Adivinha doutor quem ta de volta na praça? 22 anos depois o Planet Hemp lançou nessa terça-feira (20) a primeira amostra do álbum de músicas inéditas previsto para outubro.
Os fãs do Planet Hemp certamente já estavam crentes de que dificilmente ouviriam um lançamento da banda histórica. Porém, diante do atual governo, foi o acionado o alarme para o grupo voltar com tudo. Desse modo, após 22 anos sem um lançamento, o grupo convocou a genialidade de Criolo para lançar o single “Distopia“.
A faixa de 4 minutos traz um inconfundível solo das guitarras explorando a veia do rock, em uma bateria que com marcação pesada. Além disso, é clara também a preocupação em transmitir uma mensagem de reflexão e resistência para o povo nesse momento importante.
Esse é o primeiro lançamento do grupo icônico que emergiu nos anos 90 e abre caminho para o álbum que vai suceder ‘A Invasão do Sagaz Homem Fumaça‘, de 2000.
“O Planet Hemp sempre foi um movimento de contestação. As nossas letras, que um dia já nos levaram para a prisão, são o reflexo do que a gente pensa sobre esse sistema, sobre o ideal coletivo e a nossa forma de expressar através da música o nosso manifesto.” destacou D2 em comunicado.
Com direção assinada por Marcelo D2 e produzido pela sua produtora Pupila Dilatada, o videoclipe traz D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia, Nobru e Criolo. Os takes alternam cenários urbanos de protestos e batidas policiais, com outros em meio à um jardim. O surrealismo fica ainda mais evidente ao trazer um BNegão gigante ao lado da mesa de jantar da família tradicional brasileira.
Além de Nave, a produção musical do single “Distopia” foi cordenada pelo duo paulista Tropkillaz, os cariocas do grupo Os Fita e pelo próprio Planet Hemp.
Antes de mais nada, confira o clipe de “Distopia” que está em alta no Youtube:
Para quem ficou animado com o lançamento, o single marca o início de uma nova fase para a banda que havia encerrado os trabalhos juntos no início dos anos 2000. O grupo anunciou o lançamento de um álbum em breve, após assinarem com a Som Livre, gravadora que deve ficar à frente dos próximos projetos da banda.
Vale destacar que o retorno às atividades como shows, por exemplo, já havia ocorrido em 2018, de modo que a banda completou agendas em eventos como Virada Cultural de São Paulo, João Rock e festivais como o Lollapalooza Brasil. Recentemente o Planet Hemp e Criolo também deram uma mostra do quanto são necessários para a cena durante o Floripa Eco Festival.
Por fim, se você aprovou esse lançamento, não perca tempo e adicione nas sua playlist do Spotify: