Aprenda a ganhar o dinheiro das suas reproduções: Andressinha e outros milhões de artistas ainda não sabem o que é ISRC!
Andressinha, sem dúvida, é uma artista que muitos já ouviram, afinal, o Hyperanhas, grupo que a rapper integra, é conhecido nacionalmente. No entanto, a artista fez uma publicação no Twitter onde questionava se o valor estava certo, em um print 147,87 dólares em sua conta da OneRPM.
Outro ponto chama a atenção, que é o comentário da artista em relação a o que acontece se ela debater os números com o empresário: “vai reclamar p ver, a gnt ainda sai como errada e flopada“, mas por que isso acontece?
Empresários x Artistas: um debate recorrente na indústria musical
Se olharmos a nossa cena musical (focando apenas no rap), veremos um movimento que pegou alguns artistas nos últimos anos. Dnasty, Aka Rasta, recentemente, muitos têm acompanhado o caso dos artistas da Hash (que quase arrastou a carreira do Teto), e são apenas poucos nomes.
O que eles têm em comum? Problemas com suas gravadoras, empresários e consequentemente, em sua carreira. Quer uma tragédia nacional que foi por um caminho semelhante? 1Kilo, e também podemos falar da A Banca Records.
Cadê esses artistas promissores de 2016, 17, 18? Nomes como Mozart MC, DaPaz, Flap, entre outros, sem dúvida, experimentaram um pouco disso. E isso acontece pela má fé de pessoas que se apresentam como ponte para o sucesso, enquanto estão sugando artistas que não conhecem os seus direitos.
A importância de conhecer os conceitos por trás do lançamento
É muito comum termos a cultura de achar que o artista é aquele que entra no estúdio e grava a música. Entretanto, hoje é possível (e necessário ir além), entendendo também sobre mídias sociais, distribuição em plataformas de streaming, registro e o principal pagamento de royalties.
Não dá para ensinar tudo em apenas um artigo, mas em breve traremos um material especial para ajudar os nossos artistas a se entenderem ainda mais nesse universo.
Entretanto, muitos artistas não recebem o devido valor por suas músicas por conta da forma como a música foi registrada. Um dos registros mais famosos, é o ISRC (International Standard Recording Code ou Código de Gravação Padrão Internacional).
Nós poderíamos nos estender aqui sobre o assunto, mas o nosso foco é te ajudar da melhor maneira. Por isso, nesse momento você pode ler o artigo da Abramus, que fala de maneira simples e completa sobre este registro.
Basicamente, ele determina as informações do “Fonograma”, e este termo certamente é uma invenção de outro mundo. No entanto, outra vez vamos te indicar um artigo da Abramus onde você vai entender tudo sobre Obra x Fonograma, inclusive a distribuição de royalties.
Vai parecer bobinho depois que você entender! Contudo, é por não entender estes três pilares básicos, que muitos artistas não ganham o dinheiro de suas reproduções. E em alguns casos extremos, pode levar ao fim da própria carreira.
Alguns pontos que você também deve se atentar, e estão nessas matérias, é em relação à porcentagem dos royalties conforme cada integrante do fonograma. Isso inclui: Intérpretes, Músicos e Produtores Fonográficos (estes últimos são os responsáveis pela obra).
Assim como Andressinha, muitos artistas podem não estar recebendo o que realmente devem, e isso nem sempre é ilegal. Afinal, muitos concordam com os termos de venderem os seus direitos da música quando assinam um contrato sem ler completamente.
Desse modo, judicialmente não há nenhum erro e o artista não pode fazer nada além de cumprir o contrato, pagar a multa ou reclamar nas redes sociais.
Portanto, se você é artista, dê um tempo de estudar novos flows e técnicas, e busque conhecimento de mercado musical, indústria fonográfica, e registros.
Podemos garantir que você se sentirá mais completo e entenderá como isso vai fazer toda diferença na sua carreira. Principalmente para ganhar dinheiro com música!
E para não perder nossos próximos materiais, e dicas para evitar esses problemas, você pode conferir as atualizações diárias do Rap Forte!