A trajetória da marca das 3 listras no Hip Hop mundial é repleta de vitórias, assim como no esporte.
A Adidas é uma marca consolidada a nível mundial. As famosas três listras surgiram de um desmembramento da empresa Gebrüder Dassler Schuhfabrik. Em bom português: Fábrica de Sapatos dos Irmãos Dassler. Que depois da separação criaram as rivais Adidas e Puma.
A empresa alemã é extremamente vitoriosa quando se fala em esporte, patrocina seleções, times de todo o mundo, campeonatos … Realmente seus líderes conseguiram tornar a marca global e independente em sua trajetória, mas se engana quem acha que essas conquistas são exclusivas do esporte, afinal oque seria da Adidas se não fosse também o Hip Hop.
Entenda um pouco dessas colaborações incríveis.
A disputa por Pelé:
Pelé não teve contrato com a Adidas, mas é essencial na história da marca. Na copa do mundo de 1970 a Puma e Adidas disputavam a contratação de atletas, Pelé acabou gerando uma guerra comercial entre as duas empresas que por fim assinaram um ‘acordo de cavalheiros’ para não se prejudicarem, o Pacto Pelé.
O Pacto Pelé consistiu em um acordo entre Adidas e Puma para que nenhuma das duas empresas assinassem contrato com Pelé para a copa de 70. O clima era muito tenso entre as duas marcas e Pelé o maior jogador que o mundo já tinha visto.
Com o acordo a Adidas estava saindo no lucro, pois patrocinava todo o campeonato mundial e ainda conseguiu com que a empresa rival não assinasse com o maior nome da copa. Tudo corria bem até o pacto ruir no momento que as câmeras de TV focaram em sua chuteira numa partida entre Brasil e Chile.
É interessante falar desse revés, pois o fascínio com Pelé gerou um embate que por fim fez com que a marca das 3 listras amadurecesse. Depois disso a Adidas passou a sempre buscar alternativas para o caso de uma empresa rival lançar um super produto ou criar algum movimento fervoroso no mundo do esporte e moda.
Eis que aparece o Run-DMC:
Run-DMC é um marco grandioso na história da Adidas, a marca alemã vinha se desgastando devido a grande disputa com a Puma e outras marcas emergentes na época. O mundo dos esportes estava sendo uma tremenda dor de cabeça para eles … Surgiu então um grupo de Rap que estava pronto para colocar seu nome na história da música e mudar a maneira como a sociedade olhava para o gueto.
O Run-DMC levou o nome do Hip Hop para o mundo e de quebra ainda ajudou a salvar a Adidas. Em 1986 o grupo lançou a música “My Adidas” que foi uma das maiores propagandas (não intencionais) já criadas, a música se equipara ao ato do Pelé.
Para terem noção do nível dessa disputa, enquanto Puma apostou num único momento de Pelé, a Adidas aproveitou um movimento do Run-DMC que culminou ao grupo o primeiro contrato de uma marca esportiva assinado por um artista e manteve a Adidas disputa não só com a Puma, mas batendo de frente com a Nike e seu recém lançado e poderoso Air Jordan 1 com Michael Jordan.
Assista ao clipe de ‘My Adidas’ do Run-DMC disponível no Youtube:
A música My Adidas foi um alvoroço e fez as vendas da Adidas dispararem, sem contar que ali se iniciou de fato a cultura sneaker… mas isso era só o começo dessa parceria com o grupo Run-DMC.
Ao longo dos anos o grupo norte-americano e a empresa alemã continuaram colaborando em diversos projetos, nos anos 80 e 90 lançaram tênis com frases dos Run-DMC, promoveram shows, colaborações e muito mais. No aniversário de 35 anos da linha Superstar o Run-DMC lançou um exclusivo adidas SuperStar 35th Anniversary – RUN DMC em edição limitada.
Em 2011 para comemorar os 25 anos da música “My Adidas” foi lançado o adidas Superstar 80s My adidas Run DMC 25th Anniversary, em homenagem a essa canção que se tornou um clássico e um marco importante para a marca alemã.
Já em 2020 foi a vez de voltar a celebrar o Superstar, dessa vez completando 50 anos e é claro que o Run-DMC não poderia ficar de fora, então lançaram mais um tênis da colaboração Run DMC x adidas Superstar.
Missy Elliott:
Essa veste a camisa de fato, a Missy Elliott esbanja há anos toda a sua admiração pela Adidas em seus clipes, participações em programas de TV, Shows, Premiações e etc. Missy Elliott sempre foi muito ligada a moda e nunca escondeu isso, aliás é perceptível sua paixão em se vestir bem dada a variedade de marcas que ela usa ao longo de sua carreira.
A rapper de Virginia se apaixonou não só pelos tênis da Adidas como por todo vestuário seja ele macacão, blusas, coleções completas e mais. Missy foi sem duvida uma das garotas propagandas mais fiéis da marca e em 2005 ganhou sua própria colaboração: Respect M.E. by adidas Originals x Missy Elliott. A coleção contou com tênis, jaqueta e até pulseira para transmitir todo sentimento de ‘respeito ás minas’ em uma estética completamente voltada as ruas.
“A linha combina a história das ruas e estilos esportivos da Adidas com a personalidade, brilho e estilo original de Missy Elliott.” Disseram os executivos da Adidas em entrevista a WWD.
Confira um dos diversos clipes da Missy Elliott recheado de peças da Adidas:
Pharrel Williams:
Vamos falar agora do maior colaborador da Adidas no século, não se trata de Kanye West e muito menos de Messi ou qualquer outro jogador/artista/empresário do ramo, estamos falando de Pharrel Williams que merece uma estátua na sede da Adidas.
Pharrel tem uma longa história no mundo da moda, mas a sua parceria exclusiva com a marca das 3 listras é de tirar o chapéu… vamos dividir a trajetória do Pharrel dentro da Adidas em 3 momentos e simplesmente mostrar o tanto de trabalho que ele já realizou com a Adidas, pois não é uma relação que precise se explicar algo, basta mostrar o tamanho do trabalho.
1- Num primeiro momento temos Pharrel chegando de fato na Adidas como colaborador em 2014 e ficando até 2015 produzindo releituras, oque já é algo grandiosos por si só para um artista. Foram produzidos:
- adidas Stan Smith X Pharrell Williams & Superstar Track Jackets (2014)
- Jacquard Pack Coleção (2015)
- Pharrell Williams x adidas Originals Superstar Supercolor (2015)
- Supershel – Artwork Collection – Pharrel, Todd James, Cass James e Mr (2015)
2- Num segundo momento podemos ver a confiança da Adidas em Pharrel depois dele se mostrar um sucesso no mundo da moda, criando desde calçados a jaquetas, acessórios e etc … É nesse momento que Pharrel ganha seu primeiro tênis e posteriormente sua coleção de sucesso.
Em 2016 Pharrel teve seu primeiro exclusivo adidas PW ZX333 e no mesmo ano lançou a sua famosa coleção Human Race (Hu).
O sucesso da coleção Human Race foi tão grande que em 2017 a Adidas começou a lançar muitos Hu em sequencia, tivemos:
- Human Race – Baby NMDs (2017)
- Hu FW17 (2017)
- NMD Hu TR Hiking Collection (2017)
- adidas Pharrel Tennis Hu (2017)
3- Num terceiro momento vemos a Adidas depositando toda a confiança no Pharrel e o deixando livre para criar, ele já tinha a coleção de sucesso (Human Race), que inclusive em muitos momentos foi mais bem sucedida em algumas campanhas do que os Yeezy do Kanye West, mas Pharrel queria mais e foi nesse terceiro momento a partir de 2017 que ele cria sem parar: tivemos os exclusivos de luxo que começaram com o adidas Pharrel Hu NMD Channel (2017) • adidas Pharrel Hu NMD N.E.R.D. (2018) • adidas Pharrel Hu NMD BBC (2018), esses 3 lançamento tiveram valores de U$1400 até U$7000.
Em 2018 Pharrel e Adidas focaram em produzir coleções em homenagem a outros países, tivemos
- NMD Holi (4 cores) celebrando o Holi Color Festival da Índia e Nepal
- NMD Human Race Afro Pack (Solar Pack)
- Pacote ‘Empower’ (inspire).
- NMD Solar Hu Collection parra corrida (2018) •
- Billionaire Boys Club x adidas Originals by Pharrell Williams (2018) •
- adidas Crazy BYW x PW “Gratitude & Empathy” (2018)
Em 2019 e 2020 o trabalho continuou a todo vapor com mais inovações ainda, foram lançadas as Adilette 2.0 do pack “Now Is Her Time” (2019) • adidas Originals x Pharrel Williams – 4D Runner (2019), mais de 14 tênis diferentes foram lançados só no final do ano de 2019 com
- adidas Pharrel NMD Hu “Proud” Pack (2019)
- adidas Pharrel Solar Hu “Rainbow” Pack (2019)
- adidas Pharrel NMD Human Race Trail PRD (2019)
Junto com 2020 vieram os adidas x Pharrell Boost Slide / Pharrell Williams x adidas Originals PW Superstar PK / BYW 2.0 Hu / Pharrel x adidas NMD Hu “Cream” e Pharrel x adidas NMD Hu “Extra Eye”. Além da marcante coleção Human Race FC com releituras de camisas de time; coleção de roupas e a linha Hu inspirada no Basquete; e acoleção minimalista de 2020 adidas Originals x Pharrel Williams Superstar PK.
Confira o vídeo de um dos últimos sucessos da Human Race, a reconstrução das camisas do Arsenal, Bayern de Munique, Juventus, Manchester United e Real Madrid para a coleção Human Race FC by Pharrel Williams:
Em 2021 o ano mal começou e já temos 2 trabalho entre Pharrel e Adidas na pista, Pharrel Williams x Nigo Friendship Pack (Tokyo Solar Hu) (2021) • E mais recente (na ultima semana) anunciou a coleção adidas x Pharrel Williams Triple Black (2021). Então, eu disse que não dá pra se falar muito sobre Adidas e Pharrel, é necessário mostrar tudo que eles já construíram juntos e afirmar que essa é uma das maiores colaborações entre uma marca e artistas, Pharrel é um marco para Adidas assim como foi o Run-DMC.
Anitta:
É bem notado que faz certo tempo em sua carreira e vida pessoal que a artista brasileira mais famosa do momento adora a Adidas, Anitta segue muito aquela vibe da Missy Elliott em usar os conjuntos da Adidas no dia a dia e em seus videoclipes. Obviamente os fãs sempre esperam uma colaboração maior além das campanhas, mas sabemos como é difícil uma artista brasileira conseguir um contrato de produção exclusiva com qualquer marca global esportiva de moda, seja pelo distanciamento da comunidade brasileira das marcas, planejamento já traçado, busca de artistas mundialmente influentes enfim… O importante é que a comunidade BR da Adidas segue se esforçando ao máximo para buscar novos espaços, pensando nisso iniciou em 2016 a parceria com a Anitta.
Seguindo essa ideia de novos espaços a Anitta se torna um ponto chave na discussão, Ela hoje é talvez a única brasileira presente de maneira direta e ativa nas campanhas globais da Adidas. Um marco bem bacana da colaboração Anitta x Adidas está presente no clipe Sua Cara com Major Lazer e Pablo Vitar (2017), quando Anitta usa o top cropped da marca alemã em um de seus videoclipes de maior sucesso, ainda em 2017 participa de uma sessão de fotos para uma campanha da Adidas vestindo as 3 listras da cabeça aos pés e performou na festa da Adidas no Allianz Parque.
Anitta foi uma das influenciadoras globais a receber o pack da Beyoncé Adidas x Ivy Park em 2019 mas antes disso já havia mostrado seu sucesso para a Adidas, em meados de 2017 muitas fotos da cantora usando a marca alemã passaram a ser compartilhadas com perguntas de quais peças eras usadas, surgiu então um movimento que consistia em dar titulo as fotos da Anitta com o nome das peças Adidas que ela usava, a ideia começou a fazer sucesso e o resultado foi um aumento de 50% no trafego das redes da Adidas Brasil, impressionante ne.
Mais recentemente ela fez parte da campanha global adidas Originals: “Change Is a Team Sport”, Anitta participou do comercial ao lado de Pharrel Williams , BlackPink, Jonah Hill, Pogba, Ninja e muito mais, confira:
Kanye West:
Adidas e Kanye West é uma das maiores colaborações entre uma marca e um artista, o Kanye com toda aquela mentalidade de sempre explorar seu modo de se expressar acabou achando na Adidas o terreno perfeito para criar. A colaboração entre os dois é de longa data, antes mesmo dos Yeezy Boost (vamos chegar lá), parece que essa aproximação começou em 2006 quando Kanye foi convidado por Gary Aspden (consultor criativo da Adidas na época) para projetar uma renovação do adidas Rod Laver Vintage, o tênis ’06 Yeezus de couro e que tinha o urso mascote das capas dos primeiros discos de Kanye nunca chegou a ser lançado, mas a história entre Adidas e Kanye estava só começando.
De 2009 a 2013 Kanye esteve colaborando com a Nike no Nike Air Yeezy, porém o artista se sentia com pouca liberdade criativa para poder produzir sua marca, foi então que encerrou seu contrato com a Nike e fechou um novo contrato de 10 milhões de dólares com a Adidas. Ao longo dos anos essa colaboração se mostrou realmente produtiva e lucrativa tanto para Kanye quanto para Adidas, hoje a linha Yeezy já tem mais de 10 modelos criados, inúmeros tênis produzidos, diversos designs ainda em desenvolvimento e com um lucro aproximado de US$ 1,5 bilhão.
Kanye lançou em 2015 o primeiro Yeezy com a Adidas, o Yeezy Boost 750 e desde então não parou mais nesse negócio super lucrativo com os Yeezy Boost 350 • Yeezy 950 • Yeezy 350 Cleat • Yeezy Powerphase Calabasas • Yeezy Boost 700 • Yeezy 500 • Yeezy Boost 380 • Yeezy Foam Runner. Além dos calçados Kanye possui com a Adidas uma linha de roupas lançadas ao longo dos anos, mais especificamente a primeira temporada da marca, a ‘Yeezy Season 1’.
O rapper tem em mãos um acordo sem precedentes com a Adidas, ele possui algo em torno de 15% de royalties no atacado e uma taxa de marketing, pra se ter ideia do tamanho desse contrato é só comparar com o Michael Jordan que possui a linha Air Jordan mas seus royalties aparentemente giram por volta dos 5% (segundo a imprensa Norte-Americana).
“Eu sou um cara de produto em minha essência, fazer produtos que fazem as pessoas sentirem uma imensa alegria e resolver questões e problemas em suas vidas, essa é a solução de problemas que eu adoro fazer […] Há um pouco de Lamborghini em tudo que faço, Yeezy é o Lamborghini dos sapatos.”
Disse Kanye para a Forbes em 2019
Confira o vídeo de Kanye West para a Forbes mostrando todos os pares de Yeezy já produzidos e falando um pouco do processo de criação:
Messi:
É indispensável se falar de Adidas e não falar de Lionel Messi, o jogador argentino é um dos mais cobiçados no mundo pelas marcas esportivas ao lado de Neymar (Puma) e Christiano Ronaldo (Nike), a sua história com a Adidas começou há muito tempo atrás, em 2006 o jovem prodígio do Barcelona saiu da Nike e assinou seu contrato com a Adidas se mantendo nas 3 listras até hoje, a Adidas tirou Messi da Nike assim como a Puma tirou Pelé da Adidas, lembra do amadurecimento depois do que aconteceu com Pelé, então.
O principal garoto propaganda da Adidas começou usando a coleção de chuteira F50, em 2007 mudou para a F50 Titan TUNIT com aquele design despojado da linha TUNIT que em 2019 ganhou uma linha personalizável. depois da F30i TUNIT Messi usou a F30s para ganhar sua medalha de ouro olímpica e prêmio de Jogador do Ano da FIFA em 2009, a revolucionária F50 adiZero foi feita para a copa do mundo de 2010 na África do Sul e veio com sensacionais 165 gramas de peso, foi a queridinha da copa pelos colaboradores da Adidas pois dava velocidade e rapidez nos movimentos. A F50 adiZero ainda ganhou uma versão Prime que foi a próxima na lista de Messi, a chuteira pesava apenas 145 gramas, uma revolução nos pés.
Em 2015 o jogador argentino mais famoso pós Maradona ganhou sua própria linha de chuteiras, foram as Messi 10.1 • Messi 15.1 e a edição exclusiva 10/10 preta usada por Messi até 2017. Posteriormente o Alien do futebol passou a usar a linha de sucesso e inovadora Nemeziz que em 2019 ganhou a versão 15 Años ‘Nemeziz 19.1 em homenagem aos 15 anos de Messi no Barcelona, junto também veio a Tech Indigo Messi Nemeziz 19.1 marcando uma geração inteira de tênis passados pelos pés de Lionel Messi.
Depois vieram a continuação da coleção Nemeziz Messi com a Nemeziz Messi 19.319.3 e outras para 2020, só que em 2021 ao que tudo indica a linha Nemeziz vai ser abandonada por Messi que pretende migrar para a linha X Speed Flow, confira o vídeo especial de Adidas e Messi lançado no lockdown ano passado:
Beyoncé:
A Beyoncé não poderia ficar de fora dessa seleção de colaboradores da Adidas, ela lançou a Ivy Park (linha de roupas de ginástica) ainda em 2016 numa parceria com Sir Philip Green. A linha conjunta já vinha sendo desenvolvida desde 2014 entre a cantora e a varejista Topshop, a Ivy Park passou então a ser operada pela empresa conjunta Parkwood Topshop Athletic Ltda. Em 2018 após denuncias de assédio sexual e abuso racial cometidas pela Topshop a Beyoncé decidiu comprar a propriedade total da marca Ivy Park, agora sim a marca estava pronta para embarcar novas direções e livre dessa negociação conjunta que prendia a linha.
Em 2019 Beyoncé anunciou a parceria Ivy Park x Adidas e o relançamento da marca que agora estava expandida para além de uma linha de roupas de ginástica.
“Esta é a parceria de uma vida para mim… A Adidas teve um tremendo sucesso ao ultrapassar limites criativos. Compartilhamos uma filosofia que coloca a criatividade, o crescimento e a responsabilidade social na vanguarda dos negócios. Estou ansioso para relançar e expandir o Ivy Park em uma escala verdadeiramente global com um líder dinâmico e comprovado.”
Disse Beyoncé em declaração no site da Ivy Park
A coleção que chegou em 2020 trouxe 4 estilos de calçados com linhas já conhecidas da Adidas, Acessórios exclusivos além da retomada da linha esportiva da Ivy Park. Beyoncé esteve na capa da revista Elle mostrando parte da coleção que rapidamente se tornou um sucesso. Ainda no final de 2020 Beyoncé lançou uma segunda coleção Ivy Park x Adidas chamada This Is My Park, esse segundo drop contou com 6 novos estilos de calçados das linhas Ultra Boost, Nite Jogger e Super Sleek 72 além de todo o conjunto esportivo e casual numa paleta de cores bem diversa e bem a cara da cantora, afinal esse é o parque dela.
Vídeo de apresentação da Adidas x Ivy Park by Beyoncé:
Ceia Ent:
O selo Ceia Ent. criado por DonCesão é um dos grandes parceiros da Adidas no Brasil, o selo conta com o seguinte time de integrantes e colaboradores: Djonga, Tasha & Tracie, Kyan, Febem, Clara Lima, Gustavo Treze, Torres e Jamés Ventura, além do próprio DonCesão e a Nicole Balestro (que tem um papel fundamental nessa história). Nesse time da Ceia vale ressaltar que alguns artistas tem contratos exclusivos e independentes, como é o caso do Djonga que encerrou contrato com a marca das 3 listras em 2019 e também parece ser o caso do Fleezus que está sempre presente em diversas campanhas junto com a Ceia e a Pirâmide Perdida mesmo sem ser um integrante dos dois grupos artísticos.
Essa história de Adidas x Ceia Ent. começou em 2017 quando a Ceia ainda estava sendo construída, a Nicole Balestro que já tinha trabalhado com a Adidas, era esposa do DonCesão e é também sócia aproximou a marca das 3 listras do Selo paulista e fez junto com o DonCesão uma parceria que trouxe muito valor ao Rap nacional. Ceia e Adidas começaram então a construir uma história sensacional unindo a música e moda de modo que os integrantes e colaboradores do selo fossem todos beneficiados.
A parceria começou ainda em maio de 2017 em um super evento da Adidas no Allianz Parque com show de Luccas Luco, Anitta, Djonga, e uma performance colaborativa da turnê Ceia Ent. x Pirâmide Perdida com transmissão do Rap Box, ali a marca mostrou que estava em peso disposta e investir no Brasil e na comunidade do Rap, foi nesse evento que surgiu aquele clássico vídeo do Djonga conhecendo a Anitta com intermédio do Léo Casa1. No final desse mesmo ano a Ceia participou do Maze Fest promovido pela Adidas, o evento trouxe Pusha T ao Brasil para lançar sua quarta colaboração com a Adidas pela linha EQT, o coletivo Pirâmide Perdida esteve novamente junto do selo nesse evento mostrando mais uma vez a força do Rap nacional em um evento que uniu música, arte, skate e sneakers.
Em 2018 a Ceia participou do Adidas Das Days, um evento que aconteceu em varias cidades ao redor do mundo e passou por São Paulo pra unir novamente o Skate, Arte e Cultura. Em 2019 a Ceia Ent. produziu o documentário Say Nuttin que levou o skatista Rodrigo TX e os MCs Fleezus e Febem para Londres, antes da viagem o produtor CESRV se juntou a Fleezus e Febem para produzir o EP BRIME! que junta Grime, Funk e Futebol para ir de bagagem para a cidade da Rainha e trocar ideia sobre o estilo das ruas e o underground entre SP x Londres.
Em 2019 participou da coleção Cidades (RJ x SP – Ceia Ent. x Pirâmide Perdida) e também de uma viagem de BK e DonCesão ao México para o lançamento do adidas Nite Jogger, é esperado que depois da pandemia essas duas grandes marcas possam produzir muitos trabalhos juntos e que essa parceria evolua bastante pois toda a comunidade brasileira seja de Rap, Skate, Cinema, Música Pop e outrps ganham com essa colaboração fantástica.
Confira o vídeo do DonCesão no Podpah falando sobre Adidas x Ceia Ent.:
Snoop Dogg:
Tio Snoop é um expoente da moda, da música e de de qualquer negócio que ele se proponha a se envolver, Snoop Dogg chama atenção por onde passa desde o começo da sua carreira com esse seu jeito de ser, cantar, se vestir bem único. O rapper mundialmente famoso antes mesmo da virada do século estreitou sua relação com a Adidas de 2010 pra cá, e foi a partir da década passada que as colaborações começaram a acontecer de fato e gerar novas linhas e peças.
Em 2010/2011 foi anunciada a parceria Adidas Originals Freemont X Snoop Dogg, a parceria rendeu um tênis inspirado no time de basquete do coração de Snoop, os Los Angeles Lakers, com detalhes das cores secundarias inspiradas nos Lakers e as cores primárias em preto e branco. O rapper também assinou uma edição especial da ADIPURE com a marca das 3 listras, o ADIPURE SNOOP DOGG trouxe a assinatura do Snoop e as cores amarela e roxa dos Lakers como cores primárias do tênis.
Em 2014 lançaram o Adidas Originals X Snoop Dogg – Snoop Seeley, que tem a assinatura do Snoop e foi apresentado na cor azul marinho e detalhes em dourado como as 3 listras, o tênis foi um sucesso e é um dos mais famosos dessa parceria. Snoop ganhou da Adidas seu próprio Talk Show Turf’d Up em 2015 com foco em entrevistar ex-jogadores da NFL, celebridades e personalidades do esporte, a Adidas queria muito se aproximar da NFL na época e não existe ninguém melhor para aproximar as pessoas do que Snoop Dogg e toda sua desenvoltura.
Em 2016 a Adidas fez uma chuteira especialmente para Snoop, a chuteira Adidas Adizero 5-Star 5.0 Snoop toda luxuosa ostentando estampas de dinheiro por todo design, as travas em dourado em contraste com os verdes do cadarço, bordas e das escrituras Money On My Mind (Dinheiro em minha mente) e Mind On My Money (Mente no meu dinheiro) que também estampam toda a área da chuteira. Em 2014 o rapper já havia assinado uma chuteira com pseudônimo de Snoop Lion e apresenta uma chuteira com estampa de um leão na parte de trás. em 2017 lançou outra chuteira seguindo a sequencia, a ADIZERO 5-STAR 6.0 chegou ao mercado com design inspirado na música Suited N Booted. Em 2018 foi a vez da Adidas Adizero 5 Star 7.0 (Money Bag), e parece que a paixão do Snoop pelas chuteiras não acaba, a pandemia freou muitos projetos mas certamente em breve serão retomados.
Snoop Dogg em Olso (Noruega) promovendo a Adidas, essa campanha gerou um dos vídeos mais famosos de Snoop quando ele se irrita com o repórter do evento, confira a chegada do rapper em mais uma campanha da parceira Adidas:
Pusha T:
Pusha T é outro rapper do time de colaboradores da Adidas que ganhou notoriedade com a marca depois da virada da década assim como outros colegas da música, o rapper se tornou praticamente o padrinho da linha EQT nas ultimas duas décadas e vem construindo uma história bem bacana com a marca alemã. Em 2012 Pusha T começou sua parceria com a Adidas quase que como um embaixador, conhecendo a marca e as possibilidades de criação… Não demorou muito para o rapper começar a lançar suas próprias coleções e expandir sua colaboração com a marca das 3 listras.
Em 2014 Pusha T lançou sua primeira colaboração com a Adidas, o EQT Running Guidance 93. Em entrevista a GQ na época o artista revelou seu amor pela Adidas e revelou oque a torna tão especial para ele: “Vou começar dizendo que, para o meu show de talentos da 5ª série, fui RUN DMC. Além disso, você deve apenas saber a taxa com que chorei aos meus pais para ter um agasalho de treino Adidas e um bico de concha [Superstars]. Meu irmão [Malice] é cinco anos mais velho que eu, então quando eu tinha nove ele tinha quatorze, e meus pais reconheceram que porque ele estar indo para o ensino médio ele precisava estar bem vestido. Mas como eu tinha nove anos, não precisava ser atual nas roupas. Eu senti como se estivesse de fora, chorando, ficando chateado. Eu tinha que ter isso. Isso apenas mostra como a Adidas está em sintonia com o estilo e a cultura hip-hop.”
Em 2016 anunciou uma nova colaboração e lançou o adidas EQT Boost ‘King Push’ em tons cinza, no ano seguinte foi a vez do adidas Originals EQT Support Ultra PK King Push “Bodega Baby” ser lançado, marcando assim todo o amor de Pusha T pela linha EQT.
Quando perguntado pela GQ como se estabeleceu com a linha EQT Pusha T respondeu:
“É apenas sobre fazer algo um pouco fora do caminho comum. E eu acho que o EQT é apenas uma silhueta da hora que as pessoas podem arrasar com a moda de hoje. Eu queria algo que complementasse uma roupa inteira. E é assim que me visto. Eu penso em toda a silhueta. Você não consegue pensar no sapato sem pensar na aparência do jeans com ele e em todo o conjunto.”
Já em 2018 Pusha T se envolveu em uma treta com Drake (que estava sem contrato e ameaçava ir para a Adidas), Pusha T ficou sabendo de Kanye West que Drake tinha um filho não revelado ao público chamado Adonis e que Drake queria homenageá-lo lançando a marca Adidon (futura Nocta com a NIKE) junto com a Adidas em Homenagem ao filho, foi então que Pusha T aproveitou essas informações para lançar a diss the story of Adidon respondendo diversos ataques subsequentes de Drake, a diss gerou um alvoroço total na época e encerrou qualquer chance de Drake e Adidas se unirem.
Em 2019 o rapper renovou seu contrato com a Adidas e já no meio do ano lançou 2 Pusha T Ozweego nas cores azul e preto, logo depois foi anunciado que o jogo Call Of Duty entraria nessa colaboração dos Ozweego e entrou mesmo, lançando assim a collab adidas Ozweego Call of Duty x Pusha T ‘Kingslayer’.É provável que projetos já estejam em desenvolvimento para novas coleções e talvez até com novas linhas além dos Ozweego e EQT, depois da pandemia essa dupla dinâmica vai continuar produzindo muito.
Confira o vídeo da colaboração Adidas x Call of Duty x Pusha T:
Donald Glover:
Donald foi o artista que teve uma das passagens mais rápidas pela Adidas, a collab Donald Gloover x Adidas foi anunciada ainda em 2018 com um curta metragem em animação da música Fells Like Summer (além de um vídeo de anuncio logo depois), isso gerou um hype gigante e em 2019 foram lançados 3 tênis colaborativos dos modelos Continental 80, Lacombe e Nizza. A parceria que prometia dar super certo chegou ao fim já em 2020 com o encerramento do contrato e o cancelamento de produções futuras.
“Com este projeto, eu queria incentivar as pessoas a pensarem em como suas histórias podem ser contadas de pé, o valor não é quantificado pelo que você veste, e sim pelas experiências deles. E você toma a decisão sobre o que funciona para você, vive com suas próprias lentes. A parceria para mim é sobre ser capaz de exemplificar o que você faz da sua maneira.”
Disse Donald Glover em 2019 num comunicado a imprensa e público.
Confira o vídeo de apresentação de Donald a Adidas lançado em 2019:
Pirâmide Perdida:
Assim como a Ceia Ent. o coletivo Pirâmide Perdida é extremamente importante para a Adidas no Brasil, seu time de colaboradores e integrantes conta com: Akira Presidente, Sain, Luccas Carlos, BK, Brill, CHS, JXNV$, Juyè, El Lif Beatz e BK. Em 2017 junto com o selo Ceia lançaram a Pode Fala Tour que contou com apoio da Adidas e marcou o inicio da parceria entre Ceia x Adidas x Pirâmide.
Antes da Ceia aparecer diversos integrantes da Pirâmide já participavam de colaborações com a Adidas como BK em 2016 na inauguração de uma loja em Ipanema (RJ), a parceria se estendeu mais ainda e em 2017 um dos integrantes do Pirâmide mais ligado as 3 listras fez parte de um ensaio para a Adidas, estamos falando do Brill que participou do lançamento da linha ATRIC (um conjunto para as ruas com Jaqueta, Calça, Boné, Tênis, Camisa e Mochila da coelção) juntamente com o Rec, direçaõ do Lorran Saga e fotos/vídeo pelo Caio Reis.
Em 2017 também teve o lançamento no Brasil do adidas Originals linha Campus, Sain, Roberta Campos e Rec representaram o RJ enquanto Febem, DJ Carla Akaki e Koing do MOB79 representaram SP, eles fizeram parte da campanha de lançamento através das fotos de Christian Proença e Marcelo Moraes. Em 2018 vimos BK e Akira apresentando a linha Adidas Prophere com um show conjunto transmitido pela Pirâmide Perdida.
Vale lembrar que em 2017 a Pirâmide teve no evento Adidas no Allianz Parque e que em 2019 o BK juntamente com DonCesão viajou para o México no lançamento do adidas Nite Jogger, na época surgiram até rumores de um EP colaborativo depois desenvolvido durante essa viagem. Veja o vídeo da apresentação do BK no lançamento da loja em Ipanema (2016):
Adidas x Hip Hop x Esporte, a união que fomentou cultura e desenvolvimento dentro das mais diversas comunidades desse planeta, é valorizando a criatividade e explorando caminhos que a marca das 3 listras cresce, e na trajetória se encontra com o mundo através de artistas e jogadores prontos para criar.