“Afrobeat” nos últimos dias foi uma palavra muito vista, mas qual a diferença para “Afrobeats”?
Tanto Afrobeat quando Afrobeats existem e representam gêneros musicais distintos. A nossa finalidade hoje não é entrar a fundo na história de ambos os estilos, mas sim, garantir que as pessoas entendam que há uma diferença entre os dois, e é fácil distinguir.
O Afrobeat tem sua origem na década de 60, com o multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti. O artista, que passou um tempo em solo norte-americano, após várias buscas alcançou a harmonia entre o funk (norte-americano), o jazz, percussões nativas, músicas iorubas, e outros estilos.
Os anos de ouro desse gênero musical, portanto, foram entre 1970 e 1975. Entretanto, as performances de Kuti são atemporais, e no vídeo abaixo, é possível conferir uma das principais características do Afrobeat, as bandas com muitos integrantes. Além disso, outra questão marcante são as músicas com mais de 10 ou 15 minutos de duração. Confira uma performance da música “Pansa Pansa” se tiver curiosidade:
Outro ponto marcante desse gênero são as letras politizadas, contudo, as vozes quase ficam em “segundo plano”. Isso porque este gênero também valoriza outros dois pontos: o solo de instrumentais e a repetição. Além disso, para Kuti, como é possível ver no início desta apresentação, a música é mística, tangendo inclusive, o plano espiritual.
Além da voz, apenas nesta apresentação, o artista também aparece tocando outros instrumentos, como um saxofone. Seria possível falar apenas de Fela, mas este não é o foco, e até já deu para montar uma imagem do que é o Afrobeat, então, vamos conferir o próximo gênero.
O que é o Afrobeats?
Aqui nós chegamos em outro terreno, o de artistas como Wizkid, por exemplo, que é um dos nomes mais citados quando se fala no gênero. Como já temos a base do que não é Afrobeats, vamos nos ater a o que de fato é este gênero.
Este gênero é uma síntese que agrupou diversos subgêneros da música contemporânea (desde os anos 2000) da África Ocidental. O Afrobeats é muito rico e diversificado por conta da sua base, que sim, tem uma influência do Afrobeat (mais essencialmente), no entanto, é alimentado também pelo hip-hop, dancehall, highlife, R&B, entre outros.
Isso resulta em um estilo que na prática tem se traduzido como good vibes, que ao mesmo tempo que trazem letras positivas, também trazem um ritmo envolvente e muito dançante. Este estilo, portanto, tem um formato contemporâneo, contando com um artista cantando e um produtor por traz desse trabalho. Confira “Money & Love” de Wizkid, e acabei com todas as suas dúvidas entre os dois gêneros.
Sem dúvidas, uma das músicas neste gênero que mais tocou nos últimos meses foi “Calm Down“, do artista nigeriano Rema, que fez o mundo inteiro olhar para a Nigéria e abrir ainda mais as portas para este estilo. Confira essa obra de arte:
Não deixe de ver também: Matuê anuncia “Conexões de Máfia” para 30 de abril e chama Orochi para X1