O cantor e compositor estava internado há um mês no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes e faleceu nessa sexta-feira (7) devido a complicações da Covid-19.
O cantor e compositor paraibano Genival Cassiano dos Santos, de 77 anos, mais conhecido como Cassiano, citado na icônica música “Vida Loka pt 2” do Racionais MC’s, morreu nesta sexta-feira (7) de Covid no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o fim do mês passado no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Oeste do Rio.
Cassiano foi um dos precursores da Soul Music no Brasil, e considerado fundador da musica negra moderna no Brasil. Grandes artistas fizeram sucesso com as músicas de Cassiano, mas ele mesmo gravou poucos discos. Entre seus sucessos destacam-se “A Lua e Eu” e “Coleção“, na sua voz, “Primavera (Vai Chuva)” e “Eu Amo Você“, gravadas por Tim Maia, “Mister Samba“, na voz de Alcione, e “Morena“, interpretada por Gilberto Gil.
Muitos rappers, principalmente da velha escolha, admiravam esse grande artista brasileiro. Mano Brown por exemplo, além da citação em um verso de “Vida Loka pt 2“, constantemente o citava como uma de suas maiores influências na música, assim como Jorge Ben Jor. Em uma entrevista ao Vagalume na época do lançamento do álbum ‘Boogie Naipe’ Mano Brown inclusive revelou o sonho de um dia quem sabe gravar uma música com seu ídolo.
Emicida foi um dos primeiros a se manifestar nas redes sociais depois dessa notícia e lamentou a perda do grande artista, mais um que deixou esse plano sem o devido reconhecimento.
Cassiano, o imenso Cassiano, partiu do plano fisico e se mudou de vez pra dentro de nosso coração.
A indústria fonográfica não te merecia mestre.
Que os anjos possam ser uma platéia a sua altura.
Obrigado por nos inspirar.
Descanse em som e paz.
???? pic.twitter.com/xe6xwNq5mk— emicida (@emicida) May 7, 2021