Devido a pandemia mundial do novo coronavírus, o Covid-19, que afeta todo planeta, muitos artistas aproveitam a pausa forçada nas suas agendas de shows e o tempo livre em casa para continuar próximos de seus seguidores, porém através de lives show nas suas redes sociais, afinal o objetivo do isolamento é exatamente evitar a propagação do vírus.
Sertanejos famosos como Gusttavo Lima, a dupla sertaneja Jorge e Mateus, Marília Mendonça entre outros, começaram essa onda no Brasil transmitindo ao vivo shows direto de suas mansões. O ponto positivo é que essas transmissões serviram para angariar donativos para instituições de caridade, neste momento difícil. Gusttavo Lima por exemplo, durante 5 horas de live arrecadou cerca de R$ 100 mil e toneladas de alimentos além de máscaras e álcool em gel.
A rede social que já aproximava ídolos dos seus fãs, neste momento de surto surgiu como alternativa não só para o entretenimento, mas também como a forma que o mercado musical encontrou para se sustentar através de merchans.
Uma dessas iniciativas foi o Festival on-line “Fico em Casa BR” que foi criado com base em um evento português de mesmo nome, na versão brasileira participaram mais de 60 artistas de todos os gêneros e também nomes relevantes do RAP como: Froid, Cynthia Luz, Rael e Emicida.
Confira um trecho da live do dia 24 de março do Rapper Froid.
https://www.instagram.com/tv/B-IxoxpDjdZ/
O RAP de Brasília saiu na frente nessa “disputa” e além do mineiro Froid que atualmente reside lá, o destaque da cena é o brasiliense Hungria Hip Hop que na última sexta-feira dia (3 de Abril) montou uma superprodução com direito a drone e agitou a internet, chegando a alcançar mais de 1.8 milhão de acessos durante quase 3 horas de show e alcançou o primeiro lugar dos Vídeos em Alta do YouTube Brasil além do top 3 dos Trending Topics do Twitter. Mas a melhor parte, foi o show de solidariedade, durante esse tempo foram arrecadados mais de R$ 80 mil reais em doações voluntárias, através de cestas básicas, dinheiro e muitos outros donativos. O humorista Whindersson Nunes que é amigo do artista, doou a quantia de 20 mil reais. E Hungria também prometeu fazer uma generosa doação para instituições de caridade.
Os fãs do RAP nacional aproveitaram essa deixa e encheram as redes sociais de vários de nossos rappers com pedidos para os ídolos fazerem lives shows, afinal nosso público que é muito seletivo também quer entretenimento.
Povo taradão por live , live live livelive
— Ret (@FilipeRet) April 6, 2020
Amanhã anuncio a live na moral , vai se essa semana mrm auuuu
— Ret (@FilipeRet) April 5, 2020
Circularam por várias páginas de RAP no Instagram e Twitter uma foto de um suposto evento no Youtube intitulado “RAP Brasil Youtube” mas o mesmo foi desmentido por vários artistas e portanto é fake news, mesmo nessa quarentena algumas pessoas tentam se aproveitar do público para se promover.
https://www.instagram.com/p/B-pNiPajtKk/
Até o momento o que temos de concreto para os próximos dias de apresentações voltadas para o RAP Nacional, além de Filipe Ret que ainda não definiu data, é a live do Akira Presidente junto com o rapper carioca BK que vai acontecer amanhã (07 de Abril) ás 15:00 horas conforme foi anunciado no Instagram e Twitter oficial do rapper Akira Presidente.
Amanha 15hrs o meu irmaozinho @bkttlapa vai brotar na live comigo. Vamos falar sobre pretos fazendo dinheiro , musica , quarentena e mais umas coisas .
Mandem suas perguntas la no meu IG e fe pa tudooo .
?❤✌— Akira Presidente (@AkiraPresidente) April 6, 2020
Os artistas Xamã e Agnes Nunes participaram de um festival chamado “Festival Música em Casa” e através do Instagram da Bagua Records fizeram a alegria dos seguidores, mas os fãs do índio mais famoso do Rio de Janeiro parece que ainda vão ser presenteados com mais apresentações.
Querem Live né
— ZODIACO ouça agora ❌ (@xamaoficial) April 6, 2020
Os cariocas do grupo 3030, Bruno Chelles, LK e Rod também agradaram os seus seguidores participando de alguns do festivais online citados acima e também diversas lives durante os últimos dias e segundo o perfil oficial do Instagram do grupo ainda tem muito mais por ai, nós agradecemos.
https://www.instagram.com/p/B-m8cLHjcJe/
Direto de Belo Horizonte, Djonga um dos nomes mais influentes do RAP na atualidade e responsável por colocar a cidade mineira no mapa, como vocês viram na última matéria: “BH virou Compton“, também surpreendeu sua legião de fãs, ao anunciar nos “stories” do seu Instagram pessoal, que conta com quase 2 milhões de seguidores, a notícia de que esta acertando apenas alguns detalhes para se apresentar ao vivo muito em breve e provavelmente vai ter mais que uma live show. O RAP Nacional agradece, Gustavo!
Veja abaixo a captura de tela na nossa página Rap Forte.
https://www.instagram.com/p/B-nOLqijo54/
No trap nacional, o grupo de São Paulo, Recayd Mob não deve ficar para trás e conforme anunciaram no perfil oficial do Twitter também estão planejando apresentações ao vivo.
Quem quer live fav ✨
— Recayd Mob (@RecaydMob) April 5, 2020
O Covid-19 vem impactando diretamente nossas vidas e devemos ter responsabilidade social, cumprindo as indicações da Organização Mundial da Saúde e autoridades competentes, justamente para não correremos o risco de sermos contaminados além de contaminar nossos amigos e familiares. Então família RAP Forte, eu em nome da nossa equipe peço que todos que tem o privilégio de poder ficar em casa, aproveite as lives dos nossos queridos artistas e permaneçam dentro de casa, para sairmos o mais rápido dessa terrível situação e podermos ir pessoalmente nos shows de nossos ídolos e o mais importante: voltarmos a nossos trabalhos e rotinas normais. Estamos todos unidos nessa luta!