Rapper da Recayd fez uma crítica em geral aos artistas brancos que fazem poesia em cima “de um tema que eles não tem lugar de fala o suficiente”.
Fabio Brazza é um rapper com inúmeros trabalhos e participações de respeito, além disso, o artista também é conhecido pelas suas poesias. Recentemente ele voltou a viralizar com um vídeo exaltando o jogador Vínícius Júnior do Real Madrid, vítima de racismo na Espanha.
No entanto, nem todo mundo recebeu bem essa homenagem de Brazza e uma das maiores críticas a ele no meio do hip-hop, é o simples fato de ser branco. No último domingo (18), Derek, rapper da Recayd, retweetou um vídeo de Brazza com uma legenda que fez os seus seguidores se dividirem em suas opiniões.
Qual a brisa desses caras de fazer “poesia” em cima de um tema que eles não tem lugar de fala o suficiente? Longe de desmerecer o trabalho do mano ou alfinetar, mas temos uma quantidade expressiva de rappers pretos falando sobre nós, nossos problemas e geral fingindo que não vê. https://t.co/il4Q5vMmH6
— DEREK (@derekluccas) September 19, 2022
É importante ressaltar que em momento algum foi um ‘ataque ou crítica’ de Derek a Fabio Brazza e seu trabalho. Contudo, levantou uma questão que ficou mais clara conforme ele foi apontando em comentários de alguns seguidores.
A divisão de opinião fica clara também por duas maneiras que as pessoas viram a questão. Algumas pessoas interpretaram como uma crítica de Derek a Brazza por ser branco. Por outro lado, o rapper da Recayd aproveitou a situação para “apontar um sistema” que dá mais valor a questões de negros quando branco falam frente às falas dos próprios negros.
É claro que “qual é a brisa desses caras de fazer ‘poesia’ em cima de um tema que não tem lugar de fala suficiente” é um tanto agressivo. Mas parece mais um desabafo por talvez não se sentir representado nas falas de alguém que não viveu o mesmo que ele. Afinal, Derek pontua que não é sua intenção alfinetar Fabio Brazza.
“Longe de desmerecer o trabalho do mano ou alfinetar, mas temos uma quantidade expressiva de rappers pretos falando sobre nós, nossos problemas e geral fingindo que não vê”
Alguns dos tweets que podem te ajudar a entender um pouco melhor o que o artista quis dizer são:
Mesma coisa quando artistas brancos tomam atitudes contra o racismo, adotam crianças negras, “financiam” organizações e são tidos como “exemplo de ser humano”, mas se é um de nós vira “exagero” ou “não precisava disso tudo.”
— C.R.U.E.L (@HiagoooZ) September 19, 2022
n men, a questão é que um branco fala algo que ele nunca viveu e é o mínimo de senso que o ser humano deveria ter, fala sobre oque acontece com negros todo mundo aplaude, mas quando um preto que VIVE aquilo q ele fala diz sobre, ele é tirado de louco, mimizento e vitimista
— braddock (@Martinsx444) September 19, 2022
Não deixe de conferir também: Ryan SP e MC Daniel afirmam no Podpah que Filipe Ret revolucionou o cachê dos MC’s