Com uma carreira turbulenta, porém consolidada e respeitada nos becos e guetos do mundo todo, DMX será o palco da nossa matéria de hoje.
Nascido em Nova York no dia 18 de Dezembro de 1970, Earl Simmons, conhecido mundialmente pelo nome de DMX, obteve até os dias atuais em toda sua carreira como rapper, aproximadamente 35 milhões de álbuns vendidos pelo mundo, e também paralelamente como ator, fez diversos filmes de sucesso interpretando ao lado de lendas como Steven Seagal e Jet Li, fazendo com que sua notoriedade fosse alcançada mundialmente.
Só que na última sexta-feira dia 02/04/2021, infelizmente o rapper teve uma parada cardíaca devido a usos excessivos de drogas e uma vida totalmente desregrada e turbulenta. DMX se encontra na UTI do hospital White Plains, em nova York. A sua luta contra as drogas sempre foi constante a qual o astro passou por varias clinicas e casas de reabilitação. Em uma entrevista dada no começo de Fevereiro, o rapper se demonstra empolgado com o novo álbum que será lançado este ano, o disco virá pesado, e recheado de estrelas tais como, Snoop Dogg, Bono Vox, Lil Wayne e Pop Smoke.
Fora este novo álbum a qual espero ansioso junto a seus milhares de fãs pelo mundo, o que nos resta é rezar por este ícone que tanto fez em pró do Hip Hop. Eu como um grande apreciador de sua obra, venho através desta matéria mostrar a você leitor, o respeito em que ele teve em relação a velha guarda da música negra, utilizando em suas canções samples que justificam seu sucesso e seu conhecimento musical.
Para dar inicio, trago a música “Niggaz Done Started Something” de 1998, a qual DMX, usou o sample do saudosíssimo Marvin Gaye na canção Mercy, Mercy de 1971. Apreciem abaixo esses dois clássicos.
DMX – Niggaz Done Started Something:
Marvin Gaye – Mercy, Mercy:
Outro clássico que estourou em 1998 foi a música “Get At Me Dog“, no qual ele teve a genialidade de utilizar um sample da banda B.T. Express “Everything Good To You” de 1974, confira.
DMX – Get At Me Dog:
B.T. Express – Everything Good To You:
A banda Parliament, com a canção “Sir Nose D Voidoffunk” foi sampleada e virou hits no ano 2000 na voz de DMX e Aaliyah com o som “Back In One Piece“.
DMX & Aaliyah – Back In One Piece:
Parliament – Sir Nose D Voidoffunk:
Dentro da sua carreira artista, DMX não apenas ressaltou bandas, ou mesmo nomes de peso dentro de sua discografia, mas também obteve em seu acervo musical o rapper Biz Markie como referência de sample, e acabou utilizando em sua canção “Thank You” de 2003, a qual ele deu uma roupagem maravilhosa com a música “Make The Music“, gravada em 1986 por Biz Markie. Confira abaixo estas obras de arte.
DMX – Thank You:
Biz Markie – Make The Music:
E pra fechar, deixarei uma das minhas músicas preferidas, onde DMX participa junto a Method Man e Jayo Feloni no som “Whatcha Gonna Do?“, lançada em 1998, a qual o clássico “More Bounce“, lançado por Zapp & Roger em 1980 eternizam o som do rapper.
DMX, Jayo Felony & Method Man – Whatcha Gonna Do?:
Zapp & Roger – More Bounce:
Essas obras citadas acima, não passam de 5% do que este mano ja fez pelo hip hop, como uma indicação pessoal, gostaria muito que ouvissem o álbum “Flesh of My Flesh, Blood of My Blood” de 1998, uma preciosidade que vale muito a pena ser ouvida pelos amantes de rap, e antes de fechar esta matéria, também gostaria de deixar um trecho de um show histórico feito por DMX no ano de 1999, em Wood Stock, fiquem todos com Deus, e até uma próxima.
DMX – 1999 – Live performance em Wood Stock