Com familiares em Beirute, Haitam acredita que explosão em porto não foi acidente.

O rapper Haitam tem uma ligação muito forte com a sua origem árabe sendo que muitos familiares moram em Beírute no Líbano.

Uma grande explosão atingiu a área portuária de Beirute no Líbano nessa terça-feira (4), repórteres de emissoras de TV que estão no local falam em dezenas de mortos e feridos do que até agora é tratado como um acidente. Não há ainda informação oficial sobre a causa nem o número total de vítimas.

O governo libanês estimou no mínimo 30 mortos logo nas primeiras após a explosão. Em entrevista a uma rede de televisão, o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hasan, disse que há cerca de 3 mil feridos. Já o chefe do escritório local da Cruz Vermelha falou em 2,2 mil feridos, porém esse número deve ser ainda maior.

Apesar de o país já ter sido alvo de terroristas e viver período de instabilidade política, não há evidência ainda de que se trate de um atentado terrorista.

O rapper Haitam foi entrevistado pela equipe do Rap Forte na quinta-feira (30/07) e já havia comentado sobre o clima de instabilidade na terra natal de sua família. Filho de pais libaneses Haitam nasceu já no Brasil, morador do Jardim Pery em São Paulo, o artista tem propriedade para falar da vivência familiar em território de guerra.

O integrante do Damassaclan fez algumas publicações no seus perfis nas redes sociais pedindo mais atenção de todo o mundo. Alguns fãs brasileiros chegaram a debochar do fato, pois alguns boatos dizem que a explosão ocorreu numa fábrica de fogos de artifício portanto seria acidental.

A alegação de um acidente é no mínimo estranha, devido a força e impacto que podem ser notados em vídeos que circulam nas redes sociais:

https://www.instagram.com/p/CDeg2aDA6Fk/

Segundo alguns vídeos em que os autores preferem não se identificar, drones sobrevoavam a região de Beirute há alguns dias e também correm notícias no Líbano sobre tentativas de invasão nas fronteiras.

O porto que foi explodido era uma das únicas portas de entrada de mantimentos e remédio para os moradores e refugiadores vindos da Síria. Lembrando que o país vem sofrendo represálias por acolher refugiados sírios que hoje são milhões.

O território do Líbano é disputado há muitos anos por ser um ponto estratégico no Oriente Médio.  A própria Guerra do Líbano, que ocorreu em 2006 entre Israel e Líbano, foi motivo que familiares de Haitam fugissem para o Brasil e os capítulos desse histórico de tensão se repetem até hoje.

O porto de Beirute é o principal porto do país, e a população local já espera os piores cenários possíveis, os próximos passos desses ataques seriam outras explosões para evitar agora a última conexão com o mundo a fora, que hoje são os aeroportos.

Haitam foi recentemente entrevistado no quadro de lives Idéia Forte transmitido no Instagram, Youtube e Facebook do Rap Forte onde num determinado momento fez um apelo para a mídia nacional prestar mais atenção no que acontece na sua terra natal.

Clique no link e acesse a entrevista completa no Youtube.