Dia mundial do DJ: Conheça 10 nomes do Brasil e do Mundo.

Erick Jay / Foto: Acervo Red Bull

No dia 9 de março é celebrado o dia mundial do DJ. E o perfil oficial do Rap Forte no Twitter montou um “fio” com 10 dos principais nomes dos toca discos no Brasil e no Mundo.

Nesta terça-feira (9) é celebrado o Dia Mundial do DJ. Atualmente o Brasil é um dos maiores celeiros de produtores e artistas dos mais variados gêneros no mundo.

Essa importante data não poderia passar em branco, ainda mais no hip hop onde o DJ é um dos pilares da cultura.

Alguns nomes dessa lista inclusive são apontados como os criadores do movimento hip hop e fizeram as primeiras batidas para os MCs, breakers, grafiteiros e o público disseminarem está importante cultura no mundo todo.

A thread foi limitada em apenas 10 nomes, mas é importante destacar que são inúmeros talentos de todos os gêneros e estilos espalhados por todas as regiões do Brasil e do Mundo e que merecem igualmente valorizados e reconhecidos pelos seus trabalhos.

Segue o fio:

Erick Jay fez história da discotecagem depois de conquistar dois dos maiores campeonatos de DJs do mundo no mesmo ano. O DMC World Supremacy (Londres) e do IDA World (Polônia) em 2016. Também conquistou o Mundial Online em 2019, além de dezenas de outros títulos.

DJ Cia o “vilão dos toca discos” foi um dos pilares do grupo paulista RZO. Vencedor de inúmeros prêmios, ele é considerado um dos maiores DJs do Brasil e administra o selo Beat Loko, responsável pelo primeiro bloco de rap no carnaval.

Kleber Simões, o KL Jay respira música. O DJ que tem mais de 30 anos de carreira, é “apenas” um dos fundadores do maior grupo de rap que o Brasil já viu, o Racionais MCs.

O falecido Dj Natanael Valêncio também foi um visionário da black music e que não pode ser esquecido. Foi o primeiro dj a colocar um programa 100% dedicado ao rap em São Paulo com o – Movimento de Rua – na Rádio Imprensa.

DJ Hum iniciou sua carreira nos anos 80, fazendo bailes e festas pela cidade, fez dupla com Thaíde por muitos anos, e se tornaram respeitadíssimos no movimento.

Mas o primeiro de todos os DJs do Brasil é o Seu Osvaldo.

Alguns dos pioneiros entre os gringos:

DJ Spinderella, cujo nome de batismo é Deidra Roper, fez parte do Salt-N-Pepa, um trio feminino formado no ano de 1985 e que em 1995 tornaram-se as primeiras artistas mulheres de rap a ganhar um Grammy, junto com Queen Latifah.
Por falar em pioneirismo, Clive Campbell, também conhecido como Kool Herc ou DJ Kool Herc, é um DJ jamaicano, considerado um dos fundadores da “cultura hip hop”.
Grandmaster Flash, foi o primeiro DJ a se tornar uma super-estrela e é responsável por algumas das inovações mais duradouras do turntablism até hoje.
Porém aquele que é reconhecido como o criador do hip hop é o nova-iorquino Afrika Bambaataa. O DJ começou a discotecar nos anos 70 e foi o primeiro a utilizar o termo “hip hop” e dar as bases técnicas e artísticas para a cultura de rua.