8 DJs da velha escola do rap que você precisa conhecer!

Coluna por: André Tavares

Hoje resgatamos junto aos nossos leitores os nomes de alguns dos djs que foram peças fundamentais no início do hip hop.

A responsabilidade de falar sobre os djs do Brasil é muito grande, antes de começar a escrever quero pedir desculpas, pois sei que vou esquecer de citar o nome de muita gente boa, mas quero deixar aqui nesta matéria o meu total respeito a todos os djs sem exceção. Sintam se todos muito bem representados e aplaudidos, desde quem esta começando agora na profissão, até os mais consagrados como, Dj Erick Jay, Kl Jay, Cia, Negro Rico, Patife, Rm, Dan Dan, Davi Frias, Vivian Marques, Tati Laser, Dj Cuca, Acácio Moura, Dj Betico APC 16, Smokey Dee, Dj Luiz Só Monstro, Dj Célio, Dj Basim, Soneka TSG, e os demais mestres da discotecagem a qual tenho muito respeito. Ufa, é muita gente talentosa, não da mesmo pra lembrar de todos, mais uma vez peço mil perdões.

Bom vamos começar, vou destacar nesse artigo nomes de alguns djs da velha escola, pois se não fosse eles, e todos os demais djs da Old School, não teríamos crescido tanto dentro da cena.

#1 Seu Osvaldo

O primeiro dj que o Brasil teve, e que todos respeitam e admiram muito, é o nosso Dj Osvaldo, mais conhecido popularmente como Seu Osvaldo. Vamos assistir abaixo uma matéria bem legal pela produtora Superviver Produções Artísticas, um vídeo no qual retrata um pouquinho da trajetória do nosso mestre que se encontra em atividade até os dias atuais.

“Maestro Invisível – A História do Primeiro Dj”:

#2 DJ Natanael Valêncio

Outro visionário Dj da “Black Music” que não pode ser esquecido, é o nosso saudoso Dj Natanael Valêncio, que bravamente, foi o primeiro dj a colocar um programa 100% dedicado ao rap em São Paulo com o programa – Movimento de Rua – na Rádio Imprensa.

Abaixo quero deixar uma linda homenagem do Rappin Hood junto ao Tio Fresh para o nosso saudosíssimo Natanael Valêncio.

DJ Nato PK e convidados em “O DJ Natanael” no Estúdio Showlivre 2013:

#3 Dj Mc Jack

Falar deste genial Dj e Mc para mim é uma honra, pois além de talentoso e pioneiro no movimento, sua humildade e atenção ao próximo o completam como artista, Dj Mc Jack tem faixas gravadas no clássico álbum: “Hip Hop – Cultura de Rua“; 1988, e também foi campeão do DMC nos anos de 1996 e 1997, abaixo deixarei uma entrevista do Jack, para que você conheça melhor este artista.

Ässista o vídeo disponível no Youtube “DJ HISTORY – MC JACK”:

#4 DJ Raffa

Claúdio Raffaello Serzedello Côrrea Santoro, mais conhecido no mundo musical com Dj Raffa, iniciou sua carreira em 1982 e de lá pra cá nunca mais parou, seu trabalho é respeitado por todos no hip hop, pois são várias produções históricas que vão deixar para sempre suas belas obras no rap, também vou deixar um vídeo bem legal para que você conheça melhor este ícone.

Confira no Youtube o vídeo intitulado “Papo Firme: 30 anos de carreira do Dj Raffa Santoro” e conheça melhor um dos nossos relíquias. 

#5 DJ Hélio Branco

O DJ Hélio Branco é um dos pioneiros na cena e também um ótimo produtor musical, tem 2 álbuns clássicos na praça, no qual ele juntou só os “Old School” do hip hop e sairam as seguintes obras primas – “SP Hip Hop All Stars” volumes 01 e 02. Entre no blog dele também, pois tem várias histórias interessantes e que retratam diversas curiosidades do hip hop. Clique e acesse o link direto.

Deixarei abaixo um set list genial deste monstrão que com certeza tem o meu máximo respeito.

Confir o set list “DJ HELIOBRANCO NAMIXXX – OLD SCHOOL HIP HOP JAMS” no Youtube:

#6 DJ Grand Master Ney

Um dos percursores da black music, Grand Master Ney foi um dos integrantes da Chic Show (famosa equipe de som dos anos 80) por aproximadamente 5 anos, passando pela Zimbabwe, Black White e Kaskatas, todas equipes muito famosas de bailes que faziam São Paulo dançar com muita música de bom gosto. Abaixo você vai assistir um set bem bacana do Ney no canal Ponto dos Djs.

Confira no Youtube o vídeo “Ponto Dos Djs – ALL TRACKS – 22/07/2020 – Dj GRAND MASTERNEY”: 

#7 DJ Ninja
Um conhecedor nato da arte dos toca discos, esta em atividade até os dias atuais, e se você quiser ter o prazer de vê lo tocar, vá todo o último sábado do mês na São Bento das 14:00 as 18:00, que você terá o privilégio de curtir suas performances na arte da discotecagem.
Rap Forte 8 DJs da velha escola do rap que você precisa conhecer!
Dj Ninja e eu André Tavares, em um encontro mensal na Estação São Bento, berço do Hip Hop.
#8 DJ Hum

DJ Hum iniciou sua carreira no inicio dos anos 80, fazendo bailes e festas pela cidade, fez dupla com Thaíde por muitos anos, e se tornaram respeitadíssimos no movimento, atualmente Dj Hum esta trabalhando em seu novo projeto, que por sinal é da pesada, “Jazzy Beats Vol. 02“, um disco que mistura jazz com hip hop.

Abaixo deixo a indicação do novo álbum, para que você curta de montão. E lembrando também, Dj Hum atua na rádio 105,1 Fm com o programa “Festa do Dj Hum” todos os sábados das 14:00 as 16:00

Confira agora “Jazzy Beats Volume 2 – FULL ALBUM”: 

Espero que você tenha curtido esta matéria, me despeço deixando um forte abraço a todos, até a próxima.