O episódio do Brasil Grime Show no Youtube com Elicê, Major RD e Diniboy que soma mais de 2 milhões de views sai do ar.
Uma das maiores vitrines do cenário underground nacional, o canal Brasil Grime Show, está enfrentando problemas após algumas reivindicações de direitos autorais. O projeto independente que conta com 6,4 milhões de views no Youtube removeu o episódio com Elicê; Major RD e Diniboy, responsáveis por mais de um terço dessas visualizações.
Um dos motivos relatados pelo rapper carioca Elicê para a exclusão, foram divergências na divisão dos lucros do episódio. Pois segundo Elicê, após averiguar um strike no Youtube ele soube que o vídeo postado em março no canal do BGS estava sendo monetizado. No entanto isso ia contra o que foi combinado previamente.
Sabendo disso a equipe do artista Elicê pediu a divisão igualitária dos ganhos entre os envolvidos no episódio. Porém o Brasil Grime Show não teria aceitado a proposta e optou por retirar o vídeo do ar.
Opinião dos demais envolvidos
O rapper Major RD, autor do álbum “Troféu”, também se posicionou sobre o ocorrido e disse não se importar por não estar recebendo rendimentos do vídeo. Contudo entende e apoia a reinvindicação de Elicê.
“O Elicê sugeriu que os royalities fossem divididos em partes, mas a equipe do BGS não aceitou e tirou o vídeo do ar pela segunda vez. Eu fico triste tá ligado, por que eu sei que aquela parada inspira muita gente (…)” disse Major RD via stories do Instagram.
“Até pelo fato de ser uma parda underground, o drill e o grime, ter alcançado a marca de 2 milhões de visualizações certamente isso inspirou muita gente a continuar, mas eu não posso tirar a razão do Elicê, pois se ele cantou tem que receber.” concluiu o rapper.
Entretanto por outro lado a equipe do Brasil Grime Show alega que não seria justo dividir a porcentagem exclusivamente para o episódio com Elicê e Major RD, pois nenhum outro artista que já passou pelo canal teria recebido antes. O projeto independente está no ar desde 2018 e é inspirado pelas Rádios de Londres como Pyro, Reprezent Radio.
Assista um dos episódios disponíveis no Youtube: