Depois de ficar em silêncio nos últimos meses, Kanye West foi o anfitrião de um evento histórico de audição ao vivo, diretamente do Mercedes-Benz Stadium.
Anunciado em uma propaganda durante a final da NBA com a velocista norte-americana Sha’Carri Richardson, o álbum ‘Donda‘ de Kanye West foi surpreendente a cada desdobramento. Além disso, não era de se esperar pouca coisa do décimo disco solo de um dos maiores artistas da história da música, e que sucede o vencedor do Grammy em 2019, ‘Jesus is King‘.
Ye estreou seu novo álbum ‘Donda’ nessa quinta-feira (22) à noite, em um evento transmitido ao vivo de sua cidade natal, Atlanta. Contudo a audição que estava programada para começar às 20h no horário local, acabou tendo um atraso de cerca de duas horas.
O álbum, que tem lançamento oficial previsto para essa sexta-feira (23), conta com a colaboração de ninguém menos que JAY-Z, o que não acontecia desde 2016. Além é claro de nomes como: Pop Smoke, Travis Scott, Pusha T, Baby Keem, Lil Baby, Lil Durk e outros.
O evento, que foi transmitido ao vivo exclusivamente pela Apple Music, terminou por volta da meia-noite (aqui no Brasil).
Performance
De uma sensibilidade imensa, a apresentação contou com Kanye reagindo à obra ao centro do estádio, em um “tapete” branco gigante. Depois de um “vamos ficar bem”, logo no início, a segunda música foi emocionante, remetendo a falecida mãe do rapper Donda West, em um feat com Pusha T.
A apresentação sem nenhum microfone, apenas como o rapper caminhando pelo estádio, teve sequência com Travis Scott e Baby Keem nas faixas seguintes. Por volta da sexta música ele cantou sobre “perder minha família“, e a sétima faixa apareceu com Lil Baby.
Lil Durk que havia afirmado que não estaria no projeto, teve sua voz inconfundível ouvida em certo momento. Há também uma participação especial do falecido Pop Smoke. Mas o que levou o público mundial ao delírio, com certeza foi a aparição de JAY-Z na parte final do álbum. Numa união certamente abençoada pelo criador.
O engenheiro de som Young Guru afirmou que Jay-Z fez o verso dele na música hoje (22) às 4 da tarde.
HOV did the verse today!!!! At 4pm
— Young Guru (@Young_Guru) July 23, 2021
Até mesmo Kim Kardashian, que pediu o divórcio de Kanye em fevereiro, estava presente no evento de Atlanta esta noite.
Kim Kardashian chegou com as crianças. #DONDA [via @Kingtbh] pic.twitter.com/pnvtNqfPyO
— Kanye West Brasil | DONDA (@kanyewestnoBR) July 23, 2021
Kanye havia programado originalmente Donda para lançamento em julho de 2020, logo após o lançamento de “Wash Us in the Blood” com Travis Scott. Porém, entre idas e vindas e uma campanha presidencial fracassada. Muita gente nem acreditava mais que Ye lançaria algum grande projeto esse ano. Mas como sempre esse gênio nos surpreendeu. E certamente esta obra vai estar entre os indicados aos melhores álbuns de 2021 ao fim da temporada.
Confira algumas reações de brasileiros no Twitter:
AINDA SEM ACREDITAR QUE KANYE E JAY-Z VOLTARAM EU SABIA QUE A COBRA DA K** ERA QUEM AFASTAVA OS DOIS pic.twitter.com/Y3TJVP4XIV
— ShaCaio⛷️ (@oshacaio) July 23, 2021
Emocionante real essa experiência de poder acompanhar o Kanye reagir ao seu próprio álbum. Foi uma sensação de proximidade com ele, que eu senti, que é difícil descrever. Vou ouvi-lo depois com mais calma.
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) July 23, 2021
disco ruim do kanye só qd ele não fizer
— Don L ?? #sosusa (@donl___) July 23, 2021
kanye é um dos (se não o maior) produtores q já existiu, vc pode até não curtir as rimas, a voz dele, o gênero e etc, mas todo trabalho dele é impecavelmente produzido slc
— Maicon Küster (@maiconkusterk) July 23, 2021
O mundo agora vai voltar ao normal, Jay-Z e Kanye estão juntos novamente! pic.twitter.com/QKm0A1ZqSZ
— LØAD in da house ? (@LoadComics) July 23, 2021
E o 2 Chainz que tava na Mercedes Arena gravando uns versos pro disco do Kanye e ficou de fora? #DONDA pic.twitter.com/MmuibY3HMp
— RAP MAIS (Kanye West FC) (@RapMais) July 23, 2021