Kanye West é acusado de usar sample indevidamente em “Donda 2”.
A paixão de Kanye West por usar trechos de outras músicas em suas produções o colocou em mais uma enrascada. Assim, nesta quarta-feira (29), uma queixa apresentada em um tribunal de Nova York alega que Ye sampleou um hit dos anos 80 sem as devidas autorizações necessárias.
A música que gerou a confusão é um dos sucessos de Marshall Jefferson, a faixa “Move Your Body (The House Music Anthem), de 1989. Dessa forma, a música “Flowers”, que aparece no álbum “Donda 2” de Kanye, contém trechos sampleados de forma ilegal.
Contudo, o processo, aberto em nome dos representante de Jefferson, afirma que Ye reconheceu o uso da faixa, mas que ainda não tomou providência. Além disso, a plataforma digital Stem Player também entrou nos autos judicias, por realizar o lançamento da música do rapper.
Por outro lado, Kanye West afirmou, na época do lançamento do álbum “Donda 2”, que apenas a plataforma digital Stem Player vendeu 11 mil unidades em menos de 24 horas devido ao seu trabalho. Dessa forma, acumulando mais de 2 milhões de receita, embora o disco ainda não tenha sido lançando em plataformas maiores.
O rapper, na mesma ocasião, ainda fez uma declaração sobre a atual industria da música e sua postura abusiva com os artistas. “É hora de libertar a música do sistema opressor. É hora de assumir o controle e construir o nosso próprio”, disse Kanye.
Antes de mais nada, confira o post aqui:
Kanye West has been sued for copyright infringement, again.https://t.co/9LvMPeXeWT
— The FADER (@thefader) June 30, 2022
Agora, compare a faixa “Flowers” e a “Move Your Body”: