Jay-Z e LL Cool J entram para o hall da fama do Rock and Roll

Definitivamente uma lenda do hip hop mundial, Jay-Z se torna o primeiro rapper solo ainda vivo a receber a honraria, enquanto LL Cool J conquista o Prêmio de Excelência Musical.

O rapper, produtor e empresário Jay-Z será introduzido ao Hall da Fama do Rock and Roll logo em seu primeiro ano de elegibilidade, de acordo com os critérios da organização o artista se torna elegível a introdução no Hall somente após 25 anos de seu primeiro lançamento, como o primeiro lançamento de Jay-Z foi seu ‘Reasonable Doubt‘ em 1996 ele está apto para receber a homenagem.

Outro artista do rap que se junta a Jay-Z na cerimônia desse ano é o mestre LL Cool J que já estava elegível há 6 anos, mas foi finalmente convidado para ser introduzido ao Hall da Fama do Rock. O mesmo ganhará sua homenagem com o prêmio de Excelência Musical e se junta aos demais artistas também introduzidos ao Hall em 2021: Carole King, The Go-Go’s, Tina Turner, Foo Fighters e Todd Rundgren; além dos dois colegas no prêmio de Excelência Musical Billy Preston e Randy Rhoads.

A cerimônia acontecerá no dia 30 de outubro no Rocket Mortgage FieldHouse, em Cleveland com transmissão da HBO Max e ao que tudo indica a presença do público será garantida afinal os eventos com grande aglomeração estão voltando a acontecer em território norte-americano.

Antes de Jay-Z, os únicos rappers solo a serem introduzidos na categoria performer no Rock and Roll Hall of Fame foram induções póstumas de 2Pac (2017) e The Notorious BIG (2020), fazendo história sendo o primeiro rapper vivo a ser homenageado na categoria.

“Esta classe diversificada de talentosos homenageados reflete o compromisso contínuo de Hall em homenagear os artistas cuja música criou o som da cultura jovem”, disse o presidente da Fundação Rock & Roll Hall of Fame, John Sykes, em um comunicado à imprensa . “Será uma celebração inesquecível da música ao vivo em outubro na Cerimônia de Posse deste ano em Cleveland.”

Acho que veremos esse outono como o início da reabertura da música ao vivo na América. Um evento como a cerimônia de posse do Rock and Roll of Fame será o precursor do que todos estamos ansiosos para voltar em 2022.” finalizou Sykes.