É o Rap é o Jazz

por rapvibe192,

TE ASSISTIR SORRIR COM RAP E JAZZ

O pianista Jonathan Ferr lançou a música ‘Te Assistir Sorrir’ com participação de Choice, NiLL, do beatmaker Lóssio e da UTTA, uma mistura do Jazz e Rap fazendo um convite aconchegante e especial: assistir quem você ama sorrir através desse som.

 

JONATHAN FERR

Jonathan Ferr, o pianista, diretor e compositor nascido no morro da Congonha, em Madureira (RJ). Começou a se encantar pela música ainda garoto quando escolheu um disco de Jimmy Swaggart de presente, havia se encantado pela capa na realidade e passou a tocar de forma imaginaria seu instrumento, talvez isso já mostre um pouco da sutileza em sentir a música que o Jonathan tem, então logo ganhou um teclado do seu pai, nada muito profissional, mas o suficiente pra desenvolver o sentimento que aquela capa tinha cativado.

É muito incomum ver o Jazz quanto destaque nas favelas, mesmo que sua origem venha desse lugar suburbano o Jazz sofreu um processo muito grande de elitização, mas não é o fim do mundo, o Jonathan Ferr está cada vez mais reaproximando o Jazz no Brasil às suas origens como disse em entrevista para o El País:

Sobretudo sou contra a hiperintelectualização do Jazz. É por isso que falo de Jazz Urbano como uma coisa que surge em uma garagem, nas calçadas… Minha música é pra esse cara que vive nessa realidade. Acontece que eu gosto de Jazz, de Harbie Hancock e Miles Davis, mas também gosto de Funk carioca e Hip Hop, então porque não posso trazer isso daí para a minha vivência de Jazz?!

 

Com uma linguagem cheia de identidade o pianista suburbano mistura o seu Jazz também com o mundo do Hip Hop, foi ouvindo Racionais MC’s e MV Bill que despertou cada vez mais um orgulho da sua pele preta, um assunto que percorre com muita emoção cada nota tocada pelo artista. É considerado uma referencia atual do afrofuturismo no Brasil, um movimento que pro Jonathan é mais que estético, coloca o negro de volta ao seu lugar de destaque com voz pra contar suas próprias histórias, como é feito na sua mais recente música.

 

TE ASSISTIR SORRIR

 

Jonathan Ferr lançou recentemente a música ‘Te Assistir Sorrir’ com Choice, NiLL, o beatmaker Lóssio e a UTTA. A idéia dessa música surgiu quando Jonnathan voltava de uma colaboração que havia feito no show da cantora Iza, após ajudar nos arranjos vocais do show uma melodia ficou na mente do artista, e como não conseguiu gravar na hora, pois o celular estava com bateria fraca, teve que cantarolar a melodia até chegar em casa… Tempos depois a idéia foi se construindo e se transformando em uma música com potencial de fazer sorrir, mas Jonathan não queria sorrir sozinho, montou um time especial pra isso e então nasceu ‘Te Assistir Sorrir’.

Em tempos de quarentena, quando ficamos nesse looping de assistir muitos jornais com noticias muito ruins, o convite que essa música faz pra assistir quem amamos sorrir é aconchegante e animador: “Tão bom, te assistir sorrir…” assim a UTTA nos apresenta o refrão da música logo de cara, tão sutil e tão delicada em cada palavra dita, é uma única frase te levando às memórias mais profundas da sua alma, e é dessa maneira contemplativa e sem pressa que a artista carioca nos leva a sorrir junto, admirando toda a beleza que o sorriso de quem amamos possui.

“É uma pena que o mundo ta acabando e eu te conheci…” assim o NiLL começa sua declaração, imaginando tudo que ainda pode viver junto do sorriso amado, independente do que falem, dos riscos, dos gostos, do mundo lá fora… O NiLL só quer estar junto de quem ama, não só pra assistir o sorriso mas quem sabe “…dormir na sua casa?! Quase meia noite e a gente fuma muito na sala…”

Depois da UTTA entrar novamente com aquele refrão lindo é a vez do Choice mostrar sua voz nessa Love song, rimando muito o rapper repete diversas vezes uma mesma sonoridade em diversas palavras, é incrível como de uma palavra surgem outras soando do mesmo modo mas com significados diferentes, é o Choice tentado mostrar o universo que se cria com um único sorriso, duas pessoas em uma conexão infinita “chega na sala sabe que vou laçá-la, lançá-la na cama e queimá-la pra depois apagá-la…”, e independente dos riscos, afinal “até na troca de tiros nós combinamos”.

Tudo isso acontecendo em cima de um beat do Lóssio, uma escolha perfeita, pois seus trabalhos sempre trazem uma marcação muito forte nas batidas o que combinou muito com a música, quer algo mais marcante que um sorriso?! Dentro disso ainda encaixa umas melodias e batidas muito sutis que a todo o momento conversam com os vocais da UTTA e com as teclas do Jonathan Ferr, sem falar no destaque que esse beat deu à voz do Choice e NiLL, é um beat que sorri junto.

Unindo toda essa magia e esses artistas incríveis aparece o Jonathan Ferr, a pessoa que imaginou o primeiro sorriso gerado por essa música, o artista que lutou pra não esquecer a melodia que faz sorrir, o artista que por anos vem colocando o Jazz no lugar de onde nunca devia ter saído, uma pessoa que abraçou a importância do sorriso e das histórias contadas do mesmo modo que abraçou aquele disco do Jimmy Swaggart que ele escolheu quando menor… A melodia nessa música é acolhedora, cada tecla tocada abraça o sorriso ouvinte e dá força pra a UTTA, NiLL, Choice e Lóssio sorrirem do modo que eles acreditam, tem um solo lindo tocado com toda aquela sutileza da época em que ele só imaginava as teclas…  Hoje ele toca, e não só as teclas mas o coração de quem ouve ‘Te Assistir Sorrir”.