O rap tem espaço para todos: Fé nas crianças.

Por André Tavares,

Nesses quase 27 anos dedicado a muita pesquisa musical, conheci inúmeras pessoas de diversas personalidades e gêneros, nessa estrada percorrida até hoje, sempre soube que a humildade e o respeito com todos, são “duas chaves” principais as quais temos que ter sempre em mente quando queremos chegar a um objetivo. E foi o respeito a todas as pessoas, independente de suas idades que me inspirei nesta matéria. O ditado popular diz: “Ouça os mais velhos, pois eles são a voz da experiencia”.

Concordo, porém com um ponto de interrogação em minha mente, as crianças e os adolescentes nos passam experiências e ensinamentos as quais nos fazem refletir, e na maioria das vezes, aprendemos com eles, ao invés de ensinarmos. Tenho dois filhos lindos, já passando pela fase da adolescência. A Gaby de 15 anos, um amor de pessoa, muito companheira, amiga e no dia a dia esta sendo muito minha conselheira. Também tenho o Diogo, um adolescente de 13 anos, que apesar da pouca idade, tem um conhecimento musical esplendido, já esta escrevendo letras “pesadas” de rap.

E foi exatamente por causa deles, que trouxe esta matéria bem bacana sobre crianças e adolescentes na música, em especial no rap, que pra mim é um estilo musical que a cada dia aprendo mais e mais, um estilo que se expande abrindo portas a todos sem preconceito e discriminação.

Espero que todos curtam estes artistas talentosos que o Hip Hop acolheu de braços abertos.

5 jóias do Rap Mundial para se ficar de olho:

01. Bia Canda MC

Rap Forte O rap tem espaço para todos: Fé nas crianças.
Imagem: Página Bia Canda no Facebook

Filha do rapper angolano Lando Canda, a menina “dropa” desde os 2 anos idade e começou a ser descoberta pelo mundo em 2018 aos 5 anos. Nascida em 26 de Junho de 2012 Bia Canda tem atualmente 8 anos. Porém a pouca idade, nunca a impediu de transbordar talento, flow e atitude. A rapper mirim foi revelada para Angola através do canal Diamante Angola.

Quando perguntada pelo repórter em 2018 aos 5 anos de idade qual era sua inspiração ela respondeu: “A inspiração veio quando eu nasci.” mostrando sua personalidade ímpar.

O irmão mais novo Deni MC trabalha no som e Bia Canda na voz, e ela não abre mão da escola, pois sabe na ponta da língua todas as tarefas.

Num futuro bem próximo muita gente ainda vai se impressionar com o que essa pequena grande rapper tem a oferecer ao movimento hip-hop.

Confira a entrevista que a família cedeu ao canal Diamante Negro que conta com mais de 1 milhão de visualizações no Youtube:

Confira esse feat com seu irmão Dani lançado há 7 meses:

E o trabalho mais recente lançado há apenas 2 semanas atrás, é realmente surpreendente:

 

02. DJ Lívia

Rap Forte O rap tem espaço para todos: Fé nas crianças.
Dj Lívia posa ao lado do astro Kanye West.

A talentosa Dj Lívia, pode ser jovem, mas tem um bom tempo de carreira. Nascida em 23 de junho de 2007, ela formou um grupo com seus irmãos chamado The Monster Kids. Lívia aprendeu a discotecar com grande influência de seu pai, Henry, que fundou o grupo, composto por Livia, Bboy Ozzy, Bgirl Spinderella, Bboy Turbo, Bboy E-Fresh e Bgirl Precious. Hoje aos 13 anos de idade, Dj Lívia já alcançou um reconhecimento a nível mundial.

Em um vídeo de 2016 ela já mostrava ter excelentes referências fazendo uma homenagem ao lendário Tupac:

Nesse último vídeo lançado há apenas 2 semanas nota-se a evolução e domínio da jovem sobre as pickups:

03. Kamon

Rap Forte O rap tem espaço para todos: Fé nas crianças.
@KamonTheKid no Instagram.

Olhando para o Brasil, em São Paulo encontramos o maninho Kamon, que tem uma pegada muito forte em suas rimas. Com suas raízes firmadas no boombap posso afirmar a vocês que suas rimas passam mensagens pesadas e concisas, destaco ele por suas críticas e estilo próprio. Kamon começou a ganhar notoriedade em 2017 quando tinha 11 anos de idade e logo foi abraçado por grandes artistas do estilo como DJ Caíque, ADL, Nocivo Shomon.

Assista ao clipe de “Entre o Sonho e a Real” lançado em 2017 que passou a marca de 400 mil views no Youtube:

Hoje o jovem artista busca uma nova identidade e também se aventura nos beats de Trap como no seu laçamento mais recente “Pique do Messi”:

https://www.youtube.com/watch?v=S2dIX-lCVAg

04. Dj Michelle

Rap Forte O rap tem espaço para todos: Fé nas crianças.
@iamdjmichelle no Instagram

Agora quero falar um pouquinho sobre a Dj Michelle Rasul, filha do famoso Dj Shock, Michelle com apenas 8 aninhos, representa muito bem a arte dos toca discos e não deixa a desejar a nenhum Dj de grande nome. Celebridades como DJ Snake, Chris Brown, Latoya Jackson, Maya Diab, Massari, Gashi e Soulja Boy, entre outros, já se encantam com seu talento, e a seguem em suas redes sociais.

Veja a apresentação da Dj Michelle na etapa semifinal do evento “B4B Dubai Stay at Home – Scratch Battle Online 2020″ durante o isolamento social:

05. MC Tavin

Rap Forte O rap tem espaço para todos: Fé nas crianças.
@oficial.tavin no Instagram.

Com vocês MC Tavin, um jovem muito habilidoso nos improvisos que vem ganhando destaque nas batalhas de rima desde 2019, no qual participou cinco vezes na semi-final na “Batalha da Aldeia”, sua pouca idade não o intimida, com apenas 13 anos é um “monstro” quando pega o microfone.

Apenas 4 meses após o lançamento de “Isso Vale a Minha Vida” feat que tem a participação do rapper MC Sid o clipe se aproxima das 4,5 milhões de visualizações no Youtube:

Assista algumas das melhores punchilines do MC Tavin: