Pablo Rivadulla Duró , conhecido no meio artístico como Pablo Hasél , é um rapper, poeta, escritor e ativista político antifascista catalão que nasceu em Lérida, Catalunha, Espanha, em 9 de agosto de 1988. Muitas de suas canções são polêmicas devido às suas letras fortes sobre questões políticas e ataques à monarquia espanhola. Estreou-se na cena underground do hip hop espanhol com a demo “Esto no es el paraíso” em 2005. A sua aparição na cena coincide com a de outros grupos como Arma X, LaTecnika ou Mentenguerra, razão pela qual se verifica factualmente um ressurgimento da Política Rap, em um contexto underground.
Em 2014, foi condenado a dois anos de prisão por elogiar o terrorismo, devido ao conteúdo de suas letras em que expressava seu apoio a grupos terroristas.
Em junho de 2020, ele foi condenado, em sentenças não finais, a seis meses de prisão por lesões por agredir e pulverizar um jornalista com um líquido de limpeza, e dois anos e meio de prisão por agredir uma testemunha em um julgamento contra um agente da Guarda Urbana de Lleida.
Em 2021, ele se tornou a pessoa de maior destaque a ir para a prisão por suas expressões artísticas na Espanha nos últimos anos. Sua prisão provocou um grande debate e fortes protestos sobre a liberdade de expressão na Espanha.
Mesmo o rapper estar sendo mantido atualmente em carcere privado, o som do mano esta de volta mais pesado do que nunca, e o mesmo lança a pouco mais de um mês a musica “Ira”, a qual você terá a oportunidade de curti la em primeira mão.
Pablo Hasel – Ira:
Fiquem todos com Deus, e até uma próxima.