De La Soul recupera o direito de suas músicas e planeja distribuí-las em streaming

via Medium

O grupo De La Soul após longos anos de batalha judicial conseguiu finalmente recuperar os diretos sobre sua obra.

De La Soul é certamente um dos grupos mais icônicos em todo o cenário global do Rap e segue influente no mundo. O grupo segue ano após ano marcado gerações através de suas músicas em uma jornada difícil que começou em 1988 e continua em atividade. 33 anos após o grupo nascer as barreiras continuam tão rígidas como no começo, mas desistir não está no DNA de Posdnuos, Trugoy e Maseo.

O trio ternura responsável pelo grande sucesso do grupo ainda permanece junto em plena atividade até os dias de hoje. O De La Soul composto por Posdnuos, Trugoy e DJ Maseo mostra ao longo dos anos um domínio impecável sobre sua arte e seu legado. No entanto existe uma questão em especifica da qual os integrantes vem há anos tentando resolver sem obter nenhum sucesso. Acima de tudo a batalha pelos direitos do fonograma aparentemente encontra uma resolução após uma postagem do DJ Maseo.

Rap Forte De La Soul recupera o direito de suas músicas e planeja distribuí-las em streaming
Reprodução/Instagram

“Venha Comemorar As Grandes Notícias #A.O.I./Reservoir Records @reservoirmedia”

Recuperando os direitos

O direito do fonograma sobre parte das músicas do grupo em um recorte de tempo que vai de 1989 a 2001 não é de domínio dos integrantes do De La Soul. A editora Tommy Boy Records é a dona de parte da obra do grupo recebendo uma receita de até 90% dos lucros com as músicas. Isso certamente tem provocado o atraso da obra do grupo em migrar para as plataformas de streaming. Além disso a situação tem causado por anos um desconforto geral nos integrantes do grupo pelo não controle da obra.

Em uma recente rodada de negociações ao que tudo indica o grupo finalmente conseguiu recuperar seus direitos. a Reservoir Music (aparentemente ao lado dos integrantes do grupo) comprou por 100 milhões os direitos do fonograma do De La Soul em definitivo. Portanto a empresa ao lado de Posdnuos, Trugoy e Maseo já se movimenta para levar o catálogo ‘perdido’ para o mundo dos streamings.

Rap Forte De La Soul recupera o direito de suas músicas e planeja distribuí-las em streaming
Roy Rochlin/Getty Images

A sequência de discos que provavelmente está sendo preparada para chegar as plataformas digitais data entre os anos de 1989 a 2001 como dito antes. Os álbuns “3 Feet High and Rising“, “De La Soul Is Dead“, “Buhloone Mindstate” e outros 3 são aguardados nas plataformas.