Trabalho do rapper Japa está ao lado dos de Kyan e Wiu entre os mais aguardados do ano.
Sem fossemos citar três álbuns que estão entre os mais aguardados para sair ainda em 2022, ‘Adeus Tokyo pt 2‘, do Japa, certamente é um destes trabalhos. Assim como “Dias antes de Mandrake“, do Kyan e um trabalho com pouquíssimos detalhes, do jovem Wiu.
Todos os três artistas têm potencial para entregar obras que vão mudar a nossa opinião sobre o melhor álbum do ano. Nos últimos dias, Kyan lançou a faixa “Mãe“, que compõe o seu novo álbum.
Wiu, por outro lado, vem de uma sequência de participações, que têm aquecido o coração dos fãs. Então, se há alguma dúvida de que ele não brincou em serviço, um tweet de Borges, do meio de agosto, pode te ajudar a entender melhor a situação.
Álbum do Wiu foi um dos melhores álbuns que já escutei na minha vida, papo de ser um dos maiores da história do Br pode acreditar em mim, tô de cara com o que tô escutando.
Doidera ??
— Borges (@borgesog) August 24, 2022
Mas voltando ao Japa, o artista se manifestou sobre o álbum nos últimos dias, e ao que tudo indica ‘Adeus Tokyo pt. 2’ deve estar disponível no dia 30 de setembro. Além disso, em seu Twitter ele falou que está lutando para lançar mais do que apenas um clipe.
O rapper chegou a falar em fazer um ‘apelo para sua gravadora’, afinal, pela dedicação ao trabalho, e até mesmo pelo seus fãs, o álbum merece mais do que um clipe apenas – como ocorreu com o seu primeiro álbum.
Em seu Instagram, Japa revelou a ansiedade antes desse lançamento, mas que está pronto para fazer todos que duvidaram dele “se sentirem vivos”.
Para onde isso vai depois do adeus? Japa fala que este álbum é um divisor de águas
O primeiro álbum do artista foi emblemático, após dois hits, “Ok, baby” e “Dejavu”, estava claro que algo muito bom estava a caminho. Portanto, o álbum não repercutiu tanto, embora todos os trabalhos tenham apresentado uma produção acima do comum.
Além disso, apenas a faixa “Osaka” (a primeira do álbum), recebeu clipe, e foi a única que alcançou a marca de 5 milhões. Faixas surpreendentes como “Spike Lee” e “Prada” tinham potencial para alcançar patamares bem acima dos 1,5 de visualizações que pegaram no YouTube.
Esse album vai ser um divisor de águas e eu preciso de uma minima estrutura por isso. Eu ja dirigi/co-dirigi/editei/montei clipes demais agora preciso de mais estrutura.
— Japa (@JapaTv) September 2, 2022
Por esse motivo, a preocupação de Japa com o audiovisual de seu novo álbum é totalmente compreensível. Afinal, um clipe não tem o poder de viralizar uma música, mas ele impulsiona diretamente o alcance de uma faixa.
De todo modo, “Adeus Tokyo pt 1” deixou claro que Japa sabe muito bem o que está fazendo. E quando seu álbum já estava dando as últimas reverberações, o artista impressionou a todos com o lançamento de “YE“. Mostrando uma estética única, o artista reanimou a chama de todos que esqueceram que o seu segundo álbum estava a caminho.