A grande importância das equipes de som para o hip hop no Brasil.

Por: André Tavares

Na matéria de hoje venho resgatar a enorme importância, e um pouquinho da magia de quem viveu uma época de muitas festas que se fez presente nos bailes “blacks” de São Paulo. Enquanto o fim dos anos 70 era marcado por jovens brancos de classe média se encantando com a onda cristalizada do Rock & Roll em São Paulo, equipes como Chic Show, Zimbabwe, Kaskatas, Black Mad, Circuit Power, Dinamite, faziam com que jovens negros pudessem sentir os primeiros passos da música de sua cor, e que o mesmo tivesse orgulho de ir a uma festa, para ouvir algo que tocasse de verdade sua alma e sua auto estima.

A música negra invadia São Paulo em grande estilo dentro de salões como Diamante Lapa, São Paulo Chic, Sambarylove, Chopapo, Ginásio Do Palmeiras, Clube Da Cidade, Cruz da Esperança, Som de Cristal, Aristocrata Clube, Club Homs, Casa de Portugal, entre outros. As equipes de som tomavam a cena e agitavam a cidade com eventos musicais que em tão pouco tempo ganhariam tamanha repercussão tão positiva, e a nível mundial.

As equipes conseguiram trazer para a “Terra da garoa”, artistas como, Too Short, Ice T, Public Enemy, James Brown, Betty Wright e demais atrações para que fizessem seus shows em grande estilo, e tendo uma visibilidade para a grande mídia.

 

Rap Forte A grande importância das equipes de som para o hip hop no Brasil.
James Brown em apresentação no dia 11/11/1978 no Palmeiras em São Paulo.

 

Para dar uma esclarecida melhor na matéria, abaixo quero deixar um registro em vídeo, que esclarece exatamente o que estou dizendo a você leitor.

 

Bailes – Soul, Samba Rock, Hip Hop e Identidade em São Paulo:

Se você quiser se aprofundar a fundo nesta pesquisa musical linda e fascinante sobre a auto valorização e identificação própria com a música negra, e os bailes de São Paulo, te aconselho ler o livro:

Rap Forte A grande importância das equipes de som para o hip hop no Brasil.

 

E pra fechar, deixo a todos este documentário que particularmente, é uma verdadeira aula sobre os bailes em São Paulo. Espero muito que gostem, o documentário esta dividido em 04 partes, mas é de uma riqueza cultural espetacular. Fiquem todos com Deus, e até uma próxima.

 

Biografia Bailes Funk Music Chic Show Anos 80 – Parte 01:

Biografia Bailes Funk Music Chic Show Anos 80 – Parte 02:

Biografia Bailes Funk Music Chic Show Anos 80 – Parte 03:

Biografia Bailes Funk Music Chic Show Anos 80 – Parte 04: