A vítima Emily Rodrigues, companheira do MC, usou as redes sociais para denunciar o caso que gerou rapidamente o afastamento de Magneto da organização do Coliseu.
Carlos Magno Rodrigues, ou apenas Magneto, é um dos nomes mais conhecidos da cena das batalhas de rima do Rio de Janeiro. O MC venceu inúmeras batalhas regionais e chegou a ser cotado para a disputa do último Nacional.
O carioca deu início a carreira no final de 2014, quando participou da Roda da PSK, ganhou mais destaque quando foi para a Roda de Vila Isabel em 2015 e depois Coliseu. Porém essa carreira até então promissora pode ter ido por água a baixo, depois que vieram à tona graves denúncias de agressão contra sua companheira Emily Rodrigues.
Segundo Emily, as agressões cometidas por Magneto já vinham de muito tempo. E em um momento de coragem ela resolveu expor tudo em seus perfis no Instagram e Twitter, inclusive com fotos que compravam alguns hematomas da última agressão, que foi o estopim para ela fazer o seguinte desabafo.
“Canse de perdoar, cansei das minhas duas filhas me verem apanhando, cansei de achar que ia ficar tudo bem, simplesmente cansei! Cansei inclusive de ficar calada! Magno você é um monstro, isso nunca foi amor!” postou Emy no Twitter.
CANSEI DE PERDOAR, CANSEI DAS MINHAS DUAS FILHAS ME VEREM APANHANDO, CANSEI DE ACHAR QUE IA FICAR TUDO BEM, SIMPLESMENTE CANSEI!!! CANSEI INCLUSIVE DE FICAR CALADA!!! MAGNO VC É UM MONSTRO, ISSO NUNCA FOI AMOR!!!
— Emy (@_emy_rodrigues) July 16, 2021
Conheci o cara ele mal tinha um chinelo pra por no pé, rap não botava comida na minha casa, quem botava era eu, durante muito tempo era só eu! Ser "mulher de mc" não pagava minhas contas. Fechei 10 a 10, com viagem, apoio e ganhei foi traição, humilhação, ciúme excessivo dele
— Emy (@_emy_rodrigues) July 16, 2021
O "motivo" da agressão de ontem foi eu te levado o celular da minha filha pra consertar, tomei uma cerveja enquanto ficava pronto e por não estar agendado demorou e segundo ele eu estava o traindo. Vou viver com essa dor por um tempo mas pelo menos não vou mais viver com medo!
— Emy (@_emy_rodrigues) July 16, 2021
Em seguida a jovem republicou os stories postados no Instagram, agora no Twitter, mostrando os hematomas deixados nas costas e no pescoço. Suspotamente causados por Magneto. “Tem mais um monte desses espalhados pelo meu corpo“.
— Emy (@_emy_rodrigues) July 16, 2021
Magneto era o produtor executivo da Batalha do Coliseu, uma das mais famosas do Brasil. Mas assim que o caso veio a público os organizadores rapidamente prestaram solidariedade a Emily e comunicaram o imediato afastamento do MC de todas as atividades ligadas ao Coliseu.
MAGNETO FOI DESLIGADO DE QUALQUER ATIVIDADE LIGADA AO COLISEU E TOTAL APOIO E SOLIDARIEDADE A EMILY.
NÃO COMPACTUAMOS COM NENHUM CRIME DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E ENTENDAM QUE O CASO SE REFERE A UMA PESSOA E NÃO A ORGANIZAÇÃO .
É O CERTO PELO CERTO SEMPRE !
— Batalha do Coliseu (@Bdcoliseu) July 16, 2021
Em seu perfil do Twitter, Magneto não comentou a agressão, somente lamentou o que parece ser o fim de sua carreira nas batalhas de rima.
5 anos jogados no lixo, merda de vida
— Magneto (@omagnetomc) July 16, 2021
Números da violência doméstica no Brasil
De acordo com matéria publicada no site G1, em 2020 o país registrou 105.821 denúncias de violência contra a mulher, nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100. Segundo relatório divulgado as vésperas do Dia Internacional da Mulher pelo ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A ministra Damares Alves explica que a pandemia e o consequente isolamento social foram fatores que aumentaram significativamente esses números. Mas um dos problemas ainda é a subnotificação, o que leva a crer que os números são bem maiores.
Para denúncias o ministério oferece contatos pelo WhatsApp (61) 99656-5008 e por um aplicativo próprio chamado “Direitos Humanos Brasil”. Além das plataformas do Ligue 180 e do Disque 100.
Casos como o de DJ Ivis demonstram que não serão mais toleradas tais atitudes
Esse caso de Magneto remete ao recente e emblemático caso de agressão contra mulher cometido pelo também artista, DJ Ivis, que chocou o Brasil pela brutalidade de suas ações flagradas por câmeras de segurança da residência onde morava com a vítima Pamella Holanda.
Todas as músicas com DJ Ivis caíram drasticamente nas paradas de streaming após vídeo de agressão contra ex-mulher. Além disso outros cantores e gravadoras anunciaram fim de parceria com o DJ. Assim como Spotify e Deezer que excluíram todas as músicas com DJ Ivis de suas playlists.
A última pá de terra jogada sobre seu nome foi pela Sony Music, uma das três maiores gravadoras do mundo, que havia assinado com Ivis em abril de 2021 e rompeu o contrato com o artista, assim que o caso veio à tona e o DJ foi preso.