As comemorações de Natal são embaladas pelo rap desde o final dos anos 70.

Confira algumas das músicas que marcaram vários Natais ano após ano.

Artigo por: André Tavares.

O ano de 2020, esta sendo marcado por uma pandemia que insiste em nos amedrontar e também em destruir lares e famílias pelo mundo. Para dar uma amenizada em tudo que vem ocorrendo, venho por meio desta simples matéria, apresentar-lhes um pouquinho de entretenimento junto a informação e também de alguma forma mensurar a força que a data especial tem nessa trilha lado a lado com o rap mundial desde o final dos anos 70.

Saiba quais sons na temática do Natal que vou te indicar nesse artigo:

  • Kurtis Blow – “Christmas Rappin”.
  • Kool Moe De & The Treacherous Three – “Santa’s Rap”.
  • Run DMC – “Christmas Is”.
  • Snoop Dogg, Nate Dogg & Daz Dillinger – “Santa Claus Goes Straight To The Guetto”
  • Eazy-E –“Merry Muthafuckin X Mas”
  • Dax – “Dear Santa”.
  • Mano Brown, Big Da Godoy, Ylsão, Du Bronk’s, Renam Samam, Dj Will, Dee, Boy Killa, Rodrigo Cartier & Blood – “Natal no Gueto”.

Para dar inicio, quero lhes apresentar o som de um dos pioneiros do hip hop. Estou falando de nada mais, nada menos que Kurtis Blow, influente rapper que no ano de 1979 lançava o som “Christmas Rappin“, vamos conferir?

Ouça abaixo minha primeira indicação, Kurtis Blow em “Christmas Rappin” num repost do canal ‘DJDiscoCat’ no Youtube:

Dando sequência, espero que curtam um trecho do filme ‘Beat Street‘ de 1984 com o som “The Santa Claus Rap”. O rap natalino foi escrito por Kool Moe Dee, Kevin Keaton e Lamar Hill e interpretado por The Treacherous Three com Doug E. Fresh.

Eu nem tenho uma chaminé para você descer / Então não há necessidade de você vir por aí.

Porque o último Papai Noel que veio com um saco / Não estava distribuindo presentes, ele os levava de volta.” Special K.

Assista o vídeo de The Treacherous Three – Santa’s Rap em HD no player disponível abaixo:

Subindo nossa cronolologia natalina, em 1988, a música “Christmas In Hollis” do Run DMC foi usada no filme Die Hard conhecido no Brasil como Duro de Matar  na cena em que John McClane, interpretado por Bruce Willis chega ao Nakatomi Plaza. Sobre a importância do Run DMC, o grupo teve um enorme impacto no desenvolvimento do hip hop nos anos 80 e é considerado a ponte entre a velha escola representada por Grandmaster Flash e outros e a era moderna do hip-hop.

O consagrado grupo Run DMC, formado por Jason “Jam-Master Jay” Mizell, Joseph “DJ Run” Simons e Darryl “D.M.C.” McDaniels lançou novamente uma com esse tema em 1992, “Christmas Is” – e esse som agitou vários natais pelo mundo heim. Clique para ver o clipe de “Christmas Is.

Assista o vídeo de “Christmas In Hollis” em HD no Youtube:

Os gangsteres não poderiam ficar de fora desta data é claro!

O rapper da Costa Oeste Eazy-E gravou por volta de 1992 a música “Merry Mutafuckin’ Xmas” o som foi lançado oficialmente numa reprodução estendida ‘5150: Home 4 tha Sicklançado em 15 de dezembro de 1992 pela Ruthless Records e Priority Records. ‘5150: Home 4 tha Sick’ alcançou a posição # 70 na Billboard 200 e # 15 no Top R & B / Hip-Hop Albums.

A julgar pelo som de Eazy-E o natal em Compton era bem movimentado. Encontrei um vídeo de “Merry Muthafuckin X Mas” disponível também no Youtube:

Em 1996, Snoop Dogg, Nate Dogg & Daz Dillinger lançaram “Santa Claus Goes Straight To The Guetto“, e por mais que ele teve algumas diferenças com o rapper lá da costa oeste eu particularmente gosto muito deste som também.

A tradução do título dessa música é algo parecido com “Papai Noel vai direto para o Guetto”, o som é a primeira faixa de ‘Christmas on Death Row‘ (em português ‘Natal no Corredor da Morte), um disco compilado e lançado pela Death Row Records e Interscope Records em Dezembro de 1996. O álbum vendeu 200.000 cópias e revertido em forma de caridade à comunidade

Confira esta versão sem censura e exclusiva do videoclipe de Natal de Snoop Dogg, Daz Dillinger, Nate Dogg, Bad Azz e Tray Dee:

Vindo aqui para o Brasil não podemos deixa de citar um dos clipes mais emblemáticos “Natal no Gueto” –  até hoje as fotos de Brown com a touca de Natal circulam pela internet.

A foto de capa deste artigo veio junto com a música lançada em 2017 onde Mano Brown reuniu seus amigos Big Da Godoy, Ylsão, Du Bronk’s, Renam Samam, Dj Will, Dee, Boy Killa, Rodrigo Cartier e Blood para um verdadeiro “Natal no Gueto” com imagens gravadas no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. Este é um som que dispensa comentários, a esperança e a prosperidade para todos do gueto, são transmitidas neste lindo e conceituado trabalho.

Mano Brown, Big Da Godoy, Ylsão, Du Bronk’s, Renam Samam, Dj Will, Dee, Boy Killa, Rodrigo Cartier & Blood – Natal no Gueto:

E para finalizar essa ‘pincelada’ sobre as ótimas memorias da encontro entre o Natal e o Rap, deixo com vocês, mais uma “pancada” natalina lançada mais recentemente, em 2018. O rapper Dax esbanjou flow na  música ‘Dear Santa‘. Uma curiosidade que o clipe faz alusão ao clássico filme ‘Grinch‘, lançado lá nos anos 2000. O bicho verde e rabugento fez até um feat no som.

Dax tava um pouco exigente naquele Nata, confira um trechinho traduzido:

Sim, Santa, ano passado, você fez um bom trabalho, mas este ano precisamos pegar essa merda no ano passado.
Eu disse Cadillac cor preto fosco, mas este ano acho que realmente quero um caminhão Bentley Eu não quero ouvir desculpas ano passado, você me fez passar por um idiota este ano, deixe sua bunda gorda para cima Eu não quero ser um Papai Noel absurdo, mas depois do ano passado Eu não dou a mínima.”

Assista o clipe de “Dear Santa” no Youtube:

Gostaria muito de agradecer a todos que acompanharam minhas matérias neste ano de 2020. De todo o meu coração, quero desejar um feliz natal e um próspero ano novo, cheio de luz, harmonia, igualdade e muita saúde e paz a cada um de vocês.