Já tentou fazer freestyle e não conseguiu? Confira agora com estes simples passos!
O freestyle é uma das modalidades do hip-hop, e as batalhas de mcs foram responsáveis por popularizar a atividade. Assim, não é à toa que a cada dia que passa, mais pessoas sentem vontade de soltar alguns versinhos livres.
Hoje vamos te dar algumas dicas, mas sempre existe algo novo para aprender até chegar ao nível em que se sentirá confortável para rimar em qualquer situação. Então, é hora de dar alguns passos simples, e o mais importante é treinar consistentemente se você quer evoluir. Porém, para quem quer apenas fazer umas rimas, brincar com os amigos ou se expressar, o caminho é por aqui.
- 1. Você precisa escutar RAP
Imagina você ser jogador de futebol e nunca ver um joguinho, ou querer se tornar um roteirista e não assistir filmes, enfim, praticamente não existe. A rima é um dos pilares do RAP (ritmo e poesia, em inglês), podemos dizer até mesmo que sem a rima, ele não existiria – musicalmente. Por isso, se você não escuta o gênero, este é o primeiro degrau a subir!
- 2. Cante as músicas que você escuta
Começou a escutar RAP? Não, você não vai virar o Kant, Eminem, ou Emicida agora. Muitas pessoas te indicariam a começar a rimar, mas isso é como falar para uma pessoa que quer jogar futebol, que ela não precisa aprender a correr antes de marcar um gol, driblar, ou simplesmente jogar. Assim, agora você vai praticar, e deixar o seu cérebro habituado com este exercício, para isso, comece decorando e cantando os raps que te cativarem.
- 3. Agora vamos improvisar
Neste momento, você vai precisar escolher um beat, que é o instrumental ou base sobre a qual os mcs fazem freestyle. Hoje é muito simples encontrar um, basta uma pequena pesquisa no YouTube e ele te gerará diversos resultados. É muito comum começar no seu quarto, brincando com amigos na escola, ou em outras ocasiões corriqueiras, então, não pense que existe algo como “a hora certa” para começar a fazer freestyle.
O que mais eu posso fazer para ser melhor?
Você pode estudar sobre os elementos que estruturam o freestyle, como por exemplo, a métrica, o verso, o flow, e a mensagem. De uma maneira simples para você entender, poderíamos dizer que:
- A mensagem é o que você tem para falar;
- O flow é como você vai transmitir a sua mensagem;
- A métrica trabalha junto com o flow, então influência também em como você vai dividir o que tem a dizer;
- O verso engloba a métrica. É dentro dele que você vai colocar a sua mensagem, e vai definir a estrutura da sua rima.
Na prática, o primeiro passo é pensar no que você vai falar, uma dica, é alinhar alguns objetos na mesa. Faça o teste, coloque um caderno, borracha, garrafa, copo e tente improvisar enquanto vê algum desses objetos.
Dominar estes quatro elementos não fazem diferença no começo, no entanto, vão te ajudar quando quiser evoluir mais. Afinal, embora freestyle tenha técnica, ele tem que partir de dentro de você, então, não tenha medo, vergonha, apenas feche o olho e deixe sair o que vier na cabeça.
Por fim, a dica de ouro para você economizar alguns anos da sua vida. LEIA, um mc que faz freestyle precisa ter um vocabulário extenso, e a leitura é a melhor forma de você garantir um bom repertório de palavras. Durante a leitura, anote ao menos uma palavra que você não conhecia, pesquise o seu significado e em seguida, faça uma rima com ela.
Aqui tem apenas um simples tutorial, e embora pareça um pequeno passo para o homem, é um imenso avanço para você. Isso leva tempo quando se quer fazer com maestria, por isso, o importante é dedicação, treinamento, e vontade, se você quer, você pode!
Não deixe de ver: Akon é criticado após defender liberdade de expressão na fala de Kanye West