Kyan fez um longo discurso via stories do Instagram após ser preso por cometer infrações de trânsito e suposto desacato.
A prisão do rapper Kyan movimentou as redes sociais desde as primeiras horas dessa segunda-feira (13). O episódio foi acompanhado por milhares de pessoas, já que ele e os amigos fizeram uma transmissão ao vivo da abordagem nas redes sociais.
Nas imagens fica nítido alguns excessos por parte da PM de Praia Grande, litoral paulista, sendo que o rapper mesmo sem oferecer resistência passou horas dentro de uma viatura. Isso tudo sem ao menos o registro da ocorrência.
Dessa forma vários artistas se manifestaram e demonstraram apoio a Kyan, entre eles nomes como Djonga, Matuê e Borges.
Apesar do incomodo, no início da noite dessa segunda-feira (13) o rapper quebrou o silêncio e fez uma sequência de vídeos dando sua versão dos fatos no Instagram. Kyan começou agradecendo o apoio dos fãs e disse que certamente o desfecho teria sido diferente se ele não fosse conhecido.
Além disso, Kyan assumiu a responsabilidade pelas infrações de trânsito “Sobre as infrações e multas que eu cometi eu não me isentei de nada”. Já sobre o desacato ele nega “Em nenhum momento eu desacatei os policiais, fui educado e respeitoso como eles o tempo todo, como podem ver nas imagens”.
Kyan ainda deixa claro o desconforto com a situação, enxerga abuso de autoridade por parte dos policiais e indica o racismo estrutural como principal causa “Nem ele sabia por que estava me algemando, mas nós sabemos o porquê”. Ainda de acordo com Kyan na delegacia o próprio delegado riu da situação e o liberou sem nem mesmo assinar qualquer acusação.
Kyan descarta que o fato possa ter gerado “mídia” e crítica parte do público das páginas de rap.
Uma parcela do público nas redes sociais chegou a comentar que essa prisão geraria alguma mídia para Kyan e em parte teria sido positivo. Porém o rapper fez questão de refutar isso.
https://twitter.com/kyancria/status/1437557113279107074?s=21
Desabafando no Twitter, Kyan se mostrou incrédulo com alguns comentários em páginas de rap defendendo a polícia.
https://twitter.com/kyancria/status/1437582749452357634?s=20
Pela manhã dessa quarta-feira (14), novamente pelo Instagram, Kyan criticou parte do público da página depois de alguns comentários que leu no Rap Mais.
“Rap tá embranquecido. muito boy, muito fã de político, muito otário que só usa nossa vivência e sofrimento pra romantizar” legendou Kyan em seu story. “Vocês não querem sentir o negro drama, vocês zombam do negro drama, vocês lucram com o negro drama e no final fazem piada com o mesmo” finalizou o rapper.