Artistas favelados são novamente criminalizados.

por rapvibe192,

CINQUENTA É ARTISTA:

Mais uma vez um artista de favela foi criminalizado na mídia, dessa vez foi o rapper Cinquenta que enfrentou problemas ao ter imagens suas divulgadas como se o mesmo fosse traficante, quando na realidade se tratava da gravação de um clipe no qual o Cinquenta conta a história de um irmão que sai do crime e vira artista.

Rap Forte Artistas favelados são novamente criminalizados.

CINQUENTA NÃO É BANDIDO:

As gravações do clipe na comunidade do Jacaré (RJ), ocorriam da melhor forma, um artista independente gravando seu clipe na favela … até que imagens começaram a circular nas redes sociais apontando Cinquenta como um traficante, logo o jornal Balanço Geral da Rede Record de Televisão se aproveitou das imagens com muitas armas (todas de airsoft e documentadas), para dizer que uma investigação havia sido aberta com o intuito de identificar os “bandidos armados”.

Estão me perseguindo querendo calar minha voz (…) Estou em busca dos meus sonhos, retratando a realidade das favelas (…) Não confunda arte com crime!! Preto não pode fazer um barulho que incomoda muita gente (…) Postou Cinquenta nas redes sociais.

Cinquenta é um artista e não bandido que tinha toda a documentação das armas de airsoft alugadas, em nenhum momento foi procurado antes de ter suas imagens e de seus amigos divulgadas como traficantes, tentou explicar que o clipe contava a história de um irmão que saia do crime e virava artista, mas a Rede Record passou a dizer que se tratava de apologia ao crime organizado…

Meses atrás uma outra reportagem do UOL havia tido o mesmo caminho com outros artistas, a matéria sobre o ‘TRAP proibidão’ acabou associando artistas como Meno Tody, Juju Rude, e membros da NGC ao crime organizado, então não é a primeira vez que isso acontece e parece que não vai ser a última.

PARTICIPAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO ‘TRAP DE CRIA’:

O Cinquenta faz parte do documentário ‘Trap de Cria’ com realização da ASPA.TV / SouD Crime e direção do Diego Esteves, o filme fala da realidade do TRAP no RJ, de toda a vivência envolvendo o dia a dia na favela com operações, mortes, tiros e de como tudo isso reflete na música e estética do TRAP carioca… O documentário teve o lançamento adiado pra amanhã (23/7) devido os últimos acontecimentos com o clipe do Cinquenta, o filme é estrelado por Lis MC, Cinquenta, Da Babi, Meno Tody e GXLDEN.

 

O artista Cinquenta é de favela assim como muitos outros artistas, sente a necessidade de falar sobre a sua realidade, o problema é que como ele disse “Preto fazendo barulho incomoda”… cenas como as da gravação do clipe são filmadas a todo momento no cenário da música, do cinema e em todo lugar, mas parece que a polícia e a mídia gostam de intervir só em alguns lugares, com artistas de uma cor especifica. .. como diz o Cinquenta na música 8.0.8 ft. ChrisBeats: “Esses policiais me param no asfalto como se eu estivesse roubando alguém, sei que vocês não estão acostumado ver um jovem negro portando corrente (…)”.