Não é segredo para nenhum artista que o mainstream às vezes se inspira no underground, e na última sexta-feira (23), Emersxxn usou seu perfil do Twitter para levantar uma questão. Segundo o artista de Canoas, Rio Grande do Sul, Teto copiou o seu trabalho.
O rapper levantou a questão sem fazer alarde, apenas pontuando como underground muitas vezes não recebe o reconhecimento pelo próprio trabalho. Emersxxn não levantou a questão do nada, de modo que ele fez um tweet (que apagou) compartilhando uma publicação do perfil QG do Teto. A publicação (também apagada) trazia a última guia que vazaram do Teto, “Right Now”.
Vários mano do Mainstream sabem quem eu sou, sabem da minha música antes mesmo deles estourarem, eles só fazem vista grossa como todo mundo dessa cena
— emersxxn (@emersxxn) September 23, 2022
PTK e Sotam chegaram a retweetar a publicação acima, outros seguidores comentaram concordando com a afirmação de que o verso seria plagiado. Cjota, por outro lado, se opôs ao rapper, chegando a afirmar que o flow também não era de Emersxxn.
Abaixo nós reunimos os dois refrãos em questão, o da guia de Teto, e o da música de Emersxxn com participação de Romano, “Luzes/Mr.Ocean”. O lançamento é de três anos atrás e um ponto muito interessante de reparar é que tem um comentário do perfil oficial da 30Praum dizendo “Ocean Vibes”.
Assim, um ponto que precisamos destacar é que sim, há semelhanças imensas entre ambas as faixas, principalmente na escolha do verso “Pra onde tu vai? me chama que eu vou”. Por outro lado, se Teto “copiou” Emersxxn, devemos olhar para 5 anos atrás (2 anos antes de “Luzes/Mr.Ocean”), e ouvir a faixa de Stwo “Neither Do I” feat. Jeremih.
Os perigos dos conceitos “cópia” e “original”
Platão, na filosofia, cerca de 1500 anos atrás já falava do conceito de “Mimese”, resumindo, ele dizia que “toda criação na verdade era uma imitação”. A princípio os artistas não seriam capazes de criar sem se ‘inspirar’ (ou copiar de um modo distorcido) a natureza.
Assim, brigar pelo título de “original” seria uma das maiores futilidades no meio artístico, afinal, toda arte hoje não passa do desdobramento de outra. De modo que, seria possível encontrar rastros de outras obras na música de Stwo e chegar à conclusão de que ele pode ter copiado outro artista.
Abaixo, o vídeo com ambos os versos, de Teto em “Right Now” e Emersxxn em “Luzes/Mr.Ocean”:
E depois de ouvir todas essas versões que são bem semelhantes, qual é a sua opinião sobre quem copiou quem?
Não deixe de ver: MC Cabelinho lança “Né Segredo”, para a internet e fica em alta no YouTube