Um feliz dia das crianças na voz do Rap Nacional.

Coluna por: André Tavares

Que o rap é a voz de quem não tem a voz, isso é indiscutível. O país esta descendo ladeira abaixo em diversos sentidos, seja ela na educação, economia, moradia, respeito, desigualdade e diversos outros fatores que nos entristecem e nos deixam cada vez mais sem esperanças. Porém mais uma data comercial vem a nos engolir economicamente no próximo dia 12 de outubro, diversas propagandas manipuladoras iludindo as crianças com brinquedos caríssimos forçando a barra de pais que na sua maioria se sentem obrigados a comprar algo para que seu filho ou filha se sinta “feliz”. Não quero dizer que esta data não tenha que ser comemorada, é claro que tem, porém deveria se ter um incentivo ao convívio familiar, a internet e as redes sociais já nos separaram tanto, converse com seus filhos lhes deem carinho e atenção, curtam seus filhos de verdade, brinquedos caros e imposição da busca excessiva por comprar é algo muito supérfluo e esquecido facilmente por parte dos nossos pequeninos. Na maioria das vezes, a criança só quer que lhe deem um pouco de carinho e que os ouçam.

Esta data porém, passa batido ao dia a dia de muitas crianças guerreiras que já sentem o gosto amargo da desigualdade, seja com trabalhos infantis escravos, abandono, brigas familiares, falta de lazer e cultura. Quero que você ouça, diversas canções com histórias e mundos diferentes aos quais nossos rappers retratam o dia a dia de nossos pequeninos, espero que gostem e reflitam a cada canção ouvida. Parabéns a todos os Mcs, que tiraram um tempinho para homenagear nossas crianças e desde já deixo um beijão no coração de todas as crianças do nosso país e do mundo, e que estas músicas venham de certa forma, abrir aos olhos e os corações de quem controla o Brasil.

Facção Central – Eu Não Pedi pra nascer:

Produto da Rua – Durma com os Anjos:

Emicida – Aos olhos de uma criança:

Racionais Mc’s – 12 de Outubro:

Facção Central – 12 de Outubro:

Djonga – Canção pro meu filho:

Sandrão – Barbie do Gueto:

Código Fatal – Menino de Rua:

509-E – Olha o Menino:

https://www.youtube.com/watch?v=ThzWSkc9E1Q&ab_channel=Atra%C3%A7%C3%A3oDivulga

Helião & Negra Li – Olha o Menino:

*A foto de capa é uma obra do artista urbano Eduardo Kobra cria da Zona Sul de São Paulo e que começou sua carreira na arte como grafiteiro, depois se tornou um Muralista. Hoje ele também cria obras que simulam as dimensões.