Dia mundial do Rock: Rap & Rock, meu respeito aos gêneros

Coluna por: André Tavares

Nesse dia 13 de Julho é comemorado o Dia Mundial do Rock, vários encontros são marcados nesta data pelo universo parabenizando este movimento, que para muitos além de curtir o gênero fez dele um estilo de vida.

Pegando base nesta data tão importante para a música, venho mostrar para você leitor indicações de bandas nacionais e internacionais que por bases de influências musicais do nosso bom e velho Rock N’ Roll, criaram o estilo Rap Rock.

O Rap Rock para quem não conhece, se trata de um gênero musical que mistura elementos do rap com vários gêneros do rock. O rap rock é frequentemente confundido com rapcore e rap metal. Os principais artistas e grupos desse gênero são Planet Hemp, Beastie Boys, Linkin Park, Red Hot Chili Peppers, entre outros. Além é claro do Charlie Brown Jr comandado pelo eterno Chorão.

Atualmente com o novo subgênero do Hip Hop, o Trap, tem vários artistas seguindo esta vertente e não deixando o movimento morrer. Astros como o falecido Lil Peep, Machine Gun Kelly colocam vários elementos de rock em suas músicas.

Nos vídeos abaixo, deixarei algumas bandas que indiretamente iniciaram este gênero, e também fizeram com que essas duas tribos (Rap e Rock), se unissem e criassem clássicos a qual o mundo conheceu e que ficou mundialmente consagrado.

A banda Aerosmith e Run-DMC lançaram  em 1986, Walk This Way, dando vida, e sendo um dos precursores do estilo, confira abaixo este clássico.

Aerosmith & Run-DMC – Walk This Way:

Assim como citei no começo da matéria, a banda Beastie Boys, ou mesmo o próprio grupo Public Enemy, fizeram canções eternas que também consagrarão este estilo, porém abaixo gostaria de trazer para você, a Banda Pavilhão 9, que genialmente em 1997 trouxe a música “Mandando Bronca”, com participação de nada mais nada menos que Max e Igor Cavalera, trazendo o movimento a tona no Brasil, confira:

Pavilhão 9 – Mandando Bronca:

Nosso saudosíssimo Sabotage e sua visão futurista musicalmente, não poderia ficar de fora da nossa indicação, e em 2002 ele lançou junto a banda Sepultura a música “Black Steel In The Hour Chaos”, música pouco conhecida por muitas pessoas, mas foi um presente maravilhoso que nosso mestre deixou pra gente. Não esquecendo de ressaltar também, que a versão original desta música, vem do grupo Public Enemy, manos que representam mundialmente o Hip Hop de uma forma única. Confira abaixo:

Sepultura & Sabotage – Black Steel In The Hour Chaos:

Bem no inicio dos anos 2000, a banda Cyprees Hill, lançava em solos americanos a música “(Rock) Superstar”, canção que fez os manos ficarem durante meses em primeiro lugar na “Billboard Music”, e ao mesmo tempo deixando claro que os músicos do Cyprees Hill migravam totalmente para o rock n’ roll com o álbum duplo Skull & Bones, que por sinal é maravilhoso.

Cyprees Hill – (Rock) Superstar:

E para fechar essa lista, não poderia deixar de falar da canção “Numb/Encore”, lançada em Dezembro de 2004 pelo rapper Jay Z e a banda Linkin Park, música que criou um “boom” nas industrias fonográficas, servindo até de trilha sonora principal para o filme Miami Vice, um sucesso de bilheteria, fiquem abaixo com esta “pedrada” musical que marcou época, e mostrou ao mundo o quanto o rock e o rap juntos podem fazer pela música.

Jay Z & Linkin Park – Numb/Encore:

CBJr e Chorão não podiam ficar de fora!

Nesse mesmo Dia Mundial do Rock foi disponibilizado um show inédito do Charlie Brown Jr nas plataformas digitais. A banda ícone do rock nacional, eternizada por Chorão liberou a performance gravada no antigo Citibank Hall, em São Paulo, no dia 19 de março de 2011 no show ‘Chegou quem faltava’. Neste show o CBJr estava com a formação vencedora do Grammy Latino de melhor disco de rock brasileiro.

Rap Forte Dia mundial do Rock: Rap & Rock, meu respeito aos gêneros
Foto: Reprodução | Instagram | @charliebrownjr / The Music Journal

Além disso uma imagem inédita de arquivo de Chorão, nesse mesmo evento, registrada por Marcelo Rossi. Foi transformada em NFT e contará com ilustração e animação exclusivas e será vendida pela empresa Digitiva na sua plataforma por exatamente 0,13 da criptomoeda Ethereum (cerca de R$ 1.500). A parceria inédita com Xande, filho do saudoso cantor, e o grupo Tacatinta, disponibilizará apenas 13 cópias da mesma arte. Quem comprar a arte terá o ativo original, em alta, com certificado digital e registrado na blockchain.

Ainda de acordo com matéria do portal Terra quem comprar a NFT terá diversos benefícios, como par de ingressos para show em comemoração aos 30 anos da banda, em 2022, acesso VIP a estreias de lançamentos digitais, entre outros.

Considerações finais do colunista:

Fiquem todos com Deus, e espero que entendam que esta pesquisa foi feita com muito respeito aos dois movimentos, eu particularmente, encaro tanto o rap como o rock, como uma música de protesto e em sua totalidade os dois estilos musicais se uniram para juntar forças e propagar mais consciência por quem curte, sendo assim é um presente duplo que seus fãs recebem.